Pcontrol: Qual a Diferença entre B2B e B2C

A diferença entre negócio B2B e B2C é que negócio B2B são as negociações que acontecem entre empresas, isto é quando uma empresa vende para outra empresa. Um negócio B2C é quando uma empresa vende para o consumidor ou cliente final.

Neste artigo você saberá o que é mercado b2b e mercado b2c e terá exemplos de cada um dos tipo de negócio.

Você atende o mercado b2b ou b2c?

Pcontrol: Qual a diferença entre negócio B2B e B2C
Pcontrol: Qual a diferença entre negócio B2B e B2C

Para quem você vende?

Pergunta simples mas para muitos a resposta pode ser difícil. O clássico “todos podem ser meus clientes” é prejudicial para qualquer negócios, isso por que saber qual é seu verdadeiro público ajuda a manter o foco e buscar clientes com maior potencial de compra.

Entender se o seu mercado é B2B ou B2C é o primeiro passo para compreender seu nicho de mercado e também é o trampolim para o aumento das vendas.

Negociar com uma empresa é completamente diferente de negociar com o consumidor final. Por mais que estejamos sempre em contato com pessoas, muitas vezes ao negociar com empresas dependemos da aprovação de várias pessoas diferentes antes de finalizar uma venda.

Isso muda toda a forma de abordagem, precificação, estratégia de marketing e tudo mais que impactar diretamente na negociação com o cliente.

Vale lembrar que sempre você estará em contato com pessoas, mesmo que você venda para outras empresas (B2b) você sempre irá negociar com pessoas, nunca se esqueça disso.

  1. O que é um negócio B2B
  2. O que é um negócio B2C

1 – O que é um Negócio B2B?

O conceito de comércio B2B ou mercado b2b nada mais é do que negócios para negócios, do inglês Bussiness-to-business. Se sua empresa vende algum produto ou serviço para outras empresas você está no mercado B2B.

Uma das maiores vantagens de trabalhar com este mercado que é as negociações tem um valor maior. O lado negativo é que as negociações na maioria das vezes demoram mais tempo para se concretizarem, pois existem mais tomadores de decisão durante o caminho de fechamento de venda. Você pode ser um empreendedor autônomo e atuar no B2B.

Pcontrol: Negócio b2b e b2c

Exemplos de segmentos de negócios B2B

  1. Software e Tecnologia
  2. Agências de Marketing e Publicidade
  3. Indústrias
  4. Empresas de Segurança
  5. Coworking
  6. Laboratórios Farmacêuticos
  7. Extração de petróleo e minerais
  8. etc

Exemplos de empresas no mercado B2B

  1. Caterpillar
  2. Deloitte
  3. IBM
  4. Pfizer
  5. Petrobras
  6. etc

2 – O que é um Negócio B2C?

O conceito de comércio B2C ou mercado b2c significa Business-to-consumer, traduzindo do inglês negócio para consumidor. Se você trabalha com vendas para o consumidor final você está atuando no mercado B2C.

Ao contrário do mercado B2B o tempo das negociações do mercado B2C são bem mais rápidas. O processo de compra do cliente é mais simples pois existem menos tomadores de decisão.

Exemplos de segmentos de negócios B2C

  1. Varejo
  2. Bares e Restaurantes
  3. E-commerces
  4. Lazer e Entreterimento
  5. Academia
  6. Telefonia
  7. etc

Exemplos de empresas no mercado B2C

  1. Casas Bahia
  2. Submarino
  3. SmartFit
  4. Magazine Luiza
  5. Cinemark
  6. Vivo
  7. Claro
  8. etc

Conclusão

Se você vende para uma empresa você está atuando no mercado B2B. Caso você venda para o consumidor final, pessoa física, você está atuando no mercado B2C.

Você pode sim trabalhar com os dois mercados, B2B e B2C, deve apenas ter cuidado para não perder o foco e desperdiçar energia com o que gera menos receita.

Acompanhando com atenção seu público alvo você conseguirá rapidamente compreender quem são seus melhores clientes e em qual segmento eles estão.

Como Customizar CRM de Vendas e Funil de Vendas [Mini Curso – Aula 2]
Como Usar CRM de Vendas e Funil de Vendas [Mini Curso - Aula 1]

Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.