Ninguém, absolutamente ninguém, gosta daquelas pessoas que só estão interessadas em vender, isso é ruim para o⠀ relacionamento entre cliente e empresa, entre o vendedor e o comprador, não é legal. Se coloca no lugar do seu cliente e se pergunte, “O que tenho feito para ajudar clientes?”
1 – O que você entrega para seu cliente quando não quer somente vender?
Se você está focado apenas na venda, então você tem um grande problema. Pois, se seu cliente não pode comprar, logo ele não quer nem saber de você.
Agora se você é um vendedor, uma empresa, ou se você é um gestor de equipe de vendas e pretende colocar para sua equipe comercial uma cultura em que realmente eles consigam se engajar, levar informações e levar conhecimento para o seu cliente, isso tende a agregar muito.
Quem não pode comprar, está precisando de ajuda
Muita gente tem dificuldade em encontrar a quem possa ajudar, e se você pode ajudar clientes, ajude-o, porém grande pergunta é:
2 – O que você tem feito para ajudar seu cliente hoje?
Se você hoje ajuda o seu cliente, de quem você acha que ele vai lembrar no futuro? Quem você acha que vai ter⠀ ⠀ prioridade na hora de fazer uma venda?
Para existe a parceria, você tem que ser parceiro de quem te ajuda, uma mão lava a outra. Quanto mais parceiro você for de seu cliente, maior a chance de você vender para ele no futuro, e muitas vezes não só uma vez.
Conclusão
Seja parceiro do seu cliente, não foque só na venda, e sim também em levar benefício. Você vai fazer toda a⠀ ⠀ diferença na sua estratégia de venda, e isso vale também para quem faz prospecção.
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