O e-mail na caixa de spam é a maior preocupação de quem vende utilizando a Internet. Quem prospecta clientes trabalhando com marketing sempre questiona:
Como fazer para o e-mail não em parar no lixo eletrônico e se tornar um spam para o cliente?
A cada dez perguntas que nossa equipe do Pcontrol recebe, 8 são relacionadas à e-mail caindo na caixa de spam.
Então, aqui vão 3 dicas poderosas para você evitar (ou pelo menos diminuir) as chances de seu e-mail cair na caixa de spam. No final ainda tem uma dica de ouro.
Vale ressaltar que, essas dicas são para minimizar as chances de você cair no lixo eletrônico.
Quanto melhor for o seu comportamento e quanto melhor for a sua pontuação de e-mail, mais resultados você vai ter e menos isso vai acontecer.
E tem sim algumas dicas e regras que você pode seguir para tornar o seu e-mail bem visto pelos provedores e servidores. Isso é muito importante.
Dica #1 – Assunto do E-mail
A primeira dica é infalível mas também é onde a maioria das pessoas erram.
Tanto para vendas quanto para marketing, se você não tem um assunto de e-mail bom, ele não será aberto. Se a taxa de abertura dos e-mails está baixa, o problema pode sim ser o assunto.
O assunto afeta também a entrega dos e-mails, ou seja, os e-mails podem ser encaminhados para o lixo eletrônico se o assunto estiver ruim.
Se você mandar o mesmo assunto de e-mail para muitos clientes, isso pode levar a possibilidade de cair em spam.
Se você puder, utilize tags que alterem o nome do assunto como por exemplo, só o nome do cliente ou nome da empresa em que ele trabalha. ou um outro detalhe que alterne a cada e-mail enviado.
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Dica #2 – Corpo do e-mail bem construído
O corpo do e-mail tem que estar bem construído e não pode ter excessos nem palavras negativas, quanto mais⠀ ⠀ redondo e produzido de maneira simples e direta seu e-mail for, mais resultados você terá.
E-mail é relacionamento, se você não tem relacionamento com o destinatário, você assim aumenta as chances de ser encaminhado como spam.
E-mails mais diretos, menos carregados, sem anexo e de preferência sem links e palavras negativas ( palavras que são muito utilizadas por quem cai no spam) são ideais.
Aquelas ações de e-mail carregadas, são o que prejudicam o até hoje o envio de e-mail.
Os provedores tentam poupar de uma maneira quem recebe, então por isso que tem que sim tomar esses cuidados e isso faz toda a diferença.
Dica #3 – Não exagere na frequência de envios
Você tem que corrigir urgentemente a frequência de e-mail, não exagerar e mandar 10 vezes por dia para o mesmo cliente.
Siga os passos anteriores cuidando com o assunto e cuidado com o conteúdo e também da frequência de envios, para o e-mail não ser encarado como um spam nas suas ações de marketing, e nas suas ações de prospecção.
A frequência de envio quer dizer que se você encaminhou um e-mail, o ideal é pedir que o cliente responda esse e-mail. Tem que haver essa troca de informações para que você eleve o score do seu e-mail.
Quanto mais haver esse tipo de comunicação, melhores serão seus resultados. Então muito cuidado, use incentivos e chamadas para ação (CTA) que facilitem a resposta do seu e-mail.
Nada de “A quem possa interessar ” ou ” Me avise se tiver interessado”, peça para o cliente responder o seu e-mail e assim você vai elevar a pontuação da sua conta.
Dica Bônus – Tenha frequência de retorno de seus clientes
Para você elevar o score do seu e-mail ou então para evitar que ela abaixe, você tem que ter frequência de envios e retorno do seu cliente gradativamente.
Se você seguir esses três passos, você vai sim conseguir enviar apresentações em anexo, enviar PDF e também enviar Links e arquivos mais pesados.
Desde que você tenha um relacionamento pré-definido e pré-estabelecido com o seu cliente ou com seu possível cliente.
Você tem que ser uma pessoa ou empresa interessante, e não uma empresa chata ou alguém que manda 20 conteúdos por dia
Faça menos mas faça com a qualidade que você vai ter muito mais resultados e garantias.
Quer saber como melhorar suas ações, conta com a gente aqui no Pcontrol, nossa especialidade é a prospectar⠀ ⠀ clientes todos os dias e ajudar você a ter resultados positivos prospectando clientes.