Qual o seu diferencial como vendedor? Se você quando ouve essa pergunta, logo já responde “ Ah, tenho um ótimo atendimento e um excelente preço” sinto lhe desapontar, mas você está ERRADO.
Preço justo e atendimento de qualidade excepcional é o mínimo que você pode prestar para o seu cliente, ele não espera nada diferente disso.
Você deve sim ter um preço justo e claro, ter um ótimo atendimento, mas então você está ali na média e não tem diferencial.
Hoje iremos te mostrar como encontrar o seu diferencial competitivo no mercado.
Como encontrar o diferencial como vendedor?
Tem que partir sempre do princípio de qual é o problema que você resolve.
A partir disso é que você começa a se destacar e a colocar diferenciais na solução desse problema.
Um exemplo de um produto que é praticamente uma commodities para a maioria das empresas: Contabilidade.
Tem muitas empresas de contabilidade no mercado, e a grande maioria presta exatamente um serviço igual faziam no século passado, simplesmente emitem o imposto e mandam para o cliente, e o cliente quando não paga é que tem um problema. Ou seja, ele quem é prejudicado.
Mesmo sendo um trabalho que exige muita atenção e necessita ser livre de erros, acaba sendo algo cômodo.
Como se destacar no mercado de contabilidade então? Já que todos fazem praticamente a mesma coisa.
Aqui vão algumas dicas de como se destacar em um mercado onde todos fazem o mesmo. Lembre-se, você pode aplicar essas dicas a qualquer segmento.
01 – Forneça Networking entre seus Clientes
Faça intercâmbios entre os seus clientes. Coloque empresas que tenham sinergia e possam fazer negócios entre elas em contato. Isso é muito importante pois todas empresas querem fazer negócio e vender mais.
Todo mundo precisa vender mais, e qualquer empresa pode ser um elo entre ela e uma outra empresa.
E a pessoa que está no meio do caminho entre elas é que sabe as necessidades de cada segmento e pode ajudar colocando-as em contato pois isso faz muita diferença.
Networking vale ouro, quanto mais você movimenta o mercado, melhor é o seu posicionamento e também o seu diferencial.
02 – Seja fonte de informação
Seja alguém que presta um tipo de consultoria pro seu cliente, pois isso tem um peso que vale ouro tanto quanto network.
O certo é você ser uma fonte de informações e não dependa que o cliente sempre entre em contato com você quando tiver uma dúvida sobre uma lei ou mudança de regulamentação ou até mesmo uma mudança de mercado.
Tenha proatividade e forneça essas informações, pode ser por e-mail, infográfico ou até mesmo uma ligação, isso sim é um diferencial e agir a favor do cliente sem ficar esperando que o mesmo vá até você.
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03 – Acessibilidade
Tenha contato com o seu cliente e tenha disponibilidade. Quando ele te ligar, atenda, pois tem muita gente que não atende.
Exemplo: Forneça preparação e treinamento para os clientes que você atende. Pegue o celular e grave vídeos e monte conteúdos. Isso tem um peso muito positivo que quase ninguém faz.
Se você tiver uma informação valiosa, não irá te custar nada para você tornar isso um diferencial para você e compartilhar com seus clientes.
Conclusão
O diferencial é o que destaca você no mercado, quanto mais problemas você resolver para o seu cliente, melhor será para sua carreira.
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