Na hora de captar novos clientes, é necessário entender perfeitamente qual ação deve ser implementada, para que assim, os resultados sejam satisfatórios. Quando falamos da utilização de email para este fim, muitas pessoas acabam confundindo e-mail marketing com e-mail de prospecção.
O que é e-mail marketing?
Email marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.
O email marketing ainda é um dos canais mais potentes para alimentar sua base de leads, fomentar novas vendas e reativar clientes cadastrados.
Além disso, o alcance dessa ação é extremamente extenso. Quantas pessoas você conhece que não tem uma conta de email? Acredito que dá para contar nos dedos.
Quando utilizar o e-mail marketing?
O email marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens de ofertas e comerciais, ele pode ir muito além disso.
Perceba a grande oportunidade que o email marketing traz. Se você limitar a estratégia comercial, onde você apenas divulga e vende produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles. Sua estratégia de email deve estar focada em estreitar relacionamento com o cliente, nutrir e educar seus leads, promover seus conteúdos e vender.
O que é e-mail de prospecção?
Também conhecido como cold mail, o e-mail de prospecção pode ser visto como uma evolução da cold call. Tradicionalmente, a prospecção ativa era feita por meio do telefone, a partir de listas de contato. Logo, por definição, a cold call representava o primeiro contato com o lead. Dessa forma, o objetivo era apresentar seu produto para empresas que nunca haviam recebido qualquer tipo de contato de sua marca, até que alguém se engajasse e seguisse no processo de compra.
No caso do cold mail, a lógica é exatamente a mesma, porém com uso de email para fazer esse contato ao invés do telefone. Uma das principais diferenças entre o e-mail de prospecção para o e-mail marketing é que ele deve ser voltado ao lead. Não fale demais sobre seus produtos ou a história da empresa. O que importa para o futuro cliente é de que forma seu negócio pode resolver as dores de mercado dele.
Este email deve ser extremamente simples, fazendo com que o cliente consiga visualizar uma vida tendo o seu produto.
Quando utilizar o e-mail de prospecção?
O principal objetivo do Cold E-mail é despertar o interesse do lead em conhecer a empresa por meio de um e-mail rápido e direto, aplicando-se Gatilhos Mentais.
Este tipo de email deve ser utilizado na hora de prospectar, de encontrar possíveis interessados naquilo que você está oferecendo e levá-los a uma reunião de negociação.
O que fazer para aumentar a taxa de conversão dos seus e-mails?
Na hora de construir uma campanha de email os erros e desajustes são comuns, mesmo ao utilizar uma das melhores ferramentas de entrega de conteúdo e comunicação para leads e clientes. Mas você não precisa se conformar com não conseguir os resultados que deseja.
Confira algumas dicas:
Segmente seus contatos antes de disparar o e-mail
Segmentar seus contatos nada mais é do que identificar interesses e dores dos seus leads e agrupá-los por semelhança. Isso permite que você trate cada cliente, ou potencial cliente, de forma personalizada.
Personalize o assunto do seu e-mail
A personalização do assunto da mensagem é outro ponto muito importante para as taxas de conversão no e-mail. Isso porque ao fazer essa personalização, você consegue trabalhar interesse, relevância, reputação e emoções positivas, pontos que ajudam a levar o lead a abrir a sua mensagem.
Entregue o que prometeu
De nada adianta causar o interesse do lead pelo assunto de seu e-mail marketing, conseguindo que ele abra a mensagem em sua caixa de e-mail, mas frustrá-lo por não encontrar no conteúdo o que ele esperava.
Elabore um CTA atraente
O CTA (call-to-action) é o último passo para a conversão, por isso ele é peça-chave em sua estratégia de venda. Normalmente, o call-to-action — ou chamada para a ação, em português — é um botão que contém alguma instrução, como: faça o download ou inscreva-se já.
Automatize seus e-mails
Essa é uma das principais partes quando tratamos de e-mails, sendo eles para prospecção ou marketing. Nós sabemos que enviar emails pode levar muito tempo e que quanto mais tempo você conseguir otimizar, melhor, por isso segue uma dica valiosa. Para você que não tem muita experiência em criação de e-mail, o Pcontrol oferece uma funcionalidade chamada F.R.E.E. (Fluxo Rápido de E-mails Estratégicos) que além de criar um email automático também faz uma personalização, e tudo que você precisa fazer é responder algumas perguntas.
Agora que você já sabe a diferença entre e-mail marketing e e-mail de prospecção está na hora de botar em prática. Esta e muitas outras ferramentas o Pcontrol libera um TESTE GRÁTIS por 7 dias, para você iniciar suas campanhas!