Quantos e-mails você deixa passar todos os dias? Tenho certeza que você, assim como eu, dá prioridade aos emails que são familiares ou que ao menos te chamaram a atenção.
O assunto do e-mail faz toda diferença. Ouso dizer que o assunto do e-mail é a parte mais importante do seu e-mail. Sem um bom assunto ou título seu e-mail não será aberto, o assunto do e-mail faz com que o interesse e/ou curiosidade do destinatário seja despertado. Consequentemente seu e-mail será lido.
Investir tempo na elaboração do assunto do e-mail é necessário para gerar engajamento com seu leitor e também porque o assunto é o principal ponto de analise para classificar se o seu email é um SPAM ou não.
Os e-mails têm sido uma importante fonte de promoção para qualquer campanha de marketing e vendas.
De acordo com um relatório, os e-mails são a terceira fonte de informação mais influente para o público B2B.
Pesquisas mostram que 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o e-mail é o canal mais eficaz em termos de geração de receita.
Neste artigo vamos falar sobre o fator determinante de um email, o assunto, também chamado de título por algumas pessoas.
Sem um bom assunto que desperte interesse ou curiosidade do destinatário, seja ele um cliente, um potencial cliente ou um prospect o seu e-mail não será aberto e consequentemente não será lido.
Segue abaixo os tópicos de como escrever um e-mail de prospecção que chamam atenção (e não vão para spam):
- O que é o título ou Assunto do E-mail?
- O que colocar no assunto do E-mail para vendas?
- Como chamar atenção no título do E-mail?
- Como criar um assunto chamativo para o E-mail?
- Como escrever assuntos de e-mail que não vão para SPAM?
1 – O que é o título ou Assunto do E-mail?
O título do e-mail ou assunto em um e-mail é a única linha de texto que os destinatários veem quando recebem seu e-mail na caixa de entrada. Uma vez que as caixas de entrada de e-mail são inundadas com centenas, talvez até milhares de e-mails por dia, escrever assuntos de e-mail atraentes são mais importantes do que nunca.
O assunto do seu e-mail é a parte mais importante de todo o e-mail. É a primeira impressão, é sua chance despertar a curiosidade do destinatário, é a razão pela qual o destinatário o abrirá ou não o seu e-mail.
No assunto do e-mail você deve literalmente explicar ao leitor sobre qual assunto o e-mail se trata, simples assim.
Lembre-se, não importa o quão bom está o seu conteúdo dentro do e-mail, ele será perdido caso você não consiga despertar a atenção logo no título, tendo em vista que uma pessoa leva em média 3 segundos para decidir se irá ou não abrir aquele e-mail.
Qual o objetivo do assunto de e-mail?
O objetivo do assunto é fazer com que a pessoa que está lendo diga três palavras simples: “Quero saber mais”.
Por isso invista tempo, pensa em cada palavra que irá escrever, como falamos este é um ponto crucial de todo processo de envios de e-mails, ainda mais quando tratamos de e-mails de vendas ou prospecção de clientes.
Como enviar um assunto por E-mail?
Para enviar um assunto por email é simples. Quando hora de escrever um e-mail procure pelo campo “Assunto” que geralmente fica abaixo do campo “Para” (campo reservado para o email do destinatário).
Então basta você escrever o texto que irá compor o assunto. Ao longo deste artigo vamos mostrar algumas boas práticas e vários pontos que você deve se evitar para que seu e-mail não seja classificado como spam.
E-mails sem assunto vão para a caixa de spam?
Sem assunto = Spammer. A grande maioria dos e-mails que não possuem assunto são tratados como spam.
Portanto, não ter um assunto faz você parecer um spammer e geralmente fará com que seu e-mail acabe no lixo eletrônico ou caixa de spam do destinatário. Colocar o assunto do e-mail mostra que você tem o mínimo de cuidado com seu e-mail, pois você está deixando claro ao seu destinatário sobre qual assunto o e-mail se trata
Nunca deixe o assunto do e-mail branco.
2 – O que colocar no assunto do E-mail para Vendas?
Aqui entramos em um ponto muito importante: o que colocar no assunto de email para vendas. Pois é, a ideia aqui é vender sem vender. Confuso não é, mas fará sentido.
Os filtros de spam evitam e-mail que tenham associação com vendas. Os filtros de spam analisam todo conteúdo de um email: corpo, assinatura, arquivos em anexo e também o assunto do e-mail. O objetivo dos filtros é privar o dono da conta de e-mail chatos, que ficam incomodando querendo principalmente vender algo.
Durante a criação deste artigo, eu recebi um e-mail na minha caixa de spam. Vamos usá-lo como exemplo prático para entendermos o que NÃO devemos escrever em um e-mail.
O e-mail que recebi continha o seguinte assunto:
CONFIRA NOSSOS PREÇOS, CONDIÇÕES DIRETO DE FÁBRICA A/C SETOR DE COMPRAS
Publicamos um artigo onde listamos em detalhes vários pontos que devemos considerar na hora de escrever um e-mail de prospecção e um assunto. Recomendo a leitura para complementar este artigo. Clique aqui para acessá-lo.
Com base em nosso exemplo o remetente (que nunca teve contato comigo) está tentando me vender algo logo de cara. O mais curioso é que ele não diz nem o que ele vende no assunto. Como terei curiosidade de algo que nem sei do que se trata?
Se este fosse o único erro estaria bom, mas segue abaixo a série de falhas:
- Texto totalmente em maiúsculo
- Texto com mais de 7 palavras
- Diversas palavras SPAM no assunto do e-mail
- Texto não personalizado para mim ou minha empresa
Neste assunto não foi despertado atenção, nem familiaridade, muito menos curiosidade de saber o que vem em seguida. É importante que o seu destinatário tenha o mínimo de clareza do que ele encontrará ao clicar no seu e-mail.
Não sabe o que é e quais são as principais palavras SPAM? Confira aqui.
O que colocar no assunto do E-mail de Prospecção?
Primeiramente você deve colocar no assunto do e-mail o assunto no qual o e-mail se trata. Sim, parece óbvio, mas temos que deixar claro.
Não tente “enganar” seu leitor colocando um assunto na qual desperte o interesse dele, mas quando ele abrir e ler o conteúdo do e-mail ele encontrar algo que não tenha relação alguma com o assunto. Provavelmente ele irá marcar seu email com spam ou enviá-lo diretamente para a lixeira.
No assunto do e-mail você deve colocar palavras ou termos que despertem a curiosidade do seu leitor em abrir o e-mail e lê-lo. Existem algumas estratégia que você pode usar, vamos tratar sobre isso no tópico abaixo:
3 – Como chamar atenção no título do E-mail?
Chamar a atenção de alguém não é fácil, ainda mais na caixa de e-mail, competindo com mais milhões de e-mails que chegam diariamente. Mas a boa notícia é que existem algumas estratégias que você pode testar, isto mesmo, você deve testar, pois uma estratégia que serve para você pode não funcionar para mim e vice versa.
Os 5 assuntos que geram curiosidade:
1 – Comparação
Utilizar a comparação para ganhar a atenção é uma ótima estratégia. Todos nós comparamos coisas, assuntos, estratégias, itens, produtos todos os dias o tempo todo então enviar um assunto onde há a comparação é bem interessante:
Exemplos de assunto de email com comparação:
- Quem interage mais no Instagram? Homens ou Mulheres?
- É melhor enviar e-mail de manhã ou tarde?
- Diferença entre E-mail Marketing e Fluxo de Cadência de E-mails
2 – Urgência
Senso de urgência chama a atenção de qualquer pessoa. Há grandes chances de se destacar no meio dos outros milhões de e-mails na lista de e-mails do seu destinatário quando seu e-mail lhe causa a impressão que ele está deixando de ganhar tempo ou se esqueceu de algo.
Exemplos de assunto de email que despertam urgência:
- Fulano, reunião agendada para amanhã
- 78% dos clientes tiveram grandes resultados
- Preciso do seu retorno até as 14h
- Vai mesmo deixar isso passar?
3 – Personalizados
Atualmente todos nós identificamos quando um email é enviado em massa ou não. Ninguém gosta de ser tratado como os outros, gostamos de nos sentirmos especiais. Produzir seu assunto de e-mail que faça o leitor sentir que aquele e-mail foi escrito para ele e só para ele faz total diferença:
No assunto utilize:
- Nome do Contato
- Nome da Empresa
- Cargo ocupado ou profissão
- Emojis
4 – Notícias recentes
Caso faça sentido para seu modelo de negócio, utilizar noticia recente fala chamar a atenção do seu público alvo é uma grande estratégia. Você pode destacar o impacto na vida do seu destinatário com a notícia recebida:
Exemplo:
- Com a aprovação da lei XXX você será beneficiado
- Saiba o que mudará a partir da baixa do dólar
- Prós e contas com a baixa do petróleo
5 – Prova social
Se possível utilize o recurso da prova social para mostrar aos seus leitores como ele pode confiar em você. É interessante (se possível) citar o nome de grandes pessoas ou empresas que utilizam seus produtos ou serviços mostrando que você pode realmente gerar bons resultados.
Exemplos:
- 4.000 pessoas utilizando o Produto XXX
- Multinacional XXXX é nosso novo cliente
- Damos as boas vindas a mais 420 usuários este mês
6 – Escassez
Quando nos deparamos com algo que está se acabando, tendemos a agir rapidamente. Simplesmente porque não queremos perder, ou seja, não queremos nos sentir frustrados.
O receio de sentir essa frustração faz com que gatilho mental da escassez convença alguém a realizar uma ação.
A escassez também está ligada ao senso de urgência. Uma vez que você não quer se frustrar de ter perdido algo tão importante, você necessita tomar uma atitude de forma rápida.
Exemplos de assuntos com escassez:
- Estamos na última semana do evento xxxx
- Restam poucas vagas. Vai ficar de fora?
- Sua última chance de conseguir transformar sua xxxx
4 – Como criar um assunto chamativo para o E-mail?
Não há uma fórmula de como criar um assunto chamativo para o email. Você deve conhecer seu público alvo para que você escreva um texto na qual ele se identifique.
Por mais criativo e chamativo que seja seu texto se enviá-lo para a pessoa errada ela não irá abri-lo pois não gerará conexão com ela. Por isso é importante saber as necessidades, dores, problemas, objetivos do seu destinatário para você fale a mesma língua que ele, gerando assim a conexão necessária para que o interesse em ler seu e-mail seja automático.
É tão importante personalizar o assunto do email com o nome do destinatário, a profissão que ele ocupa ou o nome da empresa. Estes são pontos que chamam muita a atenção de qualquer pessoa.
Como dito no início deste artigo invista tempo no texto do assunto, se coloque no lugar quem vai receber seu e-mail, faça uma pergunta simples: Por que eu abriria um e-mail com este assunto se eu o recebesse? Acredito que este seja um bom ponto de análise para que você classifique o assunto como bom ou ruim.
Importante reforçar que fazer testes é importante, com as dicas no tópico anterior Como chamar atenção no título do E-mail? Você deve criar variações do mesmo assunto, enviá-los e então mensurar a taxa de abertura de ambos, para assim ir aprimorando seus assuntos.
5 – Como escrever assuntos de e-mail que não vão para SPAM?
A pergunta de 1 milhão de dólares! Para escrever um assunto de email que não vá para spam você deve evitar as palavras spam, isto é, palavras que são associadas a vendas como: desconto, oferta, compre, preço, parcelamento e etc.
Palavras associadas a dinheiro também não são bem vistas como: Trabalhe sem sair de casa, reduza seus custos em até X%, Ganhe até R$XX,XX. Evite empurrar a venda pelo assunto do e-mail. Os filtros de spam estão cansando de enviar este tipo de e-mail para a lixeira.
Temos uma lista de palavras spam que você pode evitar. Clique aqui e tenha acesso.
É muito importante você não enviar o mesmo assunto para diversas pessoas, personalizar seu e-mail é essencial para isso você deve colocar o nome do destinatário, nome da empresa dele ou a profissão. Procure alguma informação que torne aquele assunto único.
Não deixe o assunto muito longo, o ideal é entre 4 e 7 palavras , mas até 10 palavras está ok. Mas de forma alguma coloque a frase toda ou umas palavras em MAIÚSCULO. Tentar chamar a atenção assim não funciona há mais de 15 anos.
Ah! Não esqueça que o assunto do e-mail faz toda a diferença.