Pensando por um lado bem otimista, vender para empresas pode ser um caminho extremamente positivo para quem empreende e trabalha diretamente com vendas. No artigo de hoje, iremos falar sobre 5 curiosidades relacionadas a vendas B2B, ou seja, venda de empresas para empresas!
Todos os dias, milhares de pessoas se aventuram em novas negociações sem saber muito o que esperar. Apenas seguem abordando novos possíveis clientes e acham que fazendo isso terão resultados acima da média.
Isso não acontece, e é importante respeitar e entender algumas demandas que envolvem a negociação B2B. Para ajudar nesse processo, nós separamos 5 curiosidades que afetam diretamente as negociações e consequentemente os resultados nas suas vendas;
Mas primeiro, vamos entender como é a venda B2B, passo a passo, fique atento para compreender bem e fazer muitas vendas daqui.
O que significa vendas b2b?
A explicação mais dinâmica para as vendas B2B é que são vendas business-to-business. Ou seja, trata-se de uma transação comercial em que os produtos ou serviços são entregues para outras empresas. Portanto, entender o que é um vendedor B2B inclui entender que estamos falando de profissionais de vendas que representam empresas e têm como objetivo fechar negócios diretamente com outras organizações.
Para compradores de negócios, vamos tirar um B para o que é um cliente conhecido. É uma empresa, mas seus funcionários são formados por uma ou mais pessoas que buscam um produto ou serviço para a continuidade do processo.
Vantagens e desvantagens das vendas b2b
Esse tipo de venda vale a pena, vamos provar isso, nada melhor que complementar as vendas B2B premiando seus benefícios. Em geral, as vendas entre empresas tendem a gerar transações de maior valor do que diretas ao consumidor.
Além disso, duas outras vantagens da venda B2B merecem destaque: maior probabilidade de fidelidade e receita recorrente para a empresa vendedora.
Ticket médio
As vendas B2B tendem a gerar uma receita muito maior do que as vendas B2C. Um dos motivos é que o número de produtos adquiridos tende a ser maior. Por exemplo, é quase impossível comprar apenas um computador.
O mais comum é que a empresa compreende mais de um ao mesmo tempo. Além disso, essas soluções são mais específicas, robustas e pontuais, agregando mais valor aos itens vendidos.
Laços duradouros
B2B Lembranças que um custo-benefício será mais análise nas vendas Isso permite que as empresas que estão comprando avaliem melhor as empresas que estão vendendo.
Por outro lado, os fornecedores B2B trabalham mais para atender esse cliente e se melhoram para oferecer uma solução para suas soluções.
Dessa forma, o relacionamento entre as duas organizações é mais forte e, se ambas as partes cumprirem os convênios do contrato, a probabilidade de fidelidade é alta.
Fluxo contínuo de faturamento
Essa fidelidade, ajuda a empresa vendedora a obter mais receitas recorrentes. Essa vantagem é ainda mais pronunciada quando há um acordo comercial de longo prazo, por exemplo, para fornecer produtos ou serviços de suporte regularmente.
Você também precisa entender os processos de negócios. Estes basicamente se resumem a três desafios: conhecimento profundo do negócio da empresa compradora; lidar com tomadores de decisão; e fazer a gestão do tempo.
Veja: Qual a diferença entre negócio B2B e B2C?
Aqui vai algumas dicas de como superar esse desafio de negociação e aumentar as vendas:
- Obtenha informações sobre o produto ou serviço que você está comercializando.
- Antes da abordagem inicial, busque informações sobre a empresa que pretende vender.
- Encontre os argumentos que valorizam o que você oferece.
- Mantenha-se organizado e otimize seus processos com ferramentas protetoras.
- Priorizar a prestação de serviços de qualidade.
- Esforce-se para oferecer a melhor experiência possível ao cliente.
5 curiosidades sobre vendas B2B que você precisa saber
- Empresas querem personalização
Já foi o tempo de tratar seu prospecto como apenas mais uma empresa. Definitivamente chegou a hora da individualização se quer realmente ter vendas acontecendo em quantidade.Segundo uma pesquisa feita no final de 2021, a grande tendência para 2022 no atendimento ao cliente, em especial o B2B é a PERSONALIZAÇÃO.A personalização está no topo da lista do que os clientes esperam, acompanhado pela individualização para se sentirem valorizados. - Há sempre mais de um decisor na empresa
Se quer vender para empresas, precisa se relacionar com o maior número de pessoas dentro da organização. Existem vários canais de contato e cada um deles pode afetar de forma diferente a tomada de decisão relacionada à compra.Por exemplo: Vamos imaginar que esteja negociando com o proprietário de uma empresa. Dependendo do que estiver oferecendo, quem utilizará sua solução serão pessoas que estão em cargos completamente diferentes ao do proprietário, e justamente essas pessoas são os reais juízes no momento da compra. - Vende mais, quem está por perto
As empresas priorizam fornecedores que mantêm relacionamento próximo. Se for do tipo que faz contato só na hora de vender, terá cada vez mais dificuldade.Uma curiosidade sobre isso é que, mesmo que venda para uma empresa a vários anos, o fato de não se relacionar com ela com frequência poderá permitir a entrada de novos concorrentes. - Quanto mais fácil, mais vendas
Por isso, facilite a vida do comprador. Quanto mais fácil for para comprar seu produto ou serviço, mais vendas você fará. Nada de enviar catálogos monstruosos que farão apenas com que seu cliente perca tempo.Mantenha o foco no que ele precisa e seja objetivo nas apresentações. - Vender para empresa é mais demorad0, mas dá mais dinheiro
O ticket médio de uma venda B2B é muito maior do que a venda B2C para o consumidor final. Ou seja, dependendo do seu produto ou serviço, com o mesmo tempo de negociação você terá um faturamento muito maior.A venda para empresas é tradicionalmente mais demorada por conta da quantidade de decisões envolvidas e pelo valor a ser pago, que costuma ser elevado.
Leia também: Captação Automática de Clientes B2B
Conclusão
Existe algo fundamental em qualquer estratégia de venda que é a necessidade de conhecer bem o seu público-alvo. Você não pode errar na realização de atividades sem levar em que, por outro lado, também haverá uma empresa, e não um cliente individual. Suas necessidades são diferentes, assim como as que você usa para tomar sua decisão.
Se você é vendedor, sabe que um bom profissional pode fazer a diferença no seu negócio. Você também sabe que seu sucesso depende apenas de seus resultados mês a mês, não de vez em quando.
Como estão cientes da necessidade de organizar bem suas equipes de vendas e funcionários especialistas em cada função do processo. Não adianta confiar apenas no carisma, muito menos nos sucessos anteriores.
Além de seguir um processo bem construído, seguindo suas melhores práticas de mercado, para ser um bom vendedor, você precisa desenvolver as seguintes características.