Como Email NÃO cair no Spam [Análise E-mail SPAM]

Há muito tempo a estratégia de e-mail para prospecção de vendas é utilizada por diversas empresas ao redor do mundo. Todas elas fazem a mesma pergunta “Como fazer um email não cair no spam?”. Não utilizar palavras spam, personalizar o assunto do e-mail, não enviar e-mail em massa, evitar arquivos anexo, evitar formatações em texto, entre outras ações são as regras básicas para que um e-mail não caia na caixa de spam do destinatário.

Mas estes pontos nós já abordamos em detalhes em outros artigos neste blog. Ao longo deste conteúdo nós iremos indicar este artigos e fornecer seus respectivos links.

Neste artigo vamos fazer algo diferente, vamos analisar na prática, passo a passo um e-mail spam que eu recebi na última semana. Acredito que fazer esta analise com um email spam real irá ilustrar bem e esclarecer todas as possíveis dúvidas restante você possa ter ainda.

1 – Modelo de Email Spam

Segue abaixo o cabeçalho e corpo do e-mail que recebi e foi direto para minha caixa de spam. Leia com cuidado todas as informações do e-mail. Obviamente os dado dos remetente como nome do vendedor, telefone, email, nome da empresa foram substituídos.

Cabeçalho do E-mail

Pcontrol: Cabeçado E-mail Spam

 

 

 

 

Conteúdo / Corpo do E-mail

Boa Tarde, tudo bem?

Trabalhamos com toda linha de OFFICE/ESCRITÓRIO, HIGIENE, LIMPEZA E DESCARTÁVEIS. Condições e preços DIRETO DE FÁBRICA.

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“Ajude o nosso PAÍS, compre produtos NACIONAIS“.

[IMAGEM]

Me chamo Nome Vendedora, sou representante de vendas do GRUPO NOME DA EMPRESA, segue abaixo nossa apresentação:

Empresa forte no mercado de materiais de limpeza, higiene, office/escritório e descartáveis. Peça já o seu orçamento.

Fundada em março de 2002 na cidade de Porto Alegre, surgiu da carência de uma empresa que reunisse a agilidade da pronta entrega com a qualidade diferenciada de materiais em um só lugar, observada por um dos sócios.

Em novembro de 2017 mudou-se para nova sede na Avenida Francisco Silveira Bitencurt, 1369, bairro Sarandi, ocupando uma área de 6.000m² distribuídos em diversos depósitos.

Hoje a empresa possui mais de 200 funcionários e atua em todo o país, com sua matriz no estado do Rio Grande do Sul/ POA.

A FORTPEL atua no comércio e distribuição de materiais de limpeza, papéis e descartáveis para clientes de pequeno e grande porte do cenário NACIONAL. Nosso diferencial é o somatório de entrega rápida, qualidade superior e preço competitivo para todo o país. A Empresa conta com grande agilidade, rapidez e qualidade no atendimento oferecido, entregando seus produtos ponto a ponto através de um sistema de logística gerenciado internamente e realizado em parcerias com transportadoras. 

Segue em anexo o nosso catalogo linha office, referente aos catálogos de higiene e limpeza, esta no processo de atualização. Caso haja interesse em cotação peço para que me envie uma lista de produtos que você desejar cotar. 

Fique por dentro de nossas redes sociais:

Acesse nosso site: WWW.SITEDAMEPRESA.COM.BR

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 Fico à sua disposição para mais esclarecimentos.

Att,

Nome Vendedora. (00) 12345-1234 WhatsApp

Representante de Vendas

2 – Análise de um E-mail Spam

O primeiro passo que temos que analisar é o cabeçalho do e-mail que é composto pela conta de e-mail do remetente e assunto do e-mail.

Veja com atenção os pontos destacados com as setas na imagem abaixo:

Pcontrol: Cabeçado E-mail Spam

Assunto o E-mail:

O assunto do e-mail enviado é: CONFIRA NOSSOS PREÇOS, CONDIÇÕES DIRETO DE FÁBRICA A/C SETOR DE COMPRAS.

Provavelmente um dos principais motivos pelo qual este e-mail foi para minha caixa de spam foi o texto escrito como assunto ou título do e-mail.

Na imagem destacamos 2 palavras Preços e Compras. Você sabe porquê?

Sim, ambas palavras são relacionadas a vendas. Ou seja, são palavras spam.

O assunto do e-mail é a primeira impressão do seu e-mail. O assunto ou título do e-mail faz toda diferença em toda sua estratégia de prospecção ou vendas por cadências de emails.

Te convido a ler um artigo que escrevemos especificamente sobre como escrever assuntos de e-mails. Tenho certeza que você te ajudar quando você for escrever seu próximo e-mail.

Corpo / Conteúdo do E-mail

Bom, agora começa uma série de erros consecutivos. Vamos lá …

Formatação do texto

Logo de cara, reparamos que todo os conteúdo do e-mail está negrito. Quando usamos negrito queremos destacar uma termo importante do texto. O negrito deve ser usado em uma palavra no máximo. Não no texto todo. O que o remetente está fazendo é querendo dar destaque a 100% das palavras do texto o que é mal visto pelos filtros de spam.

Como se não bastasse querer a atenção com o texto 100% em negrito o remetente escolheu algumas palavras para colori-las. Além de destacar com negrito vamos destacar um pouco mais colocando cor. Pois é, em vão, pois os filtros de spam analisando o nível de apelo por atenção que o texto tem e este realmente passou do limite.

Para finalizar a questão de formação do texto com chave de ouro, o remete colocou várias palavras em maiúscula. Caso o negrito não chamar a atenção, as cores em determinadas palavras também não, palavras escritas totalmente em maiúscula vão chamar a atenção do leitor.

Porém antes chamar a atenção destinatários esta formatação errada vai chamar a atenção dos filtro de e-mail. Estes que determinam se a formatação do texto está agradável para leitura do destinatário ou se o remetente está tentando chamar a atenção a todo custo.

Links

Outro ponto que chama a atenção é a quantidade de links. O remetente colocou 4 links ao longo do corpo do e-mail o que é mal visto pelos filtros de spam. Links levam pessoas para outros sites, o que há nestes sites? Qual tipo de conteúdo? O que acontece quando a pessoa clivar no link com o .pdf?

Isto é, há chance do destinatário clicar neste link ser levado a um site que tenha alguma ameaça como um vírus? Ou após fazer o download do .pdf algum vírus ser instalado em sua máquina?

Mesmo neste caso os links sendo https o que já “garante” certa segurança ao destinatário, evite links, mesmo sendo das suas redes sociais. Caso seja extremamente necessário enviar, envie 1 link apenas que tenha o protocolo SSL ativado (https) para minimizar as chances do seu e-mail ser classificado como spam.

Imagem no Corpo do E-mail

Enviar imagens no corpo do e-mail é uma prática muito comum nos emails marketing. Sim, aqueles e-mail enviados em massa principalmente por e-commerces, produtores de curso, afiliados e etc. Por causa deste abuso do envio de e-mails em massa que os filtros de spam foram criados e são aperfeiçoados a cada dia.

Devemos fazer tudo ao contrário que um e-mail marketing faz. Não use e-mail no formato HTML, não envie imagens no corpo do e-mail, não envie anexos, não envie textos longos, não use cores no textos, não envia o mesmo e-mail para várias pessoas e etc.

E-mail marketing é um exemplo do que NÃO deve ser feito em uma estratégia de e-mails. Ainda mais se você utiliza uma estratégia de e-mails de prospecção.

Se você utiliza em seu processo de prospecção os e-mails para iniciar o relacionamento com seu prospect, clique aqui e saiba como evitar que o seu email de prospecção não caia na caixa de spam do prospect.

Palavras Spam

Como falamos diversas vezes e você já deve estar cansado de saber palavras spam são palavras que na sua maioria estão relacionadas à vendas.

Abaixo listei todas as palavras spam que encontrei no corpo do e-mail e coloquei no grupo de palavra spam respectivo:

Venda Promessa Ação (CTA)
preços entrega rápida Peça já (2x)
orçamento (2x) Clique no link abaixo
representante de vendas (2x) compre produtos
preço competitivo
cotação

Tenha acesso a uma tabela com mais de 100 palavras spam dividas pelos seus respectivos grupos

Este email contém aproximadamente 343 palavras. Sendo que 12 (algumas aparecem mais de 1 vez) são palavras spam, levando em consideração que um paragrafo contém em média 40 palavras, isto quer dizer que este e-mail tem mais de 1 palavra spam por paragrafo em média. O que obviamente é péssimo.

Tamanho do Texto

Hoje a maior briga na internet é pela do atenção usuário. Todos nós estamos ocupados fazendo com 2, 3, 4 coisas. Quando nos deparamos com um e-mail de um remetente que não conhecemos que nos envia um e-mail com 343 palavras, a chance de não lermos é alta, pois a cada dia queremos informação objetiva.

Ainda mais quando não conhecemos nosso destinatário temos que ser o mais sucinto e objetivo possível com a mensagem que queremos passar a ele. O ideia é manter no máximo 50 palavras no seu email de prospecção.

Para complementar este e outros pontos abordados neste artigo nós lançamos um artigo chamado Como Criar um E-mail de Prospecção de Clientes, onde explicamos passo a passo o que você deve e principalmente o que você não deve fazer e escrever em um e-mail de prospecção.

Conta de E-mail

Para um email não cair no spam até a conta de e-mail deve ser leva em consideração. Neste exemplo a conta de e-mail que me enviou foi comercial2@nomedaempresa.

Quando você abre sua caixa de email e encontra e-mails vindo de comercial@, atendimento@, orcamento@, financeiro@, vendas@, contato@ e etc, qual é sua vontade de abrir estes e-mails?

Zero eu acredito, pois você já associa com burocracia e principalmente à vendas. Pois cuidado também com palavras spam na sua conta de e-mail.

Temos um artigo completo onde abordamos em profundidade todos os pontos que classificam um email como email spam. Recomendo ler para que você não cometa estes erros.

Conclusão

Como você viu não são 2, 3, 4 ou 5 fatores que fazem com que seu e-mail seja classificado como um email spam ou não. Mas sim uma combinação de vários fatores.

Isso pode parecer algo difícil de fazer, mas confie em mim não é. Eu sugiro que você leia nossa série de artigos relacionados a fluxo de cadência de e-mails onde nós mostramos e explicamos todos os pontos que você deve evitar na hora de escrever seus e-mails para seu email não cair no spam do sou prospect.

Clique no link a seguir e acesse todos estes artigos sobre fluxo de cadência de e-mails e email spam.

LGPD nas Vendas B2B: O Que Muda Para as Empresas?
Como Criar um E-mail de Prospecção de Clientes [Script 2021]

Atualmente me dedico ao desenvolvimento de uma plataforma online chamada Pcontrol. O Pcontrol é uma plataforma completa para gestão de vendas e prospecção automática de novos clientes. Além de participar integralmente do desenvolvimento da plataforma, também participo da equipe de ciência de dados onde eu ajudo a desenvolver fórmulas para a identificação de padrões, geração de recomendações e previsões.