Melhor Maneira de Contatar o Cliente? (WhatsApp, Telefone ou Email)

Qual é a Melhor Maneira de Contatar o Cliente, WhatsApp, Telefone ou Email?

Essa é uma dúvida que assombra muitos profissionais de vendas. Não é por falta de alternativas que você deixará de contatar o cliente, prospect, etc. Afinal, existem centenas de maneiras de falar com uma pessoa em qualquer parte do mundo. Seja por ligação telefônica, e-mail, WhatsApp e outras inúmeras formas de contato.

Porém qual é a melhor forma de contatar seu cliente?

É muito importante que você faça um mapeamento de quais destas formas é a mais efetiva, qual forma converte melhor em vendas com seus clientes.

Dependendo do seu produto ou serviço ou da forma que sua oferta é apresentada ao seu cliente, pode ser que a ligação telefônica não seja a forma mais eficaz.

Existem mil maneiras de entrar em contato com um prospect. São tantas as formas de contato que fica até difícil saber qual é a mais eficiente e qual você deve usar no dia a dia.

Hoje produtividade é a palavra da moda, seu cliente não quer perder tempo nem você, então saber como, quando e onde abordar o cliente é muito importante para ter sucesso nas vendas.

Eu vou falar um pouco sobre as 3 maneiras mais eficientes para conseguir iniciar um relacionamento com seu cliente. As 3 formas que mais resultam em abertura de negócios e claro, fechamento de venda.

Eu já adianto que você não deve ter preconceitos quanto as formas de contato que realmente funcionam. 

1° – Prospecção por e-mail

Quem diz que prospectar clientes por e-mail não funciona está errado. Hoje em dia é mais fácil uma pessoa não ter WhatsApp do que não ter ao menos um e-mail.

Vantagens:

1 – É possível atingir um grande número de pessoas em pouco tempo

2 – Uma vez enviado, o e-mail poderá trazer resultados mesmo depois de muitos meses

3 – É possível analisar detalhadamente os resultados e taxas de abertura, entrega, quantidade, etc. Quanto mais informações mais assertiva serão suas ações.

Desvantagens:

1 – É provável que seu cliente receba dezenas ou centenas de mensagens todos os dias. Muitas delas Spam. Dependendo de como e quando você fizer o envio ele será descartado.

2 – O assunto do email representa 80% do resultado. Se o assunto for ruim não importa o quão bom seja o conteúdo. É preciso caprichar na chamada

3 – Spam – Seu e-mail pode não ser entregue ao destinatário.

Para segmentos em que as empresas têm melhor posicionamento online, são digitalizadas e naturalmente adeptas a novas tecnologias, o e-mail irá funcionar muito bem.

Empresas com pensamento antigo e pouco digitalizadas como o mercadinho ou a venda da esquina que não possui nem mesmo um sistema de gestão de estoque, dificilmente a prospecção por e-mail funcionará neste caso.

Leia o Artigo: Como Começar a Prospectar Clientes

2° Prospecção por Telefone

Cada vez menos as pessoas ligam umas para as outras. O que é positivo para nós vendedores. Isso quer dizer que quase sempre os fones estão disponíveis.

Vantagens:

1 – A voz é o melhor amigo do profissional de vendas. A voz transmite energia, empolgação. É possível perceber detalhes sobre o cliente que não são possíveis por mensagem.

2 – As pessoas só ligam quando realmente é importante. Você pode usar isso para fazer com que seu cliente se sinta ainda mais importante. Isso ajuda no relacionamento.

3 – O telefone pode ser utilizado em paralelo a todas as outras formas de prospecção. Se após enviar um e-mail para um prospect você ligar para ele complementando as informações,  isso servirá para aproximar ainda mais você do cliente.

Desvantagens:

1 – Ser comparado com telemarketing.

Prospecção ativa é diferente de telemarketing, mas há quem confunda graças ao desgaste desse tipo de ação gerado pelo uso excessivo por grandes empresas.

2 – Algumas pessoas não atendem números desconhecidos.

Quando a ligação é feita diretamente para o celular do cliente, o fato dele não ter seu número salvo na agenda pode sim prejudicar a prospecção.

3 – Nem sempre a primeira ligação é bem sucedida. É preciso persistência para prospectar clientes por telefone, não desista na primeira ligação.

Nada aproxima mais as pessoas do que uma boa conversa. Você dedicar um tempo para ouvir o outro pode ser a diferença entre você fazer a venda ou seu concorrente.

E funciona ainda melhor se você utilizar com outras ações em paralelo.

3° WhatsApp

O dinamismo na comunicação é necessidade, não uma tendência. Dependendo do segmento e porte da empresa, quanto mais rápido for seu contato com o cliente melhor para reforçar o relacionamento com seu futuro cliente.

Vantagens:

1 – 95% de taxa de abertura. É quase certo que seu irá ler a sua mensagem no WhatsApp. Pode ser que ele não responda, mas aí é outra história.

2 – Resposta rápida do cliente. Muitas vezes os clientes preferem receber antes uma mensagem no WhatsApp ao invés de uma ligação direta.

3 –  Envio de material em vídeo ou foto. Às vezes, é mais fácil e rápido enviar um vídeo por WhatsApp do que o link no Youtube.

Desvantagens:

1 – O cliente pode considerar invasivo. Há o risco de bloqueio do seu número caso você entre em contato com o cliente pelo Whatsapp de maneira errada. Muitas denúncias de Spam no WhatsApp levam ao bloqueio e você perde o número.

2 – Funciona melhor com vendas menos complexas. Para grandes empresas pode ser impossível ou ineficiente uma abordagem pelo WhatsApp de um funcionário. Vale você testar mas segundo nós avaliamos é os resultados são muito menores.

Faça Follow-Up

Independentemente da maneira que os contatos serão feitos, é muito importante que o vendedor faça follow-ups de forma consistente e organizada.

Fazer apenas uma ou duas tentativas é uma das maneiras mais comuns de se perder ótimas oportunidades.

O Follow-up precisa ser parte integrante da rotina de vendas. Seja através e-mails, telefones ou whatsapp, contatar o cliente de 10 à 15 vezes antes de descartar uma oportunidade é de extrema importância se você precisa aumentar suas vendas ou atingir resultados diferenciados.

Conclusão:

Não há uma verdade absoluta. Na hora de contatar o cliente o que funciona para uma empresa no mesmo segmento que o seu não necessariamente funcionará na sua. Por isso, é preciso testar sempre o maior número de estratégias de contato, manter as que funcionam e descartar as que não funcionam. Para fazer esse acompanhamento e medir os resultados, eu recomendo o Pcontrol. É fácil de usar e é de graça. Você pode utilizar o Pcontrol para medir quais atividades de contato estão funcionando melhor para cada perfil de cliente e para cada vendedor. Isso vai resolver de uma vez por todas sua dúvida sobre qual forma de contato é a melhor e de quebra vai aumentar suas vendas.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.