Quantos dos seus clientes você pode dizer que sentem paixão por você ou pela sua empresa? Paixão não no sentido romântico, mas em confiança ou apreço pelo que vocês fazem ou vendem. Fazer com que seu cliente se apaixone por você ou sinta paixão pelo seu serviço ou produto parece algo utópico, não é mesmo?
Para ajudar com a definição:
“Paixão é um termo aplicado a um sentimento muito forte em relação a uma pessoa, objeto ou tema. A paixão é uma emoção intensa convincente, um entusiasmo ou um desejo sobre qualquer coisa. O termo também é aplicado com frequência para determinar um vívido interesse ou admiração por um ideal, causa ou atividade.” Wikipedia.
Empresas consagradas e profissionais que se destacam, tem em comum a proximidade e por que não dizer, paixão de seus clientes. São multiplicadores da marca. Fazem questão não só de utilizar seus serviços mas também recomendar para que outras pessoas também utilizem.
Se você não sabe como gerar paixão por sua empresa, aqui vão os 5 passos para seu cliente se apaixonar por você!
Como fazer um cliente se apaixonar por você?
- Saiba o que o seu cliente quer
- Não de trabalho para seu cliente
- Mande lembranças
- Faça com que ele se sinta especial
- Seja sempre consultor, nunca picareta
1 – Saiba o que o seu cliente quer
O primeiro passo para fazer seus clientes se apaixonarem por você é saber exatamente o que seu cliente quer. Não o que ele precisa, e sim o que ele quer. Muitas vezes os clientes querem algo quando na realidade precisam de um produto ou serviço diferente.
Comece entendendo o que ele realmente quer para depois mostrar o que ele precisa. Além de criar proximidade, aos poucos tornará a relação mais próxima e fluirá com naturalidade.
2 – Não de trabalho para seu cliente
Esqueça por um minuto que você é vendedor(a) e coloque-se 100% na posição de consumidor. Quando você contrata um serviço, por exemplo um encanador para resolver um vazamento, ou uma agência de marketing para aumentar suas vendas.
Você quer que o problema seja solucionado, simples assim. Você como consumidor não quer ter trabalho. Por que imaginar que com o seu cliente isso seria diferente?
Não é, se você vende um celular, o cliente que está comprando quer solucionar um problema. Mesmo que este seja puramente status, ele vê a falta do celular um problema perante o grupo de pessoas ao redor e quer solucionar sem ter trabalho.
Quanto menos trabalho você der para seu cliente escolher um produto ou serviço mais feliz e encantado ele ficará.
3 – Mande lembranças
Já ouviu o ditado “Amor com amor se paga”? Ele se aplica ao mundo dos negócios. Ninguém gosta de ser lembrado apenas quando é hora de pagar, ou quando o boleto está para vencer.
Todos gostamos de ser lembrados por algo, seja um simples parabéns no dia do aniversário ou por alguma outra ocasião especial. Se o seu cliente não gosta de comemorar aniversário, pode ter certeza que há alguma outra data que você poderá lembra-se dele para mandar uma mensagem ou chamar para um almoço.
Atenção: Não misture uma boa lembrança com negócios. Evite falar sobre produtos, nessa hora tenha o foco no seu cliente, não nas vendas.
4 – Faça com que ele se sinta especial
Complementando o passo anterior, é natural para o ser humano fazer parte de grupos. Desde a infância buscamos a companhia e aceitação de grupos.
Esse tipo de ação é muito comum, quem nunca recebeu um convite para participar de uma lista VIP, ou grupo exclusivo?
Mesmo que possa parecer “batido” para alguns segmentos de mercado, criar grupos com clientes VIPs é uma excelente ação para fazer o cliente se apaixonar pela sua empresa.
Quanto mais especial você fizer o cliente se sentir mais apaixonado pela sua marca ele será.
5 – Seja SEMPRE Consultor, nunca PICARETA
A confiança leva uma vida para ser conquistada mas poucos segundos para que seja perdida. Pessoas compram de pessoas e principalmente de pessoas de que elas gostem e as façam se sentir especialistas.
Quando o cliente se sente enganado (mesmo que ele não tenha sido), automaticamente o sentimento que antes era positivo se torna negativo. Quem antes era multiplicador se transforma em detrator. O bom vendedor se compromete em entregar algo que realmente tenha valor para o cliente. O picareta convence para vender sem se preocupar com os resultados do cliente.
Todos saem perdendo. O cliente compra algo que não precisa ou não queria, a empresa e o vendedor perdem nas vendas futuras e indicações.
Conclusão
Qualquer vendedor e qualquer empresa pode ter clientes que são verdadeiros fãs. Além de consumirem fazem questão de indicar a marca para novos consumidores. Isso torna o processo de aquisição de novos clientes mais barato e aumenta o ticket médio.
Se você quer ter mais resultados positivos sem ter que investir ainda mais em ações de marketing, basta seguir os 5 passos acima.
Grande abraço e ótimas.