medo de vender

O que fazer quando você tem medo de vender? Não tem essa de vai com medo mesmo, não seja irresponsável, primeiro você precisa analisar o que está causando esses medos e como isso pode afetar a sua vida.

Não caia nessa de guru de autoajuda que fala que você tem que ser o grande e espetacular poderoso em tudo que não é verdade. Entenda o que está acontecendo para só depois continuar.

Segue abaixo algumas dicas você pode seguir para perder o medo de vender.

Qual o motivo do medo de vender?

O medo não pode ser simplesmente ignorado, é preciso fazer uma análise de qual é o motivo desse medo.

Por exemplo:

  • Medo de falar ao telefone com um cliente?
  • Medo de não ter a resposta certa para o cliente na hora da negociação?
  • Medo de ouvir NÃO?
  • Medo por não ter um produto de qualidade? 

Seja ele simples ou complexo, comece marcando os motivos que causam o medo de vender.

Qual é a pior coisa que pode acontecer?

Sabendo quais são seus medos, é hora de entender qual é o pior cenário que pode ocorrer caso o medo seja concretizado. Quais as consequências reais como por exemplo:

  • Você sairá machucado fisicamente?
  • Você ficará constrangido?
  • Não acontecerá nada fisicamente nem emocionalmente mas eu prefiro evitar

Há medos reais de situações que possam nos prejudicar diretamente tanto fisicamente quanto mentalmente, porém a grande maioria dos medos relacionados a venda na verdade não passam de um excesso de precaução e incômodo por estar fazendo algo que ainda não é um hábito.

Se você costuma apenas falar com as pessoas que você conhece e sempre pelo WhatsApp, é normal você se sentir incomodado quando tiver que falar ao telefone. Mas isso não é um perigo, é apenas falta de hábito.

O mesmo acontece quando é preciso visitar um novo cliente. 

Você não tem o hábito de se relacionar com frequência com novas pessoas, então isso pode causar um medo por não ser algo rotineiro.

Caso o seu medo de vender tenha fundamento e as consequências sejam perigosas, aí sim eu recomendo que você mude de opção de venda ou procure a ajuda de um especialista.

Como acabar com o medo de vender?

A boa notícia é que para a grande maioria dos medos em vendas a solução é relativamente simples.

A grande maioria é falta de treinamento e hábito.

No caso do medo de falar por telefone por exemplo:

Caso o cliente não atenda, seja ríspido ou diga não, na prática isso não afetará em nada a sua vida.

Um excelente vendedor e expert nas técnicas de abordagem e conexão recomenda o seguinte:

Sempre que alguém te tratar mal em uma ligação ou não quiser lhe atender, pense que ele está deixando de conhecer uma pessoa legal e deixará de resolver um grande problema que a empresa dele tem.

Medo de vender por telefone

Infelizmente, existem muitos profissionais de vendas com medo de vender pelo telefone e também com medo de fazer follow-up com o cliente. 

Se você tem esse medo, ou tem na sua equipe uma ou mais pessoas que estão passando por isso, eu vou dizer exatamente o que você pode e deve fazer para acabar com esse problema que pode massacrar a carreira de excelentes profissionais, e até mesmo acabar com uma empresa.

WhatsApp, chat, e-mail, tudo isso veio para facilitar e ajudar na velocidade de comunicação entre as pessoas e, claro, nas vendas.

O problema é que essa facilidade causada por essas alternativas de comunicação estão criando novos profissionais com medo de fazer o básico, que é conversar e negociar.

Por que os vendedores não ligam ou tem medo de vender por telefone?

Muitos vendedores que precisam negociar por telefone, possuem o medo de o cliente os acharem uma pessoa chata, e os mesmos muitas vezes acreditam que estão incomodando, logo, eles possuem o receio de ouvir um NÃO da parte do cliente.

Você confia no que está vendendo?

Você acredita que o serviço ou produto que está negociando vai ser útil de alguma maneira para o seu cliente? Ou você só está empurrando para ele algo pensando na comissão?

Todas as desculpas para não vender por telefone estão diretamente atreladas a confiança que o vendedor sente em relação ao produto que você oferece e como ele pode ser útil para o cliente.

Como resolver o medo de vender pelo telefone?

Tenha certeza do propósito que você carrega em vender

Você está fazendo o que te move e também o que move a sua empresa. Você precisa acreditar e confiar no que você entrega.

Se você sabe o real valor do que você tem nas mãos, não tem necessidade do medo de entrar em contato com alguém, pois, assim você estará ajudando o seu cliente a resolver problemas.

Não ajudar o seu cliente é um ato de egoísmo, pense do lado positivo e não crie fantasias.

Leia também: O que você tem feito para ajudar seus clientes 

Vender por telefone é um diferencial. 

Hoje em dia há empresas que escondem o telefone com medo de falar com seus clientes.

O que as pessoas mais reclamam é da falta de tempo, não conseguem parar para fazer uma pesquisa, entrar no chat e ficar aguardando que um atendente os responda. 

Uma ligação pode resolver em minutos um problema que levaria horas através de mensagens.

Quem se propõe a falar pelo telefone está se diferenciando da grande maioria das pessoas, portanto faça diferente, se prepare e faça mais.

Como se preparar para fazer uma negociação de vendas?

Esteja preparado com argumentos fortes.

Existe ainda uma parcela de profissionais de vendas que não se sentem confiantes em falar por telefone, principalmente por não conhecerem a fundo o produto que vendem.

Se esse for o problema, é muito fácil de ser solucionado, basta treinar, ensaiar antes de conversar com seu cliente e montar alguns scripts de vendas.

Clique aqui e veja 3 modelos prontos de scripts de vendas

Treine com amigos, conhecidos, parentes, mas treine para ter segurança.

Conclusão

Se você pensa somente em vender, você continuará com medo.

Mas se você acredita no que vende e possui uma afinidade com seu produto, você terá um propósito e saberá que estará ajudando outras pessoas e principalmente seus clientes

Esteja preparado, com uma argumentação na ponta da língua.

O importante é não esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.

Agência de Marketing: Como Prospectar Clientes Sem Investir em Anúncios?
Vendedor Home Office: Como deve ser a rotina? (7 dicas)