Você já ficou perdido sem saber por que você vendeu menos de um mês para o outro?
Sem saber o que você fez de diferente pra que o resultado muda-se para mais ou pra menos?

Neste artigo, eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre KPIs de vendas e como utilizar.

 

 

 

O que são KPIs de vendas?

Os KPIs (key performance indicators ou indicadores chave de desempenho). Servem para identificar a causa dos resultados. Em vendas serve para saber por que vendeu mais ou menos que no período analisado.

Assim, ficará muito mais fácil corrigir os erros e aumentar os resultados positivos.

Qual a diferença entre KPIs e Metas

Muita gente confunde KPI com métrica. A métrica é o objetivo a ser atingido, enquanto o KPI é o detalhamento que levou até o resultado final. Seja a meta atingida ou não.

Resumindo, com os KPIs você vai saber o que fazer para chegar até a meta no menor tempo possível. Não importa como você vende. Não importa para quem você vende muito menos o que vende.

Qualquer pessoa que trabalhe em vendas precisa ter indicadores de resultado no funil de vendas. Funil de vendas cheio de negociações pode ser um grande problema se não houver acompanhamento.

Exemplos de KPIs de vendas ou Indicadores de Vendas que você deve utilizar

1° Motivo de Perda

O que leva o seu cliente a desistir de comprar de você? Sabendo isso você poderá agir antes de perder uma negociação. Menos perdas = Mais venda

2° Perfil detalhado do Cliente (B2b ou B2b)

Saber quem é o seu cliente é um dos fundamentos para uma boa abordagem , para uma boa negociação. Isso vale também como indicador de resultado. Se você vende para empresas, b2b, você precisa saber para quais tipos de empresa está vendendo e quem é o tomador de decisão.

Nas vendas para o consumidor final, B2c, é a mesma coisa. O endereço, ocupação, estilo de vida. No Pcontrol você consegue saber até mesmo o perfil de compra do seu cliente, Score, etc.

3° Quantidade / Tempo das Atividades

Quantas ligações são necessárias para uma venda?
Quantos emails foram enviados para cada cliente que comprou?
Quanto tempo ficou no telefone com cada cliente?

4° Taxa de Conversão

Vamos supor que a sua meta seja 50 vendas. No último mês você atingiu sua meta, fez as 50 vendas. Foram necessários 100 novas negociações para você conseguir atingir sua meta. Então a sua taxa de conversão é de 50%. É importante ficar de olho na taxa de conversão pra não desperdiçar energia e dinheiro com ações que não geram resultado.

Existem muitos outros KPIs que você pode utilizar.

O Pcontrol é um CRM que gera KPIs em tempo real para que você vendedor(a) não precise perder tempo preenchendo planilhas.
Se você é gestor, vai poder acompanhar em tempo real o resultado de toda a equipe, e o melhor é que não tem custo, o CRM com os indicadores de vendas, indicadores de prospecção tudo de graça.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.