Como Aumentar a Taxa de Abertura de Emails de Prospecção?

Para aumentar a taxa de abertura de e-mails de prospecção você deve seguir 5 regras básicas que vão desde realizar o teste com diferentes assuntos de e-mail até a utilização de call-to-action (CTA) para estimular a abertura do e-mail.

Como Aumentar a Taxa de Abertura de Emails?

Utilizar e-mails para prospectar clientes tem ajudado cada vez mais vendedores e empresas a atingirem resultados muito acima da média.

Portanto, independentemente de qual for o seu segmento ou área de atuação, se o envio de e-mails para ajudar nas vendas ainda não está trazendo resultados, é sinal de que você está fazendo errado.

Não diga que algo não funciona para você até ter esgotado todas as possibilidades possíveis. E-mail é de graça, você pode enviar para qualquer pessoa ou empresa e quando utilizado da forma correta ajuda a aproximar compradores e vendedores.

Eu vou mostrar a seguir o que você deve fazer para aumentar imediatamente as taxas de aberturas de e-mail das suas ações de prospecção.

Separei as 5 dicas que considero mais importantes para ajudar na prospecção de clientes por e-mail e que a grande maioria das pessoas erra na hora de executar.

São ações simples e que afetam diretamente os resultados.

1 – Não Aposte Todas as Fichas em um Único “Assunto de E-mail”

Há quem insista em enviar e-mails sempre com o mesmo assunto mesmo não tendo resultados positivos. Parece óbvio mas muita gente investe horas na criação de diversos conteúdos para serem enviados por e-mail e se esquecem de testar novos títulos.

Se o assunto do e-mail não chamar atenção suficiente do destinatário de nada vai adiantar o conteúdo que estiver nele. Por isso teste SEMPRE novas opções de assunto de e-mail.

No Pcontrol, a taxa média de abertura de email nos fluxo de cadências é entre 30% e 65%. Qualquer fluxo de cadência que esteja abaixo de 30% de taxa de abertura recomendamos que seja analisada pois pode haver boas chances de melhorar esses resultados.

Modelos de Assunto de E-mail que você pode utilizar

Modelo 1 – [nome_cliente], você é o responsável pelo RH da [nome_empresa]?

Modelo 2 – [nome_cliente], é sobre RH na empresa [nome_empresa]

2 – Coloque-se no Lugar do Cliente

Mais uma dica extremamente simples que quando é esquecida derruba o resultado de qualquer ação de prospecção, seja ela por e-mail, por telefone ou até mesmo WhatsApp.

Se alguém lhe enviasse este e-mail que você acabou de escrever, você abriria para ler?

Será que você na posição de cliente daria atenção para quem lhe enviou no meio de tantas outras mensagens que você recebe por dia?

O simples fato de se colocar na posição do cliente pode mudar completamente sua percepção. Todos nós somos consumidores mas muitos vendedores se esquecem disso quando oferecem algo para seus clientes.

Um bom teste que recomendo que você faça é analisar os últimos e-mails que você abriu de pessoas que você tem pouco ou nenhum relacionamento. O que tinha no assunto da mensagem que fez com que você desse atenção a ela?

3 – Personalize ao Máximo o Assunto do Email

Uma dica extremamente importe para garantir uma maior taxa de abertura em seus emails é quanto maior o nível de personalização dos seus e-mails maior será o engajamento e mais resultados de abertura e também de conversão você terá.

Não misture diferentes tipos de empresas com diferentes dores em um único grupo.

Personalize o assunto do seu e-mail com dados com:

  • nome da empresa
  • nome da pessoa
  • nomes de concorrentes
  • informações do mercado ou da região
  • etc

Muitas vezes você citar uma referência no mercado ou uma necessidade da empresa que você está prospectando pode ser a diferença entre vender ou não vender.

Vemos muitas empresas que praticam ações de SPAM MARKETING (Envio de e-mail marketing em massa para listas sem segmentação) e que mantém o foco apenas na quantidade. Esse é um verdadeiro desperdício de oportunidade.

Dividindo em pequenos grupos segmentados de empresa ajuda a melhorar o aproveitamento da sua base de clientes. Aos poucos você pode ir ajustando a quantidade conforme você valida o conteúdo dos e-mails que está sendo enviado.

Leia Também: Como Conseguir E-mails de Empresas?

4 – Gere Curiosidade no Leitor

E-mails com maior taxa de abertura são aqueles que geram curiosidade no destinatário.

Utilizar gatilhos mentais como o da curiosidade é uma alternativa válida para aumentar a taxa de abertura de e-mails de prospecção.

Em vendas, utilizar a curiosidade poderá abrir portas para você. Você pode testar comentando um case de sucesso ou até mesmo palavras específicas que estimulam a curiosidade

Exemplo de assunto do e-mail que gera curiosidade

“[nome_cliente], 3 dos seus concorrentes estão utilizando esse software e você não.”

Palavras que pode ajudar a gerar curiosidade:

Secreto, estudo de caso concorrente, cancelado, banido.

5 – Faça Perguntas no Assunto do E-mail

Utilizar perguntas é outra opção para que precisa aumentar a taxa de abertura de e-mails de prospecção. Assim como a curiosidade, a pergunta serve como gatilho para incentivar a pessoa a abrir o e-mail.

Outro ponto forte que está aliado a utilização de perguntas é o call-to-action (CTA). Chamada para Ação ou Call To Action é basicamente sugerir ao cliente uma ação em que será necessário uma confirmação por parte dele.

Exemplo de assunto de e-mail com pergunta:

“Você recebeu o estudo de caso da [EMPRESA CONCORRENTE]?”

Exemplo de assunto de e-mail com Call-to-Action:

“[nome_cliente] REUNIÃO AGENDADA PARA QUINTA AS 15H00?”

Bônus: Validação da sua Base de E-mails

Além dos 5 passos descritos acima, você deve sempre cuidar com a validação da sua base de e-mails. Como fazer a validação de e-mails foi tema de conteúdo aqui no blog.

Mantenha sua base sempre organizada e limpa para que fique fácil a organização de suas estratégias de e-mail. Nem sempre ter um grande volume de contatos resultará em sucesso na prospecção.

 

Email de Vendas: Como Escrever E-mail de Prospecção [Cold Call 2.0]
Verificar E-mail: Como Validar sua Lista de E-mail de Empresas

Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.