Uma das tarefas mais difíceis para os empreendedores é conseguir os primeiros clientes ou novos clientes. O desafio é agravado pelo fato de que muitos empreendedores não são profissionais com experiência em vendas e a ideia de “vender” os assusta.
Embora a geração de leads e novos clientes leve tempo, você pode acelerar o processo aprendendo como prospectar e como orientar esses potenciais novos clientes para uma venda.
E como muitos não compram no primeiro contato com você, você também precisa desenvolver um plano para manter contato até que eles estejam pronto certo para comprar.
Neste artigo vamos mostrar os 4 passos para conquistas novos clientes todos os dias:
- Defina seu Público Alvo
- Construa uma Lista de Clientes em Potencial
- Crie Relacionamento
- Faça Follow-up
1 – Defina seu Público Alvo
É óbvio que você economiza tempo e dinheiro com marketing para pessoas que não querem o que você tem, mas também estão as que não estão dispostas e capazes de pagar pelo seu produto. E mesmo assim, muitos empresários não encontram tempo para identificar seu público alvo.
Em vez disso, eles lançam sua mensagem de marketing para o mundo, querendo ou não, onde, na maioria das vezes, ela não impacta o alvo certo.
Um método mais eficiente e eficaz de marketing é primeiro definir o perfil do cliente ideal do seu produto ou serviço.
- Quantos anos eles tem?
- Que gênero?
- Qual é o seu contexto socioeconômico?
- Onde estão localizados?
- etc
Sabendo quem é o seu mercado, fica mais fácil encontrá-los e entregar mensagens que os seduzem a conhecer seu produto ou serviço.
Aproveite o tempo para entender quem é seu mercado-alvo para não perder tempo procurando e vendendo para as pessoas erradas.
Temos um artigo onde mostramos como definir o perfil do seu cliente ideal, clique aqui para acessá-lo.
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2 – Construa uma lista de clientes em potencial
Você não pode planejar uma festa sem uma lista de convidados. Da mesma forma que não pode iniciar ou administrar uma empresa sem fazer uma lista de possíveis clientes ou clientes em potencial.
Listar pessoas que você conhece é um bom modo de começar. Você pode fazer uma venda rápida e obter referências. Mas existem outras fontes para começar sua lista de clientes em potencial. Aqui estão apenas alguns:
Contatos Pessoais
Seus amigos e familiares têm mais chances de comprar algo de você, mesmo que não sejam seu mercado-alvo. Ou, talvez, eles não precisem do seu produto ou serviço, mas conheçam alguém que faz ou estaria disposto a contar aos outros sobre isso.
Clientes Existentes
Se você já fez algumas vendas, chame seus clientes existentes para ver se eles precisam de mais de seu produto ou serviço. Vender para um cliente feliz existente é mais fácil do que gerar um novo.
Peça Referências
ligue para seus amigos, familiares e clientes anteriores para ver se eles conhecem alguém que precisa de seu produto ou serviço. Adoçar o negócio, oferecendo um incentivo de referência.
Pesquisa na Internet
Isso é ideal para empresas do mercado B2B. Se você conhece o cliente ou o cliente ideal, pode ficar online e pesquisá-los e, em seguida, contatá-los diretamente.
Se você não a diferença entre mercado B2B e mercado B2C, clique aqui.
Embora você possa fazer isso online para todas as empresas, ele funciona particularmente bem para realizar pesquisas locais de empresas com as quais deseja trabalhar.
Feiras e Eventos
Eventos são uma ótima maneira de interagir com outras empresas que podem se adequar ao seu mercado (em B2B) ou gerar novos clientes e prospectos através de uma exposição se você vender para o consumidor final (B2C).
Mesmo se você não fizer uma venda, os eventos podem permitir que você crie sua lista de contatos.
Eventos do seu segmento de mercado
Se a sua empresa se concentrar nas vendas B2B, considere a possibilidade de ingressar na sua Câmara de Comércio local, onde você pode trabalhar em rede com outras empresas locais, participar de workshops e muito mais.
Outra opção é participar de grupos envolvendo seu mercado alvo. Por exemplo, se o seu mercado for mães com filhos, junte-se a um grupo da mamãe e eu.
Mídias Sociais
Muitas empresas de serviços encontram na mídia social um dos melhores lugares para se conectar e construir um relacionamento com clientes e clientes em potencial.
Você tem seguidores de mídia social no Twitter, Facebook ou Linkedin?
Embora você não queira incomodá-los com mensagens de vendas constantes, você pode interagir e conversar com eles, aumentando o conhecimento deles e criando um relacionamento.
Adquira uma lista de leads
Embora isso possa ser caro e geralmente atinja baixos resultados, se você estiver envolvido, poderá comprar listas de contatos ou listas de contato de clientes em potencial que atendam ao seu mercado-alvo (informações demográficas, local etc.).
Faça uma pesquisa no Google por “listas de discussão” e você encontrará dezenas de empresas. Na maioria dos casos, as empresas usam essa lista para o marketing de mala direta, mas você também pode ligar ou enviar um e-mail se esse formulário de informações de contato for fornecido.
3 – Crie Relacionamento
Depois de ter uma lista de clientes em potencial, é hora de entrar em contato. Aqui estão algumas ideias.
Ligação Fria
Ligações frias assustam muitas pessoas, mas se você liderar perguntando o que elas precisam e então apresentar seu produto ou serviço como uma solução, você terá melhores resultados.
Temos um artigo que detalha todo o conceito de ligação fria, clique aqui para acessá-lo.
Use um script de vendas fácil para apresentar seu produto ou propósito na ligação. Lembre-se de que dizer não está vendendo. Se só você está falando na ligação, a probabilidade de convencer seu prospect de que ela precisa do seu produto ou serviço não será alta.
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Fazer perguntas e apresentar seus benefícios de produtos ou serviços transforma o foco da chamada para eles em vez de você.
Encerre a ligação com uma frase de chamariz. Como pedir que eles se comprometam com um período de teste ou forneçam um endereço de e-mail, para que você possa enviar informações adicionais.
Por fim, se um indivíduo disser que não está interessado, pergunte se ele conhece alguém que possa ser e receba uma indicação.
Envio de E-mails
Embora o e-mail não seja tão eficaz quanto uma conversa direta (por telefone ou pessoalmente), é menos assustador e, muitas vezes, uma ótima maneira de se apresentar. O truque é simplesmente não enviar um e-mail de “compra”, mas oferecer algo de valor.
Temos um artigo que detalha como funciona um fluxo de cadência de e-mails, clique aqui para acessá-lo.
Dê uma breve explicação de quem você é e, em seguida, forneça um acesso à um teste grátis do seu serviço ou um artigo gratuito sobre um tópico relevante.
Revise as leis anti-spam, que exigem a inclusão de uma opção de cancelamento de inscrição em todos os contatos. Aqui estão alguns recursos adicionais em marketing por e-mail.
Encontros Pessoais
Há muitas maneiras de encontrar clientes potencial pessoalmente. Para B2B, você pode entrar em seus negócios. Ou você pode ligar e marcar uma reunião para encontrá-los. Em muitos casos, você pode se encontrar com clientes em potencial enquanto estiver em um supermercado, em um avião, ou onde quer que esteja.
É importante lembrar alguns pontos-chave para uma venda pessoal. Não conte tudo de uma vez.
Em vez disso, descubra seus desejos e necessidades e adapte sua apresentação para mostrar como seu produto ou serviço é a solução para seu problema. Sempre tenha em mãos material de vendas para ajudá-lo nesse processo (como amostras ou catálogos).
Certifique-se e termine com uma chamada à ação e uma promessa de acompanhamento.
4 – Faça follow-up e depois faça follow-up novamente
O segredo está no follow-up de vendas. Você vai ouvir “não” muitas vezes. Para algumas pessoas, esse “não” é firme. Mas para outros, o “não” é apenas “não” por enquanto. Muitos donos de empresas ouvem “não” e desistem.
Mais de 80% das vendas NÃO são feitas no primeiro, segundo ou até mesmo um terceiro contato!
Pode levar cinco ou mais contatos para conseguir uma abertura e até a venda.
Encontrar novos clientes exige uma pele grossa e uma forte crença no que você está vendendo. Só porque alguém diz “não” hoje não significa que será um “não” amanhã. O truque é ter um sistema de acompanhamento, como uma lista de e-mail, ou um acordo para ligar novamente periodicamente.
Acompanhe sua comunicação com vários leads e prospects usando um CRM como o Pcontrol que é gratuito. Crie lembretes de calendário para acompanhamento no futuro com aqueles que disseram não.
Você precisa encontrar uma maneira de atraí-los para que eles conheçam mais sobre você. Precisa construir um relacionamento com eles para só então levá-los a uma compra.