Pcontrol: Mentiras do Marketing Digital Para Vendedores

É comum que hoje algumas mentiras sobre marketing digital sejam ditas para afetar os vendedores, mas agora você vai entender o motivo delas serem tão comuns e com elas podem te afetar.

Para quem busca se tornar um vendedor de sucesso, precisa entender que o marketing e as vendas caminham juntos, lado a lado, e um dá sequência ao outro.

Se você não está vendendo e a culpa é do marketing,então quando você vender, quem merece o crédito é também quem fez o marketing, não você, profissional de vendas que fez a abordagem.

Por isso, se você quer ter resultados realmente diferenciados sem depender de terceiros, você precisa sim fazer o seu próprio marketing.

O erro de muitos vendedores é acreditar em falácias contadas a respeito do marketing.

Hoje separamos as 3 maiores mentiras que acompanham vendedores e que acabam impedindo que seja feito o próprio marketing para cada um deles.

Mentiras sobre marketing digital para vendedores.

O problema é que essas mentiras ou desculpas, acabam minando o resultado de muita gente com potencial. Se você atua, por exemplo, em um mercado de commodities, precisa encontrar uma maneira de se diferenciar dos demais mesmo que a sua empresa não faça.

1 – Quem faz o marketing é a empresa, não o vendedor

Cuidado, na grande maioria dos casos em que esse pensamento ou atitude surge ela vem acompanhada da desculpa de que “só não estou vendendo porque o marketing da empresa é ruim”.

Todo profissional, não apenas de vendas, mas todas as pessoas que pensam em ter uma carreira em suas áreas precisam fazer um bom marketing independentemente do que é feito pela empresa.

Se as vendas NÃO acontecem por culpa do marketing, quando elas acontecem quem deve levar o crédito também é o marketing, não o vendedor.

Profissionais com esse tipo de postura são facilmente substituídos.

2 – Custa caro fazer marketing digital

Utilizar estratégias de marketing digital não quer dizer pagar caro. Você não precisa de uma agência nem nada externo para começar. Basta boa vontade.

Por exemplo, você pode começar a fazer o seu marketing digital escrevendo ou gravando conteúdos em vídeo e publicando nas suas redes sociais.

Feito isso, adicione seus clientes e prospects nas suas redes sociais e marque eles nos conteúdos que você acredita ser relevante para eles.

Não se preocupe na quantidade de pessoas que irão consumir o seu conteúdo, pense na qualidade de quem está assistindo e que a cada ação dessa você estará mais próximo da venda.

3 – Marketing só dá retorno para a empresa, não para o vendedor

Tem muito vendedor que pensa que o trabalho de marketing deve ser feito apenas pela empresa. Esse pensamento está errado por vários motivos.

Para começar, o profissional de vendas precisa pensar na sua carreira. Tem sim, que fazer um excelente marketing pessoal, marketing de conteúdo e também de mercado. Os clientes gostam disso e isso faz parte diretamente da evolução da carreira de qualquer profissional.
Marketing bem feito gera status, que naturalmente gera autoridade e reconhecimento e que leva diretamente para mais resultados em vendas.

Quem nunca comprou de alguém mesmo sendo mais caro apenas pela autoridade que aquela pessoa apresentava?

É claro que a venda depende, e muito, do vendedor, mas o marketing pode encurtar o caminho, preparar melhor o público que receberá uma oferta. Confira algumas boas práticas para vendedores arrasarem no marketing digital.

Boas práticas no marketing para vendedores

  • Conheça seu público-alvo
  • Desenvolva um planejamento estratégico
  • Use formulários para captar leads
  • Profissionalize suas redes sociais
  • Identifique os canais onde seu cliente está
  • Faça anúncios pagos
  • Crie conteúdo

Agora que você já sabe, quantos antes você começar mais cedo você vai ter resultados na sua vida profissional!

Veja também como: Como Montar um Planejamento de Vendas.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.