Quando a falamos de erros na prospecção por e-mail, podemos notar que, 90% das pessoas e empresas que chegam na Pcontrol questionam:
Ah! Mas comigo não funciona atender e prospectar por e-mails, nos meus segmentos nunca dão certo.
Essas pessoas e empresas acabam cometendo os mesmos erros.
Erros na prospecção por e-mail
Quem nunca errou na hora de fazer uma prospecção de clientes? Seja por telefone, pessoalmente e até mesmo por e-mail? Hoje listaremos aqui os três principais erros na prospecção de clientes por e-mail que impactam diretamente nos resultados. ⠀
Erro #1 – A quem possa Interessar
O Primeiro erro é o clássico “A quem possa interessar”.
Algumas pessoas tem a péssima ideia de ao criar o e-mail de prospecção, ao invés de direciona-lo para algum cargo ou para alguém específico dentro de sua empresa, opta por marcar nas configurações “A quem possa interessar”.
O que acontece quando se marca essa opção no e-mail?
Resumidamente, ninguém vai se interessar ou simplesmente ninguém vai dar sequência ao e-mail, sendo assim haverá um retorno baixíssimo e talvez até nulo.
Mesmo que sejam enviados mil ou 100 mil e-mails de prospecção, nenhum deles terá um retorno significativo. O ideal é ser objetivo e direcionar contatos.
Exemplo, se você quer falar com pagamento de compra, deixe claro que o motivo do contato é para falar com o departamento de compras.
Ou seja, não coloque a opção “A quem possa interessar”, muito menos coloque “para nossos possíveis clientes”, pois isso vai dificultar e prejudicar o resultado do e-mail, então quanto mais assertivo e direto for, melhor.
Erro #2 – Enviar Catálogos e Promoções já no primeiro contato
Enviar logo de cara um catálogo, alguma promoção, um flyer ou uma apresentação da empresa, sem sombra de dúvidas não funciona, e é um dos maiores erros na prospecção por e-mail.
O pior de tudo é, isso só serve para mandar o seu e-mail para o lixo eletrônico e fazer com que não seja entregue. A maioria dos servidores são programados para evitar que você encaminhe e-mail em massa com arquivos em anexo.
Muitas pessoas usam isso para o mal, logo, os servidores estão preparados para que o e-mail seja barrado logo na⠀ primeira tentativa de entrada, então o e-mail nem será entregue,.
Não se deve enviar logo de cara um catálogo, promoção ou planilha em anexo, pois dará errado logo de cara.
Como fazer para encaminhar um catálogo ou promoção sem afetar a prospecção por email?⠀
Se for inevitável mandar um anexo para o cliente, ou caso contrário você não vai vender em hipótese alguma, deixe para enviar assim que você já tiver iniciado um relacionamento com ele, seja no segundo, terceiro ou quarto e-mail.
O indicado é que o cliente responda a sua solicitação de contato primeiro.
Uma vez que o cliente respondeu para você, gera uma conexão de de ida e volta permitindo e facilitando que você envie um anexo sem correr o risco de cair no lixo eletrônico.
Ou seja, quanto mais estratégico seu e-mail for, melhor e mais resultados ele terá.
Erro #3 – Não ter uma chamada para ação (Call to Action)
A chamada para ação, ou que chamamos de Call to Action, realmente é eficiente, e muitos nem se preocupam em coloca-la. Pode-se notar uma diferença de quando não a coloca para quando a coloca.
Como NÃO usar o Call to Action (CTA)?
Não se usa o famoso “Me avise se tiver interesse”, isso não é uma chamada para ação.
Muito menos o “Entre em contato se tiver interesse” pois sabemos que muitos não vão entrar em contato.
Isso é perder tempo, ou seja, é jogar fora uma possível oportunidade de venda.
Como usar o CTA?
Seja objetivo, abaixo temos alguns exemplo;
- Posso te ligar na próxima segunda?
- Gostaria de receber um e-mail com mais informações?
- O que acha de eu te passar um infográfico?
- Consegue analisar alguns depoimentos de alguns clientes? E falar sobre seu pedido na sequência?
Resumidamente, é quando se coloca alguma ação para o cliente, para que o mesmo execute alguma atitude como, confirmar uma ligação ou confirmar uma demonstração do seu produto.
Então quanto mais direto e objetivo você mais resultado você terá.
Dica Bônus: Cuidado com o Assunto do E-mail de Prospecção
O Assunto não é necessariamente um erro, pois não está inserido no corpo do e-mail, mas também afeta os resultados.
Ter cuidado com um assunto que se coloca é importante, pois se o assunto não for bom, não adianta você ter um baita conteúdo porque muitos não irão nem abrir.
Deve-se pensar o seguinte, o seu e-mail não é o único, o seu cliente recebe 50 ou até 60 e-mails por dia de alguém tentando vender uma coisa.
Se você não se destacar no meio da multidão, ele não vai nem abrir o seu e-mail, por isso prestar atenção no assunto é indispensável.
Clique Aqui e veja exemplos de assuntos que chamam a atenção e geram altas taxas de abertura e cliques em e-mails.
Conclusão
Erros na prospecção por e-mail são comuns, e as vezes passam despercebidos.
É de extrema importância que exista uma cadência de e-mail bem estruturada. Deve-se colocar uma atenção especial nos detalhes para que o resultado seja eficiente e supre expectativas.
Desenvolver um conteúdo incrível não é o suficiente, para ter um retorno desejado de abertura e cliques, é preciso estar ciente de algumas ações importantes para uma boa performance de Marketing Digital.