Pcontrol: O E-mail Morreu?

O e-mail morreu pra quem trabalha com vendas e marketing? Fazer a captação de clientes através das redes sociais é melhor que por e-mail? Se você precisa vender todos os dias, você não pode depender apenas de redes sociais.

Primeiro porque é caro, e segundo que pode não gerar escala que você precisa.

Não dá pra contar apenas com que o seu cliente vá preencher um formulário de contato ou solicitar uma demonstração do seu produto, do seu serviço. É sim preciso agir para prospectar clientes em escala.

 

 

 

Neste artigo vamos discutir esta pergunta:

O e-mail morreu pra quem trabalha com vendas?

Quem precisa vender todos os dias não pode ser passivo.

Tem sim que agir de forma ativa e o e-mail continua sendo uma das melhores ações nesse sentido, e aqui vão os 15 fatos que comprovam que o e-mail funciona nos dias de hoje:

  1. A preferência dos consumidores
  2. Smartphones
  3. Afirmação dos clientes
  4. O assunto do e-mail
  5. O horário de envio do e-mail
  6. Sábado
  7. 138% a mais de venda
  8. Brasileiros gostam de ler e-mails
  9. 58% das pessoas abrem e-mail
  10. E-mail 40 vezes melhor que Rede Social
  11. Taxa de conversão absurda
  12. Retorno sobre investimento
  13. 77% do ROI vem de ações automatizadas.
  14. A Terça-feira
  15. 72% dos consumidores preferem receber e-mail do que Whatsapp

1 – A preferência dos consumidores

72% dos consumidores preferem ser contatados por e-mail pelas empresas.

Sim, o cliente prefere receber um e-mail ao invés de uma ligação, do que uma mensagem por whatsapp.

Então veja bem se no seu mercado seus clientes também preferem falar com você por email e isso é muito importante porque é o consumidor quem está dizendo, então não se deve ficar ligado.

Fonte:  Pew Internet

2 – Smartphones

Os smartphones aumentaram a taxa de abertura de e-mails.

48% das pessoas lêem e-mails através dos smartphones, do celular.

Então o celular serviu para aproximar. Aumentou o uso do e-mail e não diminuiu como muita gente imagina.

Fonte: CampaignMonitor

3 – Afirmação dos clientes

50% das pessoas afirmam que leem a maioria dos seus e-mails. Então se você é do tipo que pensa:

“Nossa, todo mundo manda e-mail, todos os dias tem X empresas mandando e-mail para o meu cliente”.

Se você não mandar você está saindo atrás da concorrência, então as pessoas fazem questão de ler os seus e-mails sim, basta que sejam interessantes que eles abrem.

Fonte: Hubspot

4 – O assunto do e-mail

As pessoas tendem a abrir mais e-mails quando o assunto conta com o nome delas.

Se você colocar o nome de um cliente no assunto, as chances de que ele abra esse e-mail são muito maiores.

Fonte: Hubspot

5 – O horário de envio do e-mail

Os e-mails com maiores chances de abertura são os encaminhados às 06 da manhã ou após às 15 da tarde.
São os horários que as pessoas nas empresas tendem a abrir mais e-mails.

Então o horário que você envia e mail afeta diretamente os resultados que você vai ter. Se você é do tipo que fez uma ação de e-mail e considera que não deu resultado, experimente testar horários diferentes.

Então às 6 da manhã e após às 15 horas da tarde são os horários com maiores taxas de abertura de e-mail.

Fonte: Hubspot

E você ainda acha que o e-mail morreu?

6 – Sábado

Sábado é um dos melhores dias pra você encaminhar e-mail porque as pessoas não estão tão ocupadas e tem mais tempo para abrir os seus e-mails.

Então sábado é um dia extremamente positivo para que você faça uma ação pontual de envio de e-mails.

Fonte: Hubspot

7 – 138% a mais de vendas

Quem usa e-mail marketing, e-mail de vendas, tende a vender 138% mais do que quem não utiliza.

Então se você não utiliza e-mail para fazer ação de vendas, é muito provável que o seu concorrente esteja vendendo 138% mais do que você.

Quem não é visto não é lembrado, o e-mail permite que você acompanhe e controle a entrega para cada destinatário. Diferentemente das redes sociais em que os algorítimos controlam quem vê, quando vê e com que frequência.

Fonte: Convince and Convert

Fique ligado, isso é fato, é estatística.

8 – Brasileiro gosta de ler e-mails

52% dos brasileiros leem e-mails por pelo menos uma hora todos os dias. Nós abrimos e-mails durante uma hora todo santo dia.

É um hábito do brasileiro passar horas no celular e não é apenas em redes sociais. Com a frequência de envios a taxa de abertura de seus envios será cada vez maior e a lista mais segmentada.
Faça o teste e pergunte para as pessoas que você convive. Quantas acessam ao menos uma conta de e-mail por dia?

Fonte: SocialBase

O fator número que prova que o email não morreu:

9 – 58% das pessoas abrem e-mail

Exato. 58% das pessoas abrem e-mail assim que recebe.

Recebeu notificação de que acabou de chegar um e-mail, já abre instantaneamente. 58% das pessoas têm esse tipo de ação prática.

Fonte: Cultura Colaborativa/SocialBase

O fator número dez é pra você que é fã das redes sociais para prospectar clientes:

10 – E-mail funciona até 40 vezes mais do que as redes sociais

Facebook, Instagram e Twitter juntas pra captar clientes. Então se somar as três redes sociais, o e mail chega a ter resultado 40 vezes melhor.

Um dos motivos para isso aconteça é o porque as pessoas acessam as redes sociais. Redes sociais servem para interação e distração. Quantas vezes você pesquisou no Facebook ou no Instagram o preço de um produto?

O foco do usuário das redes sociais não é a compra, isso faz com que o processo de conversão seja mais demorado e caro. Seu anúncio deverá ter alto impacto para mudar o foco do cliente.

Fonte: McKinsey

Você ainda acredita que o e-mail morreu?

E o fator número onze é também muito importante porque:

11 – Taxa de conversão absurda

A taxa de conversão em vendas por e-mail é três vezes maior do que através das redes sociais. As redes sociais funcionam na maioria das vezes graças ao engajamento do público. Com o e-mail funciona da mesma forma.

Se você enviar apenas e-mails de vendas, com uma ofertas promocionais provavelmente terá poucos resultados. Assim como em qualquer rede social.

Fonte: McKinsey

O décimo segundo fator que comprova que o e-mail não morreu é:

12 – Retorno Sobre Investimento

O ROI, Retorno Sobre Investimento. O e-mail chega a ser 3.800 vezes. Sim o melhor retorno sobre investimento é do e-mail.

Quanto custa para você enviar um e-mail? Nada ou muito pouco.

Uma lista segmentada de e-mail funciona para qualquer produto, seja a venda de plano de saúde até uma franquia de plano de saúde. Uma estratégia eficiente deve sim utilizar diversas formas de abordagem. Integrar e-mails com outras ações vai potencializar ainda mais seus resultados.

Qualquer ação que seja, não se compara com um e-mail se você faz uma ação bem montada, então fique ligado.

Fonte: DMA e McKinsey.

O fator número treze também é bem interessante:

13 – 77% do ROI vem de ações automatizadas

77% do ROI (Retorno Sobre Investimento) vem de ações automatizadas.

Imagina que você vendedor (a) pode automatizar parte do processo de contato com seu cliente por e-mail e ainda assim converter em venda.

Com ferramentas de cadência de e-mail como o Pcontrol, você pode programar o envio de e-mails de acordo com as interações que o cliente executa. Isso permite o acompanhamento de milhares de contatos com um só profissional de venda.

Então 77% do ROI vem de ações automatizados de e-mail.

Fonte: DMA e McKinsey.

Décimo quarto fator que comprova que o e-mail está mais vivo do que nunca é que:

14 – Terça-feira

A terça-feira é o dia com maior taxa de conversão. Em comparação com o sábado que é um dia que tem muita abertura, a conversão em vendas, terça feira tende a ser um ótimo dia.

Lembrando, isso não é uma regra absoluta. Dependendo do seu segmento, do seu público alvo, os dias de pico podem ser alterados.

Outro ponto importante é avaliar o dia do mês que a conversão ocorreu. Para quem trabalha com vendas para empresas (B2b) o dia 15 pode ser melhor. Vendas para consumidor final (B2c) o início do mês pode ser a melhor opção.

Fonte: Hubspot

O décimo quinto e último que prova que o e-mail não morreu:

15 – 72% dos consumidores preferem receber e-mail do que whatsapp

72% dos consumidores preferem receber promoções por e mail ao invés de whatsapp, SMS ou por telefone.

Se você vai mandar uma ação publicitária uma promoção para o seu cliente, ele provavelmente prefere que seja
encaminhado por e-mail.

Porque ele lê esse e-mail e executa uma só compra por e-mail mesmo. O SMS e Whatsapp é considerado invasivo para muitos consumidores. Não é a toa a opção de denúncia exibida no Whatsapp quando uma mensagem é enviada para um destinatário que não possui o número salvo no celular.

As pessoas gostam de receber promoções por e-mail e abrem essas ofertas.

Fonte: eConsultancy

Pcontrol: Templates de E-mails

Conclusão

Se você acredita que o e-mail não  morreu, e quer começar a utilizar ele de  forma massiva na sua empresa, eu vou deixar aqui o link ao lado com templates que você pode usar.

São 3 modelos prontos de e-mail pra que você comece a fazer agora mesmo as suas ações de prospecção de clientes.

Clique aqui para baixar os modelos de e-mail de prospecção.

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E agora, você acha que o e-mail morreu?

Pcontrol Mailbox: Como Configurar Sua Conta de E-mail
Como Traçar o Perfil do Cliente Ideal (ICP) [Ciclo Pcontrol - Etapa 4]

Atualmente me dedico ao desenvolvimento de uma plataforma online chamada Pcontrol. O Pcontrol é uma plataforma completa para gestão de vendas e prospecção automática de novos clientes. Além de participar integralmente do desenvolvimento da plataforma, também participo da equipe de ciência de dados onde eu ajudo a desenvolver fórmulas para a identificação de padrões, geração de recomendações e previsões.