Como escrever um e-mail de vendas

Para escrever um email de vendas que realmente funcione, é preciso seguir algumas regras como por exemplo, personalizar o assunto e o conteúdo a fim de gerar conexão com quem estará lendo o e-mail. Além disso, testar diferentes estratégias de conteúdo é essencial para que você encontre o estilo de conteúdo que tenha maior taxa de conversão para o seu público.

Veja abaixo como escrever e-mail de prospecção de clientes, seguindo as estratégia do Cold Call 2.0.

  1. Como escrever um email de vendas B2B matador?
  2. Qual o melhor assunto de e-mail para vendas?
  3. Como começar um email de vendas?
  4. O que escrever no corpo de e-mail para vendas B2B?
  5. Como finalizar um e-mail de prospecção de vendas?

 

1 – Como escrever um email de vendas B2B matador?

A utilização de e-mails para qualquer finalidade só tem aumentado desde a popularização dos smatphones. Para se ter uma ideia, 48% das pessoas leem e-mails através dos smatphones.

Para escrever um email de vendas matador, que realmente seja eficiente na hora de prospectar um cliente ou fechar uma venda você precisa seguir algumas regras básicas que servirão para gerar conexão com o cliente e diferenciar você das dezenas ou até centenas de outros e-mails que o destinatário deve receber por dia.

Mas uma coisa é fato, utilizar e-mails para ajudar nas vendas é essencial para quem quer ter sucesso em vendas e a maior prova disso é a popularização do Cold Call 2.0, que alia o e-mail com estratégias de abordagem por telefone e outras ferramentas.

Exemplo de e-mail de prospecção de vendas

Os e-mail de prospecção de clientes devem ser diretos e com no máximo 300 palavras.

Diferentemente do e-mail marketing, no e-mail para prospecção de clientes você deve ter em mente que a pessoa ainda não te conhece e não possui um relacionamento pré estabelecido.

Veja um exemplo:

Oi, tudo bem?
Meu nome é (escreva seu nome) e trabalho com venda de software para
empresas de varejo em Florianópolis.
Estou precisando do contato do responsável por fidelização de clientes para
falar sobre a mudança que teve recentemente no mercado e pelo visto deverá
afetar vocês nos próximos dias.
O único contato que encontrei até agora foi este, poderia me passar o
fone ou e-mail direto do responsável?

Leia Também: Modelos de E-mail para Prospecção de Clientes

2 – Qual o melhor assunto de e-mail para vendas?

O assunto ou titulo de e-mail para vendas precisa chamar atenção. Caso contrário você provavelmente será ignorado e descartado mesmo que o conteúdo esteja muito bom.

Os melhores assuntos de e-mail são os que ajudam a gerar conexão, curiosidade e também autoridade no leitor. O gatilho da curiosidade é o que proporciona maior taxa de abertura.

Veja o exemplo de um assunto de e-mail que ajuda a gerar conexão, curiosidade e também autoridade:

[nome_cliente], a empresa ABC aumentou em 32% as vendas, posso te mostrar como?

No caso do exemplo acima a empresa ABC seria um concorrente direto do cliente. No mesmo exemplo poderia ser utilizado várias outras opções como o bairro ou a cidade em que está a empresa, o segmento de mercado, etc.

Leia Também: Como Melhorar a Taxa de Abertura de E-mails

3 – Como começar um email de vendas?

Para começar a escrever um bom e-mail de prospecção de clientes é fundamental que você faça uma rápida apresentação.

Quem é você, onde trabalha e o qual a sua “autoridade”.

Veja um exemplo de como começar um e-mail de prospecção de vendas:

Oi [nome_cliente] tudo bem?

Meu nome é Mauricio e trabalho com prospecção de clientes para pequenas e médias empresas.

Quanto maior a personalização melhor. De preferência mencione detalhes que façam parte do segmento da empresa, até mesmo o nome de concorrentes caso você os atenda.

4 – O que escrever no corpo de e-mail para vendas B2B?

Seguindo na linha de como escrever email de vendas para prospectar novos clientes , o passo agora é descrever o que você faz e como pode ajudar diretamente quem está lendo a ter algum tipo de benefício.

É muito importante que você descreva necessidades diretas de cada cliente. Quanto maior a necessidade ou dor desse cliente maiores serão as chances de você ter seu e-mail respondido.

Dica importante, não queira vender no primeiro e-mail. Concentre-se em gerar conexão e ganhar a atenção do cliente. Se for com muita pressa você acabará pulando etapas e prejudicando todo o andamento da sua estratégia de prospecção.

Exemplo do que escrever no corpo do email de vendas B2B:

Fiz uma breve análise sobre a [nome-empresa] e gostaria de falar a respeito. Acredito que possamos alcançar números ainda melhores do que os que foram gerados na empresa ABC.

5 – Como finalizar um e-mail de prospecção de vendas?

Para fechar o e-mail é fundamental que você utilize uma chamada para ação.  O Call-to-Action serve como gatilho para que o cliente responda seu e-mail.

Em hipótese alguma termine o e-mail com algo do tipo “Me avise se tiver interesse”. Esse tipo de encerramento de e-mail passa desleixo com o cliente.

Veja um exemplo de como finalizar um e-mail de prospecção de vendas:

Podemos falar a respeito na próxima quarta as 14h00?

Sugerir dia e hora mostra comprometimento e urgência. Quanto menos forem as brechas para evitar que o cliente “fuja” mais sucesso você terá.

Lembre-se que você está apenas sugerindo um dia e hora, não afirmando. Esteja aberto a mudanças caso o cliente não possa naquela data, mas evite também enviar uma data em que você tenha já algo previamente confirmado.

Conclusão

Como você pode ver, não é preciso escrever milhares de palavras para chamar atenção do seu cliente ou contar histórias mirabolantes. O email de vendas no Cold Call 2.0 serve como forma de otimizar as ações de contatos e intercalar a prospecção junto ao telefone.

Quanto mais ações você utilizar em paralelo mais resultados você terá.

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Atualmente me dedico ao desenvolvimento de uma plataforma online chamada Pcontrol. O Pcontrol é uma plataforma completa para gestão de vendas e prospecção automática de novos clientes. Além de participar integralmente do desenvolvimento da plataforma, também participo da equipe de ciência de dados onde eu ajudo a desenvolver fórmulas para a identificação de padrões, geração de recomendações e previsões.