Se você depende exclusivamente do Facebook para gerar negócios prepare o seu coração. A nova leva de mudanças na segmentação dos anúncios da rede social acabou de ser divulgada e pode afetar (ainda mais) quem depende do player para gerar negócios.
O Facebook serve para muitas empresas e profissionais como uma das principais fontes de prospecção de clientes e divulgação de produtos. A possibilidade de investir pouco e impactar pessoas com alto nível de segmentação tornou mais democrática para que pequenos negócios impactem um grande número de pessoas e concorra com empresas maiores.
Porém os recentes casos de vazamento de dados e de manipulação de comportamento que vieram a tona em 2018 mudaram definitivamente a forma de trabalho do Facebook. Em 2018 a empresa já realizou várias mudanças como forma de prevenir que novos casos ocorram. Agora mais uma série de restrições e mudanças entrará em vigor.
As mudanças
O Facebook divulgou hoje 21/08/18 que, mais de 5 mil fatores de segmentação que estavam disponíveis para definição de público serão desativados.
Estas tags, segundo o Facebook, poderiam causar a discriminação de pessoas na plataforma durante a exibição de anúncios como por exemplo religião, etnia e gênero. A combinação de alguns fatores que possam indicar algum tipo de discriminação também será vetada.
A mudança começará na próxima semana nos E.U.A e logo será oficializada nos demais países.
O que você deve fazer
Comece quanto antes a diversificar as formas de divulgação (caso ainda não faça). Uma série de fatores tem mostrado que a hegemonia do Facebook está cada vez mais próxima do fim. Não o fim da plataforma em si, mas o grau de relevância e dependência que o mesmo impõem no mercado.
Há sempre novas possibilidades de impactar pessoas com alto grau de qualidade, basta que você conheça a fundo o perfil de seus clientes. Mapeie exatamente quem são e como são os perfis de consumidores da sua empresa e seja independente.
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É por uma boa causa
Por mais que possam parecer prejudiciais, as mudanças servirão também para que o mercado se adapte. As mudanças tornarão sim mais difíceis a segmentação de campanhas mas evitará que pessoas causem danos ou mesmo manipulem informações que possam causar ódio e discriminação.
Na mensagem divulgada diz que tais mudanças foram necessárias para cumprir com “o compromisso de proteger as pessoas de publicidade discriminatória em nossa plataforma”
Confira o Comunicado:
“Removendo algumas opções de Segmentação
Estamos empenhados em proteger as pessoas da publicidade discriminatória nas nossas plataformas. É por isso que estamos removendo mais de 5 mil opções de segmentação para ajudar a evitar o uso indevido. Embora essas opções tenham sido usadas de maneira legítima para alcançar pessoas interessadas em determinado produto ou serviço, acreditamos que minimizar o risco de abuso é mais importante. Isso inclui limitar a capacidade de os anunciantes excluírem públicos relacionados a atributos como etnia ou religião.
Expandir a educação do anunciante
Queremos ajudar a informar os anunciantes sobre suas obrigações de acordo com nossas políticas. Por mais de um ano, solicitamos aos anunciantes que identifiquemos a oferta de anúncios de habitação, emprego ou crédito para certificar a conformidade com nossa política de não discriminação. Nas próximas semanas, essa nova certificação será lançada gradualmente para todos os anunciantes dos EUA por meio da nossa ferramenta Gerenciador de anúncios. Os anunciantes deverão preencher esta certificação para continuar anunciando no Facebook. Projetamos essa educação em consulta com especialistas externos para destacar a diferença entre a segmentação de anúncios aceitável e a discriminação de anúncios.
Expandiremos isso para os anunciantes usando nossas outras ferramentas e APIs e as de outros países ao longo do tempo.”
O conteúdo completo (em inglês) está disponível neste Clicando AQUI.