Pcontrol: Como vender um produto mais caro

Já parou para pensar que se continuar vendendo produtos com baixa conversão de receita, nunca vai sair lucro, e se permanecer sempre vendendo mais barato que a concorrência, não vai sair coisa boa não. Veja como vender um produto mais caro e pare de ficar brigando por preço!

Afinal, quem vende mais barato, dificilmente está vendendo o melhor, não é verdade? E como superar os preços da concorrência? Calma, que neste artigo te contamos tudo o que é necessário para não ficar brigando por preço no mercado e vender seu produto mais caro que seu concorrente.

Quem fica brigando por preço, acaba não fidelizando clientes e tem uma enorme dificuldade de crescimento profissional. Nesse artigo vamos te mostrar como fazer para gerar valor e conseguir vender seus produtos e serviços pelo preço justo, mais caro que os seus concorrentes.

Geralmente o cliente que vem por preço cedo ou tarde acabará indo para o concorrente que oferecer algo mais barato.

Por que você deve parar de vender mais barato?

A – Na maioria das vezes são justamente estes clientes que você não conseguirá fidelizar, terá muito mais trabalho para fechar pois, eles querem sempre mais e ignoram completamente o que você ou empresa precisam. Eles estão preocupados com eles e nada mais.

B – O perfil de comprador que é realmente saudável para qualquer tipo de empresa irá preferir sempre a qualidade. O preço estará em segundo plano.

Vamos ao passo a passo do que você deve fazer para conseguir vender mesmo que o seu produto seja mais caro que o do seu cliente. E aí vem a pergunta de 1 milhão de dólares:

Porque o seu cliente compra da concorrência?

O problema na maioria dos casos não é o preço, é porque você não age melhor que o seu concorrente.

Se o seu produto é o melhor, então o que falta é gerar valor. Precisa mostrar quais os atrativos e principalmente, o que o seu cliente teria de diferente com o seu produto que ele não teria comprando qualquer outro.

Não é descrevendo características que você conseguirá vender com preço justo, tudo começa mostrando na prática os seus diferenciais.

O que fazer quando o cliente diz que o concorrente está mais barato?

Oferecer um desconto no primeiro pedido de um cliente certamente não é a melhor venda bem-sucedida da solução. Cancelar sua própria oferta pode prejudicar você ou a empresa. Já que sabemos que os clientes, principalmente os brasileiros, adoram pechinchar e, para conseguir um desconto, podem usar qualquer argumento.

Nesse sentido, não faz diferença se estamos falando de um consumidor em uma loja de varejo popular ou se ele é um executivo de compras comprando novos equipamentos para sua empresa. Todo mundo quer conseguir alguma coisa.

Em vez de baixar o preço automaticamente, é importante analisar a situação com muito cuidado. Nesse sentido, entenda a diferença que sua loja oferece e como seu negócio pode se destacar é crucial.

Veja: Como Conquistar Clientes Antigos

7 Maneiras de vencer os concorrentes e vender um produto mais caro.

1 – Público – Conheça-o e lucre!

Primeiro, é importante conhecer muito bem o público da sua loja. Entender como um atendimento personalizado é feito para que você forneça com base no perfil de cada cliente.

Isso é um grande diferencial para que sua loja se destaque no mercado! Mesmo que a loja seja mais barata, muitos compradores podem comprar uma loja que possa atender suas necessidades de forma mais pontual e direcionada.

2 – Diferenciais – Apresenta aos clientes

Saber o que torna sua loja única também é fundamental para vencer os concorrentes mais baratos sem baixar os preços. Quando você sabe quais são as diferenças do seu negócio, fica mais fácil justificar o valor cobrado, o que os clientes querem comprar em sua loja.

Atendimento personalizado, valores semelhantes aos clientes e/ou gama de serviços complementares são alguns diferenciais de uma gama de serviços diferenciados. Os benefícios vão comprar com que gastar o que entendem que vale a pena um pouco mais na compra.

3 – Concorrentes? Conheço sim!

Além de estar muito ciente das diferenças de seus clientes e lojas, também é importante entender os pontos fracos e fortes de seus concorrentes.

Dessa forma, é possível descobrir o que torna outra loja mais barata. Por exemplo: percebe-se a rede social desse negócio, percebe-se que as entregas sempre atrasam e que muitos apresentam problemas quando chegam aos consumidores.

Nesse caso, elogiar a velocidade de entrega e qualidade dos produtos de sua loja fará com que os clientes saibam que seu preço é justo.

4 – Não se compare!

Um dos maiores erros reconhecidos por pequenos e médios é competir com redes maiores. Não é realista pensar que pequenas empresas podem ter os mesmos termos de preços que empresas maiores.

Nesse caso, o mais importante é entender as diferenças em sua loja. O que sua pequena empresa tem a oferecer que muitos clientes não encontram em redes maiores?

Por exemplo, um relacionamento próximo com o público e o próprio crédito é um excelente diferencial nesse sentido.

5 – Fidelidade dos Clientes, valorize!

Estudos afirmam que os contratos firmados são mais baratos e mais lucrativos do que investir em ações para adquirir novos clientes. Garantir a satisfação dos clientes fiéis também é uma estratégia inteligente para vencer concorrentes baratos.

Estes são alguns motivos novamente: Quando você investe no fortalecimento de relacionamentos com clientes existentes, você valoriza a fidelidade deles e garante que eles compreendem de você.

Como os consumidores de hoje valorizam como outros clientes ao escolherem muito o público, como o seu público tem o poder de superar qualquer oferta com desconto.

Para ajudar na evolução do processo, precisamos centralizar as coisas em um local para melhor visualizar as coisas. Vamos agora utilizar como exemplo CRM do Pcontrol:

  • Por que o CRM do Pcontrol é o melhor?

Porque com o Pcontrol você não tem trabalho nenhum para gerar relatórios. Você consegue gerar relatórios com 1 ou 2 cliques e se quiser pode inclusive exportar em planilhas.

Todos deveriam fazer esse exercício periodicamente. Mapear quais problemas estão resolvendo de seus clientes e ter na ponta da língua para quando a objeção do cliente for o preço.

  • Cuidado para não cometer erros básicos

Ainda assim, é bom reforçar que existem alguns erros que muitos profissionais de vendas cometem e que elimina qualquer chance de venda mesmo que o seu produto seja o mais em conta, como:

– Entrar em contato apenas quando quer vender algo.

– Apresentar apenas características dos produtos e não vantagens reais.

Quanto mais conseguir realizar isso, mais vendas com preço maior terá. Deixe a concorrência fazer isso, chega de ficar brigando por preço: comece a vender mais caro!

6 – Os especialistas: Equipe de Vendas

Outro fator fundamental para sua loja vencer os concorrentes mais baratos sem baixar os preços é a qualidade do serviço prestado. Nesse sentido, invista no treinamento de sua força de vendas para que seus vendedores se tornem verdadeiros especialistas nos produtos que vendem é fundamental.

Um atendimento ajuda significativamente o consumidor a ter uma experiência positiva e ótima escolha sua loja. O inverso é verdadeiro: mesmo que um estabelecimento de preços também seja mais baixo, o fato de que os clientes adquirem outra loja de preços é ruim, o que os clientes procuram.

Aproveite esse fator e conquiste mais clientes!

7 – O Mercado e suas Tendências

Por fim, é importante o mercado rápido os movimentos e tendências. Se você entender como seus inimigos chamam a atenção de hoje, você poderá ter mais eficiência com os clientes sem que competirá.

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Conclusão

Seu cliente deve sentir que realmente vale a pena comprar de você e está satisfeito com isso! Entrega mais rápida do seu produto/serviço, entregue mais rápido, em embalagens reutilizáveis, em vista superior e sem oferecer uma forma de entregar mais do que o comprador espera forma de recompensa por investir em sua marca.

Dessa forma, ele vai equilibrar e entender que vale a pena comprar no seu negócio, pois no final ele sempre “recebe uma recompensa por isso”.

Mais do que comprar um produto, as pessoas estão mais dispostas a fazer parte de uma tribo e sentir que estão em um grupo selecionado de compras. Desenvolva um plano que cause exatamente essa impressão e, para isso, o melhor ponto de partida é alavancar a qualidade de seus produtos ou serviços.

Construir uma mesma comunidade que é qualidade, e manter os fãs com tudo que você pede, desde qualidade, manter o preço até sua marca e que não se importam em qualidade, até sua marca entregue cada vez o que mais o que deseja: alta de união + acesso dos produtos exclusivos de fazer parte de algo que nem todos conhecem ou têm.

 

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.