Um dos clientes do Pcontrol comentou que, no passado ele fez uma mudança de software de gestão do RP que ele usava, e aquela mudança foi muito difícil, porque demorou para a equipe engrenar e entender que aquela mudança era essencial para o bem de todos.
Quer saber quais são as três dicas de como implementar um software novo na empresa? Continue lendo esse artigo.
#01 – Quais os benefícios financeiros?
A primeira coisa que você gestor ou vendedor precisa fazer é apresentar a recomendação de quais são os benefícios⠀ financeiros esse software vai trazer.
Se você é vendedor e precisa convencer o seu gestor, qual que é o benefício financeiro para empresa? Ou se você é gestor precisa convencer sua equipe comercial ou de atendimento, o que que eles vão ganhar com essa mudança?
Vai ser uma melhoria? Eles vão vender mais? Onde exatamente vai ser afetado positivamente financeiramente o trabalho daquela equipe?
Por exemplo: No caso do Pcontrol, você vai poder evitar o trabalho manual de prospecção, e isso vai gerar para você⠀ um volume de novos contatos de clientes todos os dias, e consequentemente pode virar vendas todos os dias.
#02 – Quais os benefícios na Produtividade?
Produtividade, não é um relatório, e sim você mostrar que realmente aquela equipe vai ter menos trabalho ao implementar um sistema novo, e isso faz toda a diferença na hora do comprometimento.
Fica muito mais fácil implementar um software quando existe esse entendimento.
Na maioria das vezes, demora acontecer porque, quem está implementando o novo software foca apenas em características, benefícios e vantagens para empresas, e é importante destacar com que o usuário vai ser beneficiado também.
Afinal de contas, empresas são feitas de pessoas, e se as pessoas se engajam com aquilo que você está propondo vai ter muito mais resultado de forma geral, bom para todo mundo.
#03 – Respeite o tempo de aprendizado de cada colaborador
As pessoas são diferentes e singulares e cada uma tem um tempo de evolução, tempo de entendimento diferente das outras.
Existem empresas que deixaram de usar softwares de mercados muito bom, por uma questão de não respeitar o tempo de aprendizado da equipe, querendo que de repente a equipe tenha entendimento de um software, em um tempo que não era viável.
Consequentemente, quando um gestor acaba cobrando excessivamente um colaborador, gera um desgaste, e esse desgaste acaba gerando meio que uma birra do usuário porque⠀ninguém gosta de ser cobrada por algo que é difícil de usar.
Essa curva de aprendizagem às vezes demora um pouco, mais para algumas pessoas isso é natural.