AIDA

Sem sombra de dúvidas, o AIDA é uma das técnicas mais eficientes de vendas.

Com a utilização dessa técnica é possível sair do zero em vendas para resultados altamente positivos. Com o AIDA sendo bem aplicado qualquer pessoa pode ser o melhor vendedor de qualquer empresa.

Essa sigla foi criada há mais de 100 anos e até hoje você encontra a metodologia sendo aplicada em todos os lugares possíveis, desde e-commerce até negociações de alta complexidade.

O que é AIDA?

A.I.D.A é uma sigla que significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

De forma resumida, é a divisão do processo de compra de um cliente focado 100% no comportamento do consumidor.

Grande parte de todos métodos de venda possuem o AIDA, dificilmente se encontra algum processo de venda que não tenha esse termo inserido.

Desde a atenção, quando ele é impactado pela primeira vez (ATENÇÃO) e se torna um lead, até a conclusão da venda (AÇÃO).

Praticamente todas as outras técnicas de vendas são derivadas direta ou indiretamente do AIDA. Podemos dividir esse conceito em etapas.

Etapas do A.I.D.A

Atenção

Tudo começa por chamar atenção do cliente. 

É o momento em que você se destaca no meio da multidão, quando um consumidor descobre uma marca ou aquilo que ela oferece.

A atenção é a primeira impressão que você causa em seu cliente.

Não há nada melhor para chamar a atenção de alguém do que mostrar que você pode solucionar um problema, ou melhor, que o seu produto é a solução do problema daquela pessoa. 

O que você faz que pode ajudar diretamente?

Tenha essa pergunta sempre em sua mentes, pois, com isso você define o início uma relação com um possível cliente, de modo que, não seja apenas um interesse da sua parte em vender.

Interesse

Depois de chamar atenção do seu futuro cliente, você precisa agora despertar o interesse dele em saber mais sobre o que você tem a oferecer.

O que você tem que de alguma maneira possa ser relevante para o seu cliente?

Esse é o momento de destacar essa sua vantagem.

Para aumentar o interesse do seu cliente você pode destacar os pontos fortes que diferenciam você da concorrência.

Nesse momento o cliente começa a cogitar a ideia de compra, mas ainda precisa amadurecer.

Desejo

Esse é claramente o momento em que o cliente está saindo da fase inicial do processo de compras e seguindo para o fechamento.

Diferentemente do Interesse, o desejo é quando o cliente vira a chave mental e começa a preparar algo prático.

É quando o interesse passa a ser desejo em ter o que você oferece, seja um produto ou serviço.

Ele conhece sua marca, ele identificou que tem um problema real e agora precisa de uma solução. 

O problema nessa etapa é que talvez ainda não esteja claro que você tem a solução.

Por isso você deve torná-la irresistível!

Ação

Falta pouco para fechar a venda, vamos transformar o desejo do cliente em ação!

Nesta fase o cliente já está com a decisão tomada. Basta um pequeno empurrão para que ele efetue a compra de uma vez por todas.

Comece a aplicar o AIDA hoje mesmo nas suas vendas e veja como seus resultados vão melhorar.

Se você é vendedor e precisa de ajuda para vender ainda mais, clique aqui e entre em contato com nossa equipe.

Estamos à disposição para ajudá-lo.

Até mais!!

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