O melhor indicador para saber se você tem lucro ou prejuízo é o ROI, Retorno sobre Investimento.
Uma conta simples e que pode mudar completamente a percepção que você tem sobre a sua estratégia de marketing e vendas.
Saber com clareza o ROI ajuda você a direcionar suas estratégias de vendas e marketing e também a sua abordagem, por isso, é importante você saber como calculá-lo.
Como fazer o cálculo?
Para saber se o seu ROI hoje é positivo você vai dividir o total que você faturou pelo valor total que você investiu.
Exemplo: R$1.000 pelo valor que você investiu R$100, então você divide 1000 por 100. O seu retorno sobre o investimento (ROI) é de 10, ou seja, um ROI positivo, para cada 1 real investido você consegue faturar outros 10.
É simples assim para fazer o cálculo.
Agora vem a parte interessante.
Você não precisa resumir essa conta a soma geral da sua empresa, você pode e deve dividir por ações para saber exatamente o que tem funcionado ou não, seja no marketing ou nas atividades de vendas.
Por exemplo, se você tem feito campanhas de anúncios, você divide o quanto você faturou em vendas através daqueles anúncios pelo valor total investido.
Você profissional de vendas, vamos imaginar que em uma venda você ganhe R$1.000 e para isso você precisa investir R$10, neste caso um ROI de 100.
É uma maneira simples, rápida e altamente eficiente para você direcionar os seus esforços e estratégias, seja ela de marketing ou vendas.
Qual a importância do ROI?
O ROI é muito importante pois você pode usá-lo tanto de um forma geral, quanto de cada ação estrategicamente, e a partir disso você consegue ter uma maior clareza de quando deve ser feito ajuste ou até mesmo parar uma ação.
Sempre que você tiver dúvidas, faça esse cálculo e alinhe suas estratégias.
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Um forte abraço.