O Gerador de Leads B2B do Pcontrol não para de evoluir. A nova versão do gerador chamada de Foxhound traz diversas novidades na ferramenta de prospecção de contatos de empresas.
Nossos robôs foram turbinados com 7 novas funções para que a captura de leads b2b continue com máximo de qualidade e precisão. Mas claro, sempre mantendo a simplicidade para o usuário na hora de utilizar cada recurso.
Da mesma forma que a versão 1.0, o conceito da nova versão do gerador de leads leva o nome de um cão de caça. Desta vez a raça escolhida foi Foxhound Americano.
A analogia com o cão de caça é feita pois os robôs do Pcontrol são treinados para encontrar os melhores contatos de empresas para você e sua equipe de vendas.
Assim como um cão da raça Foxhound Americano, os robôs de prospecção do Pcontrol são precisos na hora capturar uma presa, ou melhor, um lead.
Neste artigo você terá acesso a todos os detalhes das melhorias da ferramenta. Colocamos todas as características da versão 1.0 do gerador de leads para que você possa ver a evolução do nosso gerador. Mas se você preferir ir direto aos detalhes da nova versão Foxhound, é só clicar aqui.
Caso você ainda não conheça o Pcontrol, sugerimos que você siga os 3 tópicos sugeridos abaixo:
O que é o Pcontrol?
O Pcontrol é uma plataforma para gestão de vendas e geração de leads qualificados.
Com o Pcontrol você e toda sua equipe de vendas terão acesso a recursos que vão desde a captura de novos contatos para abastecer sua equipe de vendedores, automação de envio de e-mails pela ferramenta de fluxo de cadência de e-mails para iniciar o relacionamento com seus potenciais clientes, gestão das negociações através do CRM de vendas com funil de vendas até o mapeamento do perfil do seu cliente ideal.
Os 4 pontos citados acima formam o que chamamos de “Ciclo Pcontrol”. Clique aqui para entender melhor como este conceito funciona e como ele pode ajudar você e sua equipe comercial a aumentarem as vendas da sua empresa.
Nossa missão é solucionar o problema das empresas que precisam encontrar novos clientes todos os dias.
Mas o que significa leads B2B?
Um lead é um potencial cliente representado por uma ou mais informações como, o endereço de e-mail, nome, número de telefone, cargo, etc. Ou seja, um lead é uma pista ou um dado relacionado à uma pessoa.
Quando trazemos este conceito para o mercado B2B significa que este potencial cliente é representado pelo nome da empresa, cargo ocupado, nível de senioridade, setor de mercado, área de atuação da empresa, ano de fundação e etc.
Como gerar leads B2B com o Pcontrol?
A geração de leads do Pcontrol é realizada através dos robôs de prospecção. Por padrão cada conta ativada vem por padrão com 3 robôs, porém mais robôs podem ser adicionados quando necessário.
Os robôs de prospecção de leads buscam em toda internet por empresas que atendam o perfil traçado na hora de criação dos mesmos.
O filtro de segmentação possui mais de 10 critérios como: setor de mercado, área de atuação (CNAE), localização, tempo de atuação, capital social, empresa optante pelo simples, porte e etc.
Tudo para que os robôs sejam precisos na hora de buscar por um novo cliente para você.
O que são os robôs de prospecção de leads B2B?
Os robôs de prospecção de leads b2b são pequenos “sistemas” desenvolvidos para coletar os dados de diversos sites por toda internet. Estes robôs seguem os critérios definidos na criação do perfil das empresas, aumentando consideravelmente o nível de assertividade dos dados coletados.
Os robôs do Pcontrol buscam contatos de empresas 24 horas por dia 7 dias por semana. Não há descanso! Uma vez criados eles irão trabalhar de forma continua buscando sempre os melhores contatos de empresa para você e sua equipe comercial.
Todo contato de empresa que nossos robôs encontrarem que sigam os perfis traçados serão entregues para você com o máximo de informações possível.
Gerador de Leads 1.0 – Whippet
A versão Whippet foi lança em julho de 2018. Como sabemos o oxigênio de qualquer empresa são os clientes. Sem clientes uma empresa morre.
Desta forma conseguir novos clientes todos os dias é o desafio de toda empresa, afinal para que uma empresa esteja sempre saudável ela precisa de novos assinantes, novos usuários, novos segurados, enfim, novos clientes todos os dias.
Pensando neste desafio desenvolvemos a ferramenta de geração de leads dentro do Pcontrol.
Como todo e qualquer recurso desenvolvido para a plataforma nosso gerador de leads é de fácil utilização.
O Pcontrol foi criado para ajudar os vendedores, não para atrapalhá-los com mais processos internos.
Nosso principal objetivo é e sempre será a simplicidade das nossas ferramentas de vendas e nosso gerador de leads B2B não é diferente.
O grande diferencial do gerador de leads do Pcontrol é que ele trabalha de forma segmentada. Através de diversos filtros você pode segmentar o perfil de empresas que você quer que os robôs de prospecção usem como base de captura.
Para saber mais sobre a raça de cão de caça Whippet, clique aqui.
Se em sua carteira de clientes existem diversos clientes que são por exemplo empresas de grande porte, que estão em atividade há mais 10 anos e estão localizados em São Paulo, você pode cadastrar estes exatos critérios para que o Pcontrol encontre mais destas empresas. Simples assim.
Seguem abaixo os 10 principais recursos do gerador de lead 1.0 Whippet:
1 – Volume de Dados das Empresa
Entregar apenas o nome fantasia, razão social, e-mails e telefones das empresas não é o suficiente. O gerador de leads tem como objetivo entregar o máximo de dado relacionados a cada empresa. Alguns dados entregues são:
Nome fantasia, razão social, localização completa, e-mails, telefones, nome dos sócios, cargo de cada sócio, capital social, segmento de mercado, atividade econômica (CNAE), tempo de atuação, empresa matriz ou filial, optante pelo simples nacional, porte, natureza jurídica e etc.
Os robôs irão procurar em toda internet o máximo de dados válidos relacionados a cada empresa para ajudar você a entender melhor sobre seu potencial cliente e para facilitar o primeiro contato com o mesmo.
2 – Segmentação do Perfil das Empresas
Como falamos, o grande diferencial do gerador de leads B2B do Pcontrol é a segmentação.
Você informa aos robôs quais os perfil de empresas que você quer. O filtro de segmentação possui vários critérios para que você deixe os robôs com o máximo de precisão possível.
Os principais critérios do filtro são:
- Segmento de Mercado
- Estado
- Cidade
- Tempo Atuação
- Capital Social
- Matrizes/Filiais
- MEI
- Opção pelo Simples
- Porte
- Palavra Chave
- Palavra Negativa
- etc
Acredito que chamou a atenção ou gerou alguma dúvida sobre os critérios palavra chave e palavra negativa. Vamos explicá-los nos tópicos abaixo.
3 – Média de 3.000 Contatos B2B por mês
Definitivamente um fator muito importe que tínhamos em mente na hora do desenvolvimento da ferramenta era a quantidade de contatos entregues.
Sabemos que a quantidade deveria ser alta, este era um fator intocável deste os primeiras conversas. Mas quantos contatos devem ser entregues para que os vendedores sejam abastecidos mas por outro lado leads não sejam desperdiçados?
Depois de muitos estudos, conversas com nossos clientes, análises e cálculos chegamos a uma conclusão. Cada robô precisa entregar uma média 1.000 contatos. Entretanto há casos em que cada robô pode entregar um média 1.500 leads todos os meses.
Estamos falando de um número aproximado de 4.500 contatos mês, já que por padrão o Pcontrol vem com 3 robôs disponíveis.
Este número pode oscilar devido a outros critérios como a segmentação realizada (quanto mais segmentado o perfil das empresas, naturalmente a quantidade existente diminui e consequentemente a entrega dos robôs também), a frequência de contatos enviados ao funil de vendas, a quantidade de interações com as empresas também são outros critérios que influenciam.
Teremos um tópico abaixo explicando como o reforço no gerador de leads funciona.
4 – Integração com o Funil de Vendas e com o Fluxo de Cadência de E-mails
Quando um robôs entrega uma remessa de contatos para você, eles são colocamos nos que chamas de lista de oportunidades. Nesta tela você pode fazer a primeira validação, de forma manual mesmo.
Você pode excluir alguns contatos que você identifica que por algum motivo não terá continuidade e também poderá complementar alguns dados que você tenha. Após esta validação você poderá iniciar o relacionamento com seus novos potenciais clientes.
Através do fluxo de cadência de e-mail você pode criar uma cadência de e-mails relacionada aos contatos vindos do gerador de leads. Ou seja, para cada contato encontrado, o Pcontrol já envia um e-mail iniciando a relação entre você e este novo cliente.
Temos uma artigo onde explicamos como o fluxo de cadência de e-mails do Pcontrol funciona.
Para que um vendedor possa negociar com um potencial cliente é necessário que o mesmo esteja em seu funil de vendas.
Por isso através da lista de oportunidade é possível encaminhar um novo contato diretamente para o funil de vendas de um determinado vendedor da sua equipe comercial.
5 – Score das Informações da Empresa
Existem 5 campos chave que determinam o score (pontuação) de uma empresa. Estes campos são:
- CNPJ
- E-mails
- Telefone
- Sócios
- Site (a partir da versão 2.0)
Em suma o intuito do score é apontar quais são os melhores contatos para que você inicie uma negociação hoje.
Este são os 5 principais campos buscados pelos robôs através deles fica muito mais fácil de encontrar mais informações de cada empresa (mesmo de forma manual) e principalmente de entrar em contato.
6 – Busca pelos Sócios
Um dos recurso mais solicitados pelos usuários foi o nome e cargo dos sócios das empresas. Dessa forma nossos robôs vão atrás destas informações pela internet.
Uma vez capturadas elas passam por um processo de validação para termos certeza que estas informações estão atualizadas.
Lembrando sempre que seguimos a lei de privacidade da internet, consultamos exclusivamente dados abertos que estão disponíveis por fontes confiáveis e que atendam a todas leis.
7 – Palavra-Chave
É um termo que você faz questão que apareça nos dados da empresa. Para contextualizar vamos usar por exemplo o termo “academia”.
Colocando esta palavra-chave, os robôs irão priorizar empresas que tenham este termo em seu nome fantasia, razão social ou outros dados. Ou seja, para cada empresa encontrar os robôs irão validar os dados da empresa com a palavra chave.
8 – Palavra-Negativa
A palavra-negativa é simplesmente o contrário da palavra chave. Quando um termo é cadastrado como palavra negativa nossos robôs não irão priorizar empresas que tenham este termo em seus dados.
Por exemplo, se você cadastrar o termo perfumaria como palavra negativa, os robôs irão verificar se na empresa encontrada o nome fantasia, razão social ou os outros dados da empresa o termo está presente, uma vez encontrado na empresa esta será ignorada pelos robôs.
9 – Controle de Blacklist
Blacklist ou Lista Negra, é literalmente uma lista de informações que não são permitidas a realizarem determinada ação ou tarefa. No caso do robôs de prospecção, eles não podem trazer mais (ou não devem priorizar) empresas com o perfil das empresas cadastradas na blacklist do Pcontrol.
Para cadastrar ou enviar uma empresa para blacklist é simples, basta excluir esta empresa da tela lista de oportunidades.
10 – Reforço no Gerador de Leads
Sob o mesmo ponto de vista da blacklist temos o reforço no gerador de leads. Este recurso intensifica o perfil das empresas buscadas e também o número médio de empresas buscadas mensalmente.
Existem diversos critérios que influenciam, podemos dizer que cada detalhes realizado na plataforma tem um impacto. Vamos aos principais:
- Score das empresas
- Encaminhamento ao funil de vendas
- Interação com a negociação
- Movimentação no funil de vendas
- Complemento dos dados das empresas
- Ganho ou Perda da negociação
- Entre outros
Gerador de Leads 2.0 – Foxhound
No dia 01 de agosto de 2019 foi lançado oficialmente a versão 2.0 do gerador de leads B2B do Pcontrol.
Ao longo de um ano conversando e coletando feedback de nossos clientes listamos diversas sugestões sobre os pontos positivos e negativos da versão 1.0 Whippet.
Selecionamos as 7 principais sugestões e as transformamos em aprimoramentos dos recursos da versão 1.0 e em novos recursos para a versão 2.0 da ferramenta.
Todos estes novos recursos irão turbinar a qualidade e o volume de dados relacionado a cada empresa que nossos robôs de captura de contatos encontrar.
Seguem abaixo os 7 novos recursos adicionados à versão 2.0 do gerador de leads do Pcontrol:
1 – Mais Fontes de Coleta de Dados
Os robôs de prospecção de leads do Pcontrol ganharam mais fontes de informação para coletarem e analisarem os dados das empresas.
A partir dos dados primários das empresas os robôs vãos atrás de mais dados como: e-mails, telefones, nome e cargos dos sócios e etc.
Vale sempre lembrar que seguimos a lei da privacidade da internet, isto é, nossos robôs só acessam sites com dados públicos.
2 – Segmentação Refinada
O filtro de segmentação para criação do perfil das empresas a serem capturadas também foi aprimorado.
Novos critérios como bairro, natureza jurídica e empresa optante pelo simples foram adicionados para refinar ainda mais a assertividade das empresas buscadas.
Afinal, quanto mais assertivo for o perfil das empresas maior é a chance de fechamento da venda.
3 – Site da Empresa
Por si só os robôs do Pcontrol já buscam o site das empresas, porém este é um dos dados mais difíceis, já que o site nem sempre tem muita relação direta com o nome fantasia ou razão social.
Seguindo sugestões de vários clientes, adicionamos a opção de cadastro manual do site na tela de lista de oportunidades.
Este recurso ajudará muito o Pcontrol a otimizar o tempo de busca de outras dezenas de informações.
Então de hoje em diante adicionar o site da empresa pode fazer com que mais dados sejam encontrados e até 3 vezes mais rápido em relação as empresas com site não preenchido.
4 – E-mail Score
Certamente um dos principais novos recursos da ferramenta de geração de leads é o e-mail score.
Como você sabe o Pcontrol já possui um lead score no funil de vendas e agora temos também um score para cada e-mail encontrado.
Imagine que para cada empresa os robôs podem e encontrar 2, 3, 5, 10, 15 e-mails. Agora qual é o melhor e-mail? Ou qual é o e-mail com maior chance de não ir para o lixo eletrônico (spam)?
Através de diversos dados analisados, nosso robôs determinam o score para cada e-mail encontrado. Com este número você pode priorizar para qual e-mail você irá interagir com seu potencial cliente.
5 – E-mails Ilimitados por Empresa
Por consequência de ter adicionado mais fontes de coletas de dados o número de e-mail encontrados também aumentou.
Com o propósito de não perder nenhum lead, os robôs do Pcontrol coletam todos os e-mail relacionados as empresas. Ou seja, se o Pcontrol encontrar 10, 15, 20 ou mais e-mails relacionados à uma determinada empresa ele irá te entregar todos para você!
Além disso, como dito no tópico acima o score de cada e-mail é calculado com a finalidade de ajudar a priorizar a melhor opção de contato.
Então o critério de qual conta de e-mail utilizar é todo seu.
6 – Blacklist 2.0
A blacklist também foi aprimorada. Caso os robôs encontrem algumas empresa fora do perfil desejado, no ato de exclusão via lista de oportunidades as mesmas são enviadas uma lista para que empresas com estas mesmas características sejam evitadas pelos robôs de prospecção.
Contudo os robôs só irão evitar estes perfis caso o estas empresas excluídas sejam recorrentes.
Esta regra foi adicionada à nova versão para não causar uma anulação de perfil caso algumas empresas sejam excluídas por engano ou por outros motivos.
7 – Enriquecimento de Lista de Clientes
Ao lado de e-mail score outro recurso que irá turbinar a produtividade da sua equipe de vendas é o enriquecimento de lista de clientes.
Mesmo que você já tenha uma carteira de clientes você pode importá-la no Pcontrol para que os dados sejam atualizados e complementados.
Por exemplo, quando faz o upload através de uma planilha com os dados dos seus clientes, o Pcontrol irá buscar todos os e-mails destas empresas (caso o site seja preenchido), todos os sócios e seus respectivos cargos, telefones, irá validar se a empresa ainda está ativa e todos os demais dados que os robôs conseguirem encontrar para você. Legal né!?
Vídeo de Demonstração do Gerador de Leads B2B Foxhound
Conclusão
Como dito no primeiro parágrafo deste artigo o Pcontrol não para de evoluir e posso afirmar que muitos outros recursos já estão sendo analisados e preparados para futuras atualizações.
Nosso objetivo sempre será entregar as melhores ferramentas para ajudar o profissional de vendas a ganhar produtividade em seu dia. Ou seja, queremos que o vendedor tenha as ferramentas de vendas certas para que ele foque no que sabe fazer de melhor, isto é, vender.
Por isso o Pcontrol continuará evoluindo junto as melhores tecnologias do mercado para que a otimização do trabalho e tempo de cada profissional seja possível.
A nova versão do gerador de leads Foxhound não seria possível sem o feedback de nossos clientes. Cada detalhe, ideia, sugestão passada é sempre analisada e levada a frente para que o Pcontrol atenda cada necessidade.
Se você ficou curioso e deseja conhecer mais sobre a raça de cão de caça Foxhound Americano, clique aqui.
Toda equipe Pcontrol agradece as sugestão dos clientes e temos a dizer que o Pcontrol nasceu e continuá crescendo para ajudar todos os vendedores do mundo a venderem mais e mais todos os dias.