Inteligência de mercado é, coletar dados sobre seus clientes e transformar estes dados em informações que podem ser utilizadas diretamente nas vendas, marketing, lançamento de produtos e etc.
O que é possível com a Inteligência de mercado?
É possível prever tendências e comportamentos dos seus clientes, além de, saber as ações que eles irão tomar e no que eles podem se interessar depois de ter comprado um determinado produto.
Você consegue também prever qual delas vai funcionar melhor e tudo isso é possível com a inteligência de mercado.
A inteligência de mercado é a coleta de informações e dados para gerar insights e poder usar isso nas ações de vendas, de marketing, lançamentos de produtos ou como você preferir.
Como devo utilizar a inteligência de mercado em minha empresa?
Você pode reparar que, todas as grandes empresas do mercado (Amazon, Apple, Google, Facebook e etc) fazem coleta de informações a todo tempo.
Tudo isso, é para entender o comportamento dos consumidores e poder lançar novos aplicativos, novas campanhas, otimizar e faturar mais.
O grande detalhe é, se os grandes já usam isso, por que você pequena empresa ainda não usa essas informações ao seu favor?
Você pode e deve começar a utilizar isso, é muito mais fácil do que parece.
Para você, que usa o CRM de Vendas do Pcontrol, ele já faz a coleta de informações para montar para a sua inteligência de mercado e gerar insights para você que gera análises em tempo real sobre seu público alvo.
- Por que o cliente compra?
- Quando o cliente compra?
- Qual o ticket médio?
- O que faz ele não comprar?
- Qual a característica principal daquele consumidor?
A maior importância disso é que, você pode ser muito mais assertivo nas suas vendas, ou seja, encurtar o tempo de negociação que tem com o cliente.
Se você vai fazer algum anúncio, e usa o gerador de leads para fazer prospecção, você consegue saber exatamente quem é o seu público alvo.
5 Vantagens da Inteligência de Mercado para Pequenas Empresas
Quer saber como vender mais gastando menos?
Então preste muita atenção nesse conteúdo, pois falaremos para você quais as reais vantagens que a inteligência de mercado pode gerar para pequenas empresas de qualquer segmento.
Seja varejo, alimentação, marketing, indústria, etc.
1 – Você sairá na frente da concorrência
Você sairá na frente da concorrência se começar a utilizar hoje mesmo as informações do seu público alvo e do que acontece na sua empresa para tomar decisões.
As grandes empresas possuem departamentos que atuam exclusivamente com inteligência de mercado, pois sabem que isso fará eles faturarem muito mais.
E você ainda vai ficar perdendo tempo?
2 – 100% das informações são sobre a sua empresa ou produto
Cuidado quando você utiliza informações de outras empresas para tomar decisões. Mesmo que sejam do mesmo segmento, cada empresa tem suas particularidades e isso deve ser respeitado.
Tomar decisões baseadas apenas na realidade de outras empresas pode custar caro e prejudicar o futuro da sua empresa.
3 – Ter estratégias de marketing muito mais assertivas
Utilizando inteligência de mercado para criar suas estratégias de marketing você terá ações muito mais assertivas e que ajudarão a vender mais com menos investimento.
Leia também – Estratégia de Vendas: Como Preparar e Acelerar Suas Vendas?
4 – Você conseguirá fazer a sua empresa crescer
Tem muita empresa que se esforça, tem uma equipe engajada e mesmo assim não cresce por não saber para onde deve direcionar seus esforços.
A inteligência de Mercado clareia o caminho para o crescimento saudável de qualquer empresa.
5 – É fácil de começar a implementar
Se tudo isso que eu falei fez sentido para você então prepare-se que agora vem uma ótima notícia.
Você pode começar a utilizar a inteligência de mercado hoje mesmo e de graça. É provável até que você tenha e utilize e nem saiba disso.
Por exemplo, com um CRM de vendas você poderá ter todas as informações necessárias para gerar informações precisas que ajudarão sua empresa a saber exatamente o que acontece em cada fase da jornada de compra de um cliente.
Conclusão
Inteligência de mercado é a coleta de informações práticas para você usar no seu dia a dia nas suas estratégias. Isso é extremamente importante para quem quer crescer e vender mais.⠀
Se você ainda não tem um CRM para acompanhar suas vendas, clique aqui para você fazer o cadastro gratuito no Pcontrol e começar a gerar suas análises em tempo real.
O melhor de tudo é que você ainda vai poder contar com a nossa equipe para ajudar você a ter o melhor resultado e as melhores analises.⠀