Pcontrol: Email no spam? Nunca mais

Recentemente, uma das estratégias de marketing digital mais promissoras é o envio de e-mails para públicos-alvo e potenciais clientes da empresa, o chamado e-mail marketing. Mas você não quer seu email no spam, não é mesmo?

Investir no envio dessas mensagens eletrônicas pode promover um produto ou serviço e ajudar a construir um relacionamento mais próximo com os consumidores.

Email no Spam?

Infelizmente, muitas mensagens nem chegam aos usuários e se tornam spam. Para evitar isso, existem algumas maneiras de garantir que seu e-mail não caia em spam e você atinja seu alvo.

Pensando nisso, oferecemos sete dicas para ajudá-lo a configurar seus e-mails para uma entrega mais eficiente e evitar que caiam nas caixas de spam de clientes em potencial. continue lendo!

01) Construa sua própria base de clientes em potencial

O software do seu serviço de e-mail sempre sabe como os destinatários reagem às suas mensagens. Dessa forma, o sistema pode identificar quando as mensagens estão sendo enviadas aleatoriamente para um grande número de endereços eletrônicos.

Essa prática leva a uma baixa reputação do remetente e, como resultado, a próxima mensagem pode ir para a caixa de spam ou até mesmo ser bloqueada, resultando em uma baixa taxa de chegada.

Confira as práticas mais comuns que geram baixa reputação:

  • E-mails ignorados e excluídos por muitos usuários;
  • E-mails marcados como spam pelos clientes;
  • E-mails enviados para endereços de e-mail inválidos ou inativos;
  • E-mails enviados para spam traps (endereços criados deliberadamente para identificar spammers).

Por outro lado, se o destinatário abre o e-mail, clica no link, responde, encaminha para alguém, por exemplo, o sistema aumenta a reputação do remetente. Como resultado, os e-mails a seguir são mais propensos a ir para a caixa de correio principal (caixa de entrada) e, portanto, mais propensos a serem acessados ​​e visualizados.

Você não quer que seu negócio sofra retaliação, não é? Portanto, os e-mails devem ser enviados com o consentimento prévio do consumidor. Portanto, evite enviar mensagens para pessoas não autorizadas.

02) Use a ferramenta certa para acionar e-mails

Escolha uma ferramenta fácil de usar que fornece suporte eficaz e acione o marketing por e-mail. Antes de contratar, aprenda sobre a classificação e a reputação de IP de uma empresa.

Veja se ele rastreia as pontuações dos endereços IP que usa (pontuações do remetente) e como contabilizá-los.

Muitos provedores têm software para detectar a reputação do IP que os remetentes usam ao enviar e-mails. Se for considerado ruim, as chances de atingir o público são bem menores.

Se o número de reclamações for alto e o número de armadilhas de spam for alto, a ferramenta tem uma reputação baixa e os e-mails acionados irão direto para a caixa de spam ou serão bloqueados.

03) Ofereça uma opção para cancelar a assinatura

Manter um bom relacionamento com o público é uma estratégia muito importante. Entenda que os clientes podem não estar mais interessados ​​em seu produto, ou pelo menos por um tempo. E, nesse caso, eles têm todo o direito de não querer mais receber seus dados de contato.

A insistência persistente em enviar e-mails indesejados pode criar desprezo e criar uma imagem negativa entre potenciais clientes em potencial. É por isso que é importante dar aos clientes o direito de remover seus endereços de e-mail da sua lista de contatos. Esta medida é resolvida de uma forma muito simples: cancelando a inscrição.

No corpo do e-mail, você pode fornecer a opção de cancelar a inscrição. Pense em uma frase simples como “Se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui” e deixe um link de trabalho para passar pelo processo.

04) Fotografe com frequência suficiente

É importante manter a regularidade no que você envia. A frequência pode variar de acordo com o segmento de negócios e as preferências e segmentação do público. Muitas pessoas têm pouco tempo livre para abrir e-mails, e as pessoas adicionadas mais recentemente estão mais interessadas em enviar com mais frequência.

Por outro lado, se você o enviar com pouca frequência, os usuários perderão o interesse em sua marca e passarão facilmente para seus concorrentes para marcar seus e-mails como spam.

Além da frequência, pesquise e invista na segmentação de público e fique atento à qualidade do conteúdo enviado. Por exemplo, sites que usam mecanismos de pesquisa como o Google podem classificar melhor o conteúdo pela frequência com que são publicados.

05) Configurar ferramentas para DKIM e SPF

Criar uma estratégia de email marketing para que esses emails não sejam vistos como inúteis ou spam requer muita atenção técnica. Para isso, use ferramentas eficazes.

Por isso, é importante configurar as entradas DKIM e SPF da ferramenta. DKIM (Domainkey) é a chave de autenticação do seu domínio no servidor DNS. O SPF (Sender Policy Framework), por sua vez, é uma autorização que permite o envio de emails em seu nome.

Dessa forma, é mais provável que as mensagens cheguem à caixa de entrada do cliente. Essa configuração também permite que o servidor envie emails em nome do domínio selecionado.

06) Email no spam? Evite enviar conteúdo impróprio

Fique atento à qualidade do conteúdo que será enviado. Use texto e imagens em e-mails. O conteúdo deve ser claro, objetivo e prender a atenção do leitor. Como resultado, sua mensagem tem uma chance maior de ir direto para a caixa de entrada do seu público.

Invente uma ação a ser executada, como clicar em um produto ou baixar um eBook. Isso ajuda a fazer com que os consumidores prestem mais atenção à sua marca.

Hoje, a maior parte do acesso é por meio de dispositivos móveis, como telefones celulares. Portanto, não se esqueça de criar designs responsivos.

Leia o artigo: Assunto do E-mail: Emails de Prospecção que Chamam Atenção

07) Evite comprar listas de e-mail

O investimento não vale a pena. Listas prontas com e-mails organizados muitas vezes não funcionam e têm o poder de prejudicar a imagem da sua marca

O principal objetivo do e-mail marketing é fazer com que o público abra e leia o conteúdo enviado. Se for enviado e desviado para a caixa de spam, ele falha em seu propósito – informar, atrair, persuadir e reter clientes.

Além disso, os destinatários podem sentir que sua privacidade está ameaçada, principalmente porque não deram consentimento para divulgar os dados à sua empresa. Em seguida, marca o e-mail como spam, reduzindo assim sua reputação no servidor.

Portanto, não dispare mensagens para destinatários não autorizados. Essa prática pode ter o efeito oposto do que você deseja.

Os profissionais de marketing precisam estar atentos ao executar suas campanhas de marketing e precisam saber como garantir que os e-mails não acabem no spam. Por isso, invista nessas estratégias. 

Você perceberá que os e-mails produzem resultados positivos e não caem no spam. Mais importante ainda, da perspectiva de um fornecedor, a empresa se torna mais confiável e ética.

Agora que você já anotou essas dicas e está preparado para enviar seus e-mails, nos siga nas redes sociais e em caso de dúvidas, deixe nos comentários.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.