Pcontrol: Como Criar E-mail de Prospecção de Clientes ou Prospects?

O primeiro passo para criar um email de prospecção de clientes é o assunto, ele deve ser atrativo, gerando a curiosidade necessária para que o destinatário abra seu e-mail. O segundo passo é o corpo do e-mail, você deve escrever algo que faça o destinatário responder seu email. O terceiro item é escrever seu e-mail de forma que não vá para spam.

E-mail de Prospecção de Novos Clientes ou Prospects?
Pcontrol: E-mail de prospecção

O longo deste artigo vamos nos aprofundar em cada uma destas etapas para que você seu próximo e-mail de prospecção de cliente seja efetivo. Muitas pessoas ainda duvidam mas prospectar por e-mail é a melhor maneira de iniciar a relação com seus prospects.

Antes de começarmos tenho que deixar claro que não irei dizer quais as palavras que você irá escrever no e-mail, pois isto varia de segmento para segmento.

O que vamos abordar aqui são os principais conceitos da elaboração de um email de prospecção que vão vá para spam e que seja respondido por seu potencial cliente ou prospect.

Dividi este artigo em 3 partes que irão te mostrar de forma avançada como escrever um e-mail de prospecção de novos clientes:

  1. Como Prospectar Clientes por E-mail?
  2. O que e Como elaborar um E-mail de vendas para obter respostas?
  3. Script para um E-mail de Prospecção

Como melhorar seu e-mail para prospecção de clientes?

Enviar um e-mail de prospecção é um processo como qualquer outro, por isso cada etapa merece o máximo de atenção possível. Não ignore nenhuma etapa,não se iluda achando que uma etapa é mais importante que outra. Não! Todas elas tem o mesmo grau de importância, afinal, como que alguém vai responder seu e-mail se o ele não o abriu?

Ou como que alguém vai abrir seu email se o mesmo foi para a caixa de spam? Você confia abrir emails spam?

Como Prospectar Clientes por E-mail?

A palavra prospecção vem do latim e quer dizer “conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo preliminar de uma jazida mineral ou petrolífera.”

Pois bem, se atente a ao inicio do significado conjunto de técnicas relativas à pesquisa, é exatamente isso que 90% dos vendedores não fazem quando querem escrever um e-mail de prospecção.

Pesquisar sobre seu público, entenda quais são suas principais necessidades, este é o ponto principal, pois no fim vai querer vender algo, seu produto ou serviço irá suprir uma necessidade do seu prospect, então foque nos problemas que seu prospect tem, entenda como você pode ajudá-lo.

É muito válido também você falar a língua dele, isto é, aprenda termos técnicos, jargões da setor de atuação, isto gera identificação e mostra que você tem conhecimento sobre à área que você atua.

Acredito que quanto mais você conhecer sobre seu público alvo ou até mesmo sobre sua persona, melhor seus e-mail irão performar, afinal você mostrará que detém conhecimento sobre o assunto e poderá realmente resolver os problemas ou dificuldades do seu prospect.

Ao contrário de quando você quer genérico e quer usar o mesmo e-mail para falar com todo mundo. Anote aí, quando você quer fala com todo mundo, você não fala com ninguém.

O que e Como elaborar um E-mail de Vendas para Obter Respostas?

Escolha das Palavras

O segundo passo é você vender sem vender. Parece estranho, mas você deve escolher muito bem cada palavra que compõe principalmente o assunto do seu e-mail e o corpo do e-mail por 2 motivos bem simples.

O primeiro motivo é que você deve evitar que os filtros de spam. O principal grupo de palavras que os filtro julgam como palavras spam, que são palavra associadas à vendas.

Milhões de pessoas em todo mundo todos os dias marcam e-mails como spam então o conteúdo destes e-mails são analisados e padrões são identificados e na maioria das vezes palavras quem tem ligação com venda estão presentes, por isso quanto mais destas palavras você escrever maiores são as chances do seu e-mail ir direto para a caixa de spam do seu destinatário.

O segundo motivo é que ninguém gosta de receber emails de venda. Você gosta de abrir sua caixa de email e se deparar com 10, 15 e-mails que logo no assunto estão querendo empurrar uma venda para você? Acredito que seu prospect também não.

Então ter esta sensibilidade é fundamente para ter bons resultados com seus e-mails de prospecção. Se coloque no lugar do seu prospect. Você gostaria de receber um e-mail este assunto? Quando você abrir para ler o e-mail, qual tipo de conteúdo que você gostaria de ler?

Personalização do E-mail

O primeiro passo melhor maneira de você elaborar um e-mail de vendas para obter respostas é personalizado seu e-mail. Imagine a seguinte situação. Você é um vendedor de seguros de saúde e em sua carteira há 2 serviços de diferentes: Seguro de saúde pessoal e seguro de saúde corporativo.

Você enviaria o mesmo e-mail para um pessoal física e para um empresário? Espero que não.

Mas a personalização do e-mail vai muito além ainda no exemplo anterior se você vai mandar um email para empresas para oferecer seu seguro corporativo, você mandar o mesmo e-mail para todas empresas independente de setor de mercado? Ou seja, do jeito que você fala com uma padaria, você fala com um banco?

Temos que saber como abordar nosso cliente de uma forma em que ajudamos ele. Achou estranho, e se eu disser que temos que ajudá-lo de graça? Sim, uma das forma de atrair a atenção dele é ajuda-lo de graça.

Principalmente nos primeiros e-mails enviados não tente vender nada. Seu objetivo é gerar confiança entre vocês e então iniciar uma relação. A cada dia está mais difícil conseguir a atenção de alguém, ainda mais para vender algo, então veja este passo como um investimento na geração de valor entre você e seu potencial cliente.

Exemplos de serviços grátis

Se você vender benefícios, seguros, telefonias e afins, você pode oferecer gratuitamente uma análise de qual plano poderá ajudar seu prospect a ter um melhor tranquilidade e ….

Se você vender um software, oferece um trial. Ou seja, um período de teste grátis da sua plataforma para que seu prospect possa ver e principalmente testar se os recursos do seu software realmente reduzem o tempo das tarefas dele e deu sua equipe.

Se você é da área da marketing, ofereça uma análise das redes sociais do seu prospect. Diga que você fazer um diagnostico dos pontos que podem ser melhorados no site, blog, Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube até mesmo nos anúncios caso seu potencial cliente use este tipo de estratégia de marketing.

Enfim, ofereça algo de bom grado que ajude seu cliente sem que ele tenha que lhe dar algo em troca. Este é o primeiro passo para o inicio de uma boa relação.

Script para um E-mail de Prospecção

Vale lembrar que é um ou dois pontos que fazem com seu e-mail de prospecção seja bom ou ruim. É o conjuntos e principalmente os detalhes que fazem toda diferença para que sua estratégia de e-mail atinja ótimos resultados.

1 – Assunto do E-mail

O assunto do e-mail faz total diferença e como dissemos em artigos anteriores talvez seja a parte mais importante do e-mail. O título ou assunto do e-mail tem como objetivo mostrar ao leitor sobre o se trata aquele e-mail porém deve mostrar de uma forma que gere interesse ou curiosidade no leito para que o mesmo abra o e-mail.

Como todo texto que escrevemos em um e-mail é importante evitar as palavras spam (principalmente) no assunto do e-mail. Palavras spam são palavra em em sua grande parte são palavras ligadas a vendas. Evite escrever palavras ou frases relacionadas a ofertas, vendas ou promessa de emprego.

Estes são os tipos de palavras que os filtros de spam mais classificam como e-mail spam e enviarão seu e-mail direto para a caixa de spam do seu destinatário.

Personalização do assunto do e-mail

Personalizar o assunto do e-mail é importante por 2 motivos: O primeiro é também para evitar os filtros de spam, se você envia vários e-mails para diversas pessoas só que com o mesmo assunto, os filtros de spam podem achar que você está fazendo spam, então personalizar é importante.

O segundo motivo é realmente o destinatário ver (ou ter a impressão) que aquele e-mail foi escrito para ele, não é só mais um e-mail que foi disparado em massa que ele recebeu. Não de forma alguma escreva palavras inteiramente em MAIÚSCULO. Esta estratégia para destacar ou chamar a atenção não funciona mais há mais de uma década.

Para personalizar o assunto do seu e-mail é fácil, coloque o nome do seu destinatário ou prospect. Caso você não saiba o nome dele coloque o nome da empresa dele. Tente achar algum dado que deixe aquele assunto de e-mail único.

O último ponto relacionado ao assunto do e-mail é q quantidade de palavras que você deve usar. Utilize entre 4 e 7 palavras para compor o assunto ou título do e-mail. Mais do que isso as próprias caixas de entrada já cortam o texto. Então atenção isso também.

Tenho certeza que terá boas aberturas de e-mail para você, além de você não ser taxado como spammer.

2 – Primeiro Parágrafo

O primeiro parágrafo do corpo e-mail merece uma atenção a parte por isso recebeu um tópico especial. A primeira linha ou primeiro paragrafo do corpo do e-mail é destinada à saudação e apresentação do remetente.

Se apresente, diga quem você, onde você trabalha e não esqueça de saudar seu remetente. Esta saudação merece atenção, pois se você sabe a hora que se remete vai abrir se e-mail você pode escrever Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, mas geralmente nós não sabemos o horário que nosso e-mail será aberto, por isso enviar um Olá é mais assertivo.

Não esqueça de forma alguma de colocar o nome do seu remetente, você deve criar proximidade com ele o mais rápido possível, então faça isso logo na primeira linha do seu e-mail.

Voltamos ao ponto da personalização. Isso faz total diferença, acredite em mim.

3 – Conteúdo / Corpo do E-mail

Aqui vem o grande desafio de todos os vendedores que fazem prospecção por e-mail. O que escrever no corpo do e-mail? Pois bem, você deve montar um texto que faça com que seu prospect responda seu e-mail, este é o objetivo. Mas como fazer isso, não é?

A primeira coisa que você deve se atentar (novamente) é ao filtro de spam, sim eu sei que bato nesta tecla diversas vezes, mas é que não adianta você achar que está escrevendo o melhor e-mail do mundo e quando você dispara-lo ele ir direto para a caixa de spam do seu destinatário ou potencial cliente.

Então vamos lá …

Palavras Spam

Não escreva palavras ou termos que o contexto seja associado a venda. Em outras palavras não tente vender nada ao seu potencial cliente logo de cara. Você deve criar a confiança dele por e-mail para tentar agendar um telefonema ou uma chamada via WhatsApp, Zoom ou Skype para ai sim tentar vender seu produto ou serviço.

Então cuidado quando tentar fazer uma oferta ao seu destinatário. Ninguém gosta de abrir a caixa de e-mail e receber centenas de ofertas de serviços de produtos, não seja mais um chato tentando empurra uma venda.

Geração de Valor

Parece até clichê, mas é a mais pura verdade. Quando alguém ler seu e-mail tenta mostrar que você quer conhecer mais sobre as dificuldades e necessidades do leitor. Não cite ou cite bem pouco sobre seu produto ou serviço, como dissemos a questão de “venda” deve ser feita fora do e-mail.

Uma das melhoras maneiras de gerar valor e fazer com que o seu prospect se sinta recebendo uma atenção especial sem “nada em troca” é oferecendo algo grátis a ele.

Abordamos esta estratégia no tópico anterior, clique aqui para ter acesso.

Objetividade

Ser objetivo mais do que nunca é um diferencial ainda mais quando tratamos por texto. O tempo de todo mundo está cada vez mais escasso, então qualquer ponto que faça com que a atenção do leitor seja perdida pode ser fatal.

Não envie um email com 500 palavras no corpo do e-mail é muito difícil alguém parar para ler tudo, no máximo vão passar o olho e a chance de não responderem é alta.

Então mantenha o conteúdo do seu e-mail com no máximo 100 palavras, no máximo mesmo. Passe a informação necessário ao seu destinatário com o mínimo de palavras possíveis.

Pontos a serem evitados em um e-mail
  • E-mails longos: Mantenha o corpo do email entre 50 e 100 palavras, seja objetivo.
  • Anexos: Além de deixar o envio lento, abre brecha para ser classificado como spam e ninguém gosta de anexos (ainda mais de pessoas que você nunca teve contato).
  • Links: Coloque no máximo 1 link se for importante, seja objetivo e faça com a atenção do leito fique no seu e-mail, não leve ele para fora do seu email.
  • Formatações: Não coloque palavras coloridas, palavras em negrito, itálico ou sublinhado. Mostre seriedade.
  • Palavras e frases em MAIÚSCULO: Não tente chamar a atenção assim, palavras em maiúsculo passam mais a impressão que você está gritando.
  • Imagens: Mantenha o e-mail simples, não fique colocando imagens no fundo do e-mail para ilustrar. Como dito mostre seriedade com seu prospect.

4 – Último Parágrafo

No último paragrafo tente deixar agendado um próximo compromisso. Se fizer sentido peça o telefone do seu contato, ou confirme o número do telefone do mesmo caso você o tenha e tenha conseguido o telefone uma fonte aberta e segura.

É sempre interessante deixar o relacionamento entre você e seu prospect em aberto.

5 – Assinatura do E-mail

Depois de escrever o corpo do seu e-mail para mostrar como você pode ajudar seu potencial cliente a resolver alguma necessidade que ele tenha, você deve escrever a sua assinatura.

Esta é uma parte do corpo do e-mail que as pessoas geralmente esquecem e não tratam com o mesmo grau de relevância que as outras. As regras de palavra spam, texto com formatações, imagens, palavras ou frases em maiúsculo devem ser seguidas e aplicada aqui também.

Os filtro de spam analisam todo e qualquer texto que vai com seu e-mail e como a assinatura faz parte do seu e-mail, os filtros irão analisar e procurar por brechas que possam classificar seu e-mail como spam.

Coloque seu nome, seu telefone, o nome da sua empresa e mais alguma informação que você ache realmente importante. Não escreva um texto, coloque realmente só o que será importante ser lido pelo seu destinatário.

6 – Conta de E-mail

Este é o ponto que a maioria das pessoas não levam em consideração. A sua conta de e-mail pode fazer com que seu seja classificado como spam e também que seu e-mail não seja aberto. Sabe porque? Pela palavras que forma a sua conta de email.

Se você receber um email de um remetente que seja: comercial@pcontrol.com.br, qual a primeira coisa que lhe vem a cabeça? Ou até mesmo orcamento@pcontrol.com.br, vendas@pcontrol.com.br ou financeiro@pcontrol.com.br, pois é todas as palavras que vem antes do @ devem ser pensadas pois irão fazer com que se prospect associe com algo.

O mais simples e ideal é colocar o nome do remetente como por exemplo: mauricio@pcontrol.com.br, ou roberto.carlos@pcontrol.com.br ou anapaula@pcontrol.com.br, fica mais “humano” colocar nome de pessoas, quando você recebe um e-mail e vê que a conta é referente a um nome de pessoa automaticamente já lhe passa mais segurança e confiança em abrir.

Conclusão

Depois de ler este artigo você tem o conhecimento profundo dos principais pontos que fazem com o que um e-mail vá para spam e como fazer com que seu e-mail seja aberto e respondido.

Devemos sim investir tempo na criação do assunto, corpo do e-mail, assinatura e etc para que os resultados sejam gradativos.

Escrever e-mails de prospecção é uma estratégia altamente eficaz que trará ótimos resultados para você e sua empresa com o passar do tempo.

Como Email NÃO cair no Spam [Análise E-mail SPAM]
Assunto do E-mail: Emails de Prospecção que Chamam Atenção

Atualmente me dedico ao desenvolvimento de uma plataforma online chamada Pcontrol. O Pcontrol é uma plataforma completa para gestão de vendas e prospecção automática de novos clientes. Além de participar integralmente do desenvolvimento da plataforma, também participo da equipe de ciência de dados onde eu ajudo a desenvolver fórmulas para a identificação de padrões, geração de recomendações e previsões.