Neste artigo vamos falar sobre um conceito muito importante relacionado ao mundo do marketing e das vendas atuais. Esse conceito é o lead. Todo mundo fala sobre lead, todo mundo paga por lead, todo mundo só pensa em gerar leads de qualidade.
Mas poucas pessoas prestam atenção no que qualifica uma pessoa ou algo como um lead. É preciso entender o que faz com que um lead seja classificado como lead de qualidade ou não, para que o processo corra com eficiência.
Nos tópicos abaixo vamos entender detalhadamente o que é um lead e como gerar ou captar leads de qualidade para sua empresa todos os dias.
O que é um Lead?
Lead ainda um conceito que causa confusão na cabeça de muitas pessoas. Existem diversas respostas para esta pergunta. Mas você verá que a definição de lead é muito simples de entender.
Basicamente um lead é uma forma de contato. Pode ser um número de telefone, um e-mail, um perfil em uma rede social como Facebook ou LinkedIn. Um lead é uma informação que permite com que você entre em contato com alguém. Um lead não é literalmente uma pessoa, mas sim uma forma de se comunicar com esta pessoa.
As 3 formas de qualificar um lead
- A pessoa deve estar interessada no que você tem a oferecer.
- A pessoa deve ter dinheiro ou meios de pagar pelo o que você está oferecendo.
- Você deve ajudar a pessoa. Se você não pode ajudar a pessoa mesmo que esta tenha interesse e meios de pagar pelo seu produto ou serviço, tudo será em vão.
Se um lead se enquadra nestes 3 itens, então temos um lead de qualidade. Um lead com chances extremamente altas de se tornar seu novo cliente.
Se você deseja ter um negócio sólido, você tem que ter clientes, certo? O processo de conseguir cliente é a parte mais cansativa de qualquer negócio ou empresa. Afinal sem cliente não há negócio. Um lead é a habilidade de transformar alguém interessado em seu produto ou serviço em um cliente. Gerar lead traz essa habilidade à sua empresa. Você não consegue ter clientes sem primeiro ter pessoas interessadas em suas ofertas.
Gerar leads é um processo que você pode ignorar. Ainda existem empresas que ainda não perceberam a importância da geração de contatos. Estas empresas se perguntam por que ainda não conseguiram o sucesso que merecem ter.
Como gerar leads?
Pense no processo de geração ou captação de leads como um funil. No topo do funil temos por exemplo os visitantes do seu site. Então estes visitante se interessam por seu produto ou serviço e fornecem para você alguma informação de contato deles, um e-mail por exemplo. Você com uma lista de e-mails em mãos começar a “nutrir” seus leads com informações e ofertas de seus produtos então os leads irão comprar seu produtos e se tornaram seus clientes. Esse é o caminho que um lead percorre ao longo do processo de vendas.
1 – Empresas de Geração de Lead
Se você não tiver os leads de vendas corretos em seu CRM ou banco de dados hoje. Você precisará atribuir um orçamento para comprar leads de vendas.
Dependendo de quem você vai para alguns dos principais problemas com a compra de leads de vendas são:
- Os dados são antigos.
- Você pode estar comprando um lead que você já tem em seu CRM.
- Você pode estar comprando um lead que já é um cliente.
- Você pode estar comprando um lead que é contra sua AUP (Política de Uso Aceitável).
No entanto, com os rápidos avanços na tecnologia, as empresas estão agora começando a superar esses problemas.
2 – SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca)
Melhore a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) do seu site para que você apareça na primeira página do Google em busca de palavras-chave que descrevam seu produto ou serviço. Isso ajudará a direcionar o tráfego para seu website e a aumentar seus leads de vendas.
3 – Página de Captura
Uma landing page ou página de captura é uma página da web na qual um visitante acessa para um propósito distinto. Embora uma página de destino possa ser usada por vários motivos, um de seus usos mais frequentes é capturar leads por meio do uso de formulários, ofertas, avaliações etc. Apenas uma dica:
É melhor para você abrigar suas páginas de destino de campanhas externas em seu próprio servidor para que o tráfego vá para o seu site e não do facilitador. Se você usar um terceiro para páginas de destino. Lembre-se de que suas campanhas ajudam a aumentar a classificação de SEO, mas não beneficiarão a sua. Isso é algo a considerar ao configurar as páginas de destino.
4. Webinars
Esta é uma conferência on-line onde o apresentador está discutindo um tópico relevante para a indústria onde seus clientes moram. Isso geralmente é feito usando slides ou uma apresentação de estilo de entrevista.
5 – Blogs
Eles são tipicamente conteúdo rico postado em um site na forma de um post. Se o seu blog é de alta qualidade, você pode pedir a outros sites para publicar o seu blog e, assim, gerar leads de vendas e backlinks para o seu site.
6 – Estudos de Caso
Essa é uma ótima maneira de atrair visitantes para seu website ou empresa. Eles normalmente são um relatório ou guia oficial sobre um assunto que interessa a seus futuros clientes.
7 – Comunicados de imprensa
Emitir comunicados de imprensa pode ajudar a direcionar o tráfego para o seu site, criando leads de vendas de entrada. Existem diversos sites de comunicados de imprensa on-line que oferecem esta solução a baixo custo.
8 – Indicações de clientes
Configure um programa de referência em que funcionários / clientes / parceiros possam encaminhar leads de vendas para sua empresa. Diversas empresas oferecem soluções de software para colocá-lo em funcionamento rapidamente.
10. Clientes existentes
Seus clientes existentes podem ser uma mina de ouro para obter mais oportunidades de vendas. Sua equipe de vendas ou de gerenciamento de contas desenvolverá uma base de relacionamento confiável e poderá solicitar apresentações aos escritórios ou fornecedores globais de seus clientes.
Conclusão
Se você ainda está gerando leads ou não achar que gerar leads é importante tenho uma má notícia para você. Seu negócio está fardado ao fracasso. Nos dias atuais gerar lead é um algo imprescindível para qualquer empresa que deseja continua viva e competindo de igual para igual com seus concorrentes.
Captar leads não é um processo fácil. Mas com a tecnologia cada vez mais autônoma e cada dia mais inteligente já é possível fazer a prospecção de leads de forma automática. O pcontrol é uma plataforma que possui esse incrível recurso. Saiba mais sobre o Pcontrol, clicando aqui.
Não importa o meio de gerar os leads para sua empresa, não ignore e não menospreze este conceito tão importante. Enquanto você estiver em contato com seus leads fornecendo informações sobre seus produtos e os ajudando a solucionar seus problemas você terá sempre a chance de ter novos clientes todos os dias.