No artigo de hoje iremos falar de um assunto que muitas pessoas têm dúvidas e se perdem quando entram nesse tipo de conteúdo. Abaixo vamos apresentar os pontos principais que são de extrema importância, dessa forma você vai deixar bem fixado na mente para futuras reuniões e negociações, fique ligado que esse conteúdo sobre gestão comercial, que vai te ajudar e muito.
O que é Gestão Comercial?
Uma resposta rápida é que gestão comercial é quando você gere o setor de vendas de uma empresa. Porém, um bom gestor comercial precisa ter diversas habilidades, é preciso que se tenha um conhecimento amplo sobre algumas áreas como a administração, gestão de pessoas e processos, marketing e principalmente vendas.
A área de vendas está diretamente ligada a todos os outros setores de vendas e marketing como relacionamento com o cliente, formação de preços, análise e pesquisa de mercado e claro, a gestão propriamente dita.
Se você é gestor de equipes ou pensa em se tornar um gestor, participa da criação de estratégias e processos dentro da sua empresa, muito provavelmente você já tem um pé em gestão comercial.
Muitas das vezes, as empresas precisam melhorar a sua competitividade e não sabem por onde começar, é muito importante nessa hora, e o que faz toda a diferença é você ter um gestor comercial no seu time.
Qual o perfil de um gestor comercial de sucesso?
O primeiro requisito é gostar de vender e de negociar. O gestor comercial precisa saber se relacionar para conseguir extrair o melhor de cada área e de cada pessoa envolvida e nem sempre as pessoas envolvidas fazem parte diretamente da sua gestão.
Gestão comercial é uma das poucas áreas de vendas que têm algum tipo de formação acadêmica, você pode fazer cursos técnicos por fora, graduação, mas pode também ter uma visão muito privilegiada sobre o negócio e realizar as tarefas com maestria (porém conhecimento nunca é demais).
É também muito importante que o profissional tenha boa noção estratégica e de negociação.
No final das contas é o profissional que ajudará diretamente a aumentar a rentabilidade e o faturamento de uma empresa.
O profissional que atua com gestão comercial precisa estar preparado para transitar entre várias áreas de uma empresa. Por isso o conhecimento é extremamente importante se você pretende seguir carreira na área.
Qual é o objetivo da Gestão Comercial?
O objetivo é sempre que possível aumentar a qualidade dos resultados, potencializando os números e as vendas, fazendo com que a empresa, independentemente do porte, consiga estar presente no mercado de forma bem marcante e altamente competitiva.
Preciso ter curso superior para trabalhar com Gestão Comercial?
O estudo e a formação são importantes para atuar com gestão comercial, mas não é obrigatório possuir graduação ou pós-graduação em gestão comercial para atuar na área.
Como o profissional de gestão comercial pode acabar participando diretamente de várias áreas importantes em uma empresa como a precificação de produtos, planejamento estratégico, relacionamento com o cliente, entre outras, o conhecimento prático e técnico precisa estar muito bem alinhado. Por isso é recomendável a formação, mas não sua obrigatoriedade.
Qual a melhor especialização para quem fez Gestão Comercial?
Veja algumas sugestões que podem te ajudar:
Área de Vendas: Gestão Comercial e Vendas. Gestão Comercial para Varejo.
Área de Marketing: Gestão Comercial e Marketing Digital. Gestão Comercial e Marketing no Mercado Global.
Área de Planejamento e Estratégia: Gestão Comercial, Planejamento e Estratégia.
Como o Gestor Comercial atua?
Geralmente na área que se relaciona com todas as transações do setor comercial de uma organização. O gestor comercial geralmente é responsável por tarefas como formação de preços, pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores, definição de pontos de vendas, entre outras.
Como me diferenciar no mercado como Gestor Comercial?
Essa é uma das perguntas que muitas pessoas fazem, para poder se destacar e apresentar um diferencial interessante e conseguir boas oportunidades.
Bom, o que diferencia os melhores profissionais e que naturalmente atrai o olhar das melhores empresas é o histórico da carreira profissional e isso inclui:
- Resultados gerados.
- Histórico de atuação em um mesmo nicho de mercado.
- Histórico de estratégias, ações e planos desenvolvidos pelo profissional.
- No caso de novos profissionais, vale também o histórico do cargo anterior.
Mesmo que não tenha exercido um cargo de gestão, planejamento, etc, é importante que o profissional apresente características como liderança e habilidade de negociação.
O que é uma rotina comercial?
O mais importante pilar para uma rotina comercial funcionar é sempre ter um processo de vendas bem definido, com etapas e tarefas bem claras, que precisam ser cumpridas dentro do planejamento.
Quais são as possíveis áreas de atuação em Gestão Comercial?
Algumas áreas para atuar são:
- Gestor Comercial.
- Supervisor Administrativo Comercial.
- Gestor de Contas e Carteiras.
- Gerente de Inteligência Comercial.
- Gestor de Parceria.
- Consultor em Gestão Comercial.
Qual é o salário de um Gestor Comercial?
O tempo de experiência e histórico de resultados pesa muito no quesito salário. Quanto maior a experiência profissional na função, maiores as possibilidades de ganho.
É bastante comum também que os profissionais que ocupam cargos de gestão comercial sejam remunerados através de comissões e prêmios com base nos resultados atingidos. Hoje no Brasil o salário de um profissional que atua na gestão comercial pode variar entre R$3.100,00 e R$7.100,00
Um profissional de gestão comercial é peça fundamental para ajudar uma empresa a aumentar a lucratividade e melhorar seus processos através da análise tática.
O fato de existir formação superior e pós-graduação de gestão comercial facilita a busca por este tipo de profissional pelas empresas e também facilita muito a recolocação no mercado de trabalho para quem atua ou quer atuar na área.
O que falta na grande maioria das empresas brasileiras são profissionais preparados para ocupar cargos estratégicos e que tenham habilidades técnicas para isso.
Quanto mais profissionais que estudam e buscam por aperfeiçoamento tivermos atuando, mais positivo será o resultado das empresas.
Leia também: O que é Inteligência de Mercado?
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