O assunto do e-mail importa e faz toda a diferença nos seus resultados, principalmente na hora de prospectar clientes utilizando o e-mail.
Voltamos a falar de e-mail porque esse é um assunto que impacta diretamente o resultado de vendas de muitas empresas, e isso é o que nossa equipe mais ouve nos atendimentos aqui da Pcontrol.
Como faço para aumentar a taxa de abertura de um email? Como fazer para o cliente responder o email?
É sobre isso que falaremos hoje, você saberá como colocar um assunto que realmente tenha relevância para o seu cliente e faça com que ele leia o conteúdo do e-mail.
1 – Por que o assunto é importante?
Ele é seu o cartão de visita.
Um assunto ruim, seu cliente não vai ter o mínimo interesse em abrir o seu e-mail.
Por mais que o seu texto de e-mail esteja muito bom, bem redigido, bacana e convincente, se o cliente não abriu, não tem sentido, e tudo isso não serviu para nada.
Esse é um problema recorrente, muitas empresas chegam no Pcontrol e falam:
Preciso vender mais mas não quero usar e-mail, não confio em e-mail para vender pois não tive resultado
O assunto do e-mail é um problema para essa pessoa ou empresa, e por isso não tiveram resultados até o momento.
2 – SPAM
Pensa o seguinte, o e-mail é um meio gratuito, pelo menos 90% das pessoas no Brasil possuem um e-mail, e todos os dias recebem spam.
Todos os dias recebemos em nossa caixa de e-mail alguém querendo dar um golpe, ou alguém querendo vender alguma coisa.
Esse é o ponto, os provedores são preparados para evitar que recebamos esses e-mails, então isso é um método de segurança que os provedores colocam.
Se nós usarmos as palavras erradas em nossos e-mails, algumas pessoas nem receberão o mesmo. Ou seja, existem uma série de fatores que impactam diretamente nos resultados.
Veja aqui como fazer com que seu e-mail não vá para a caixa de spam do seu destinatário.
3 – O Que fazer no assunto do e-mail altas taxas de aberturas?
Não venda diretamente no primeiro e-mail
Nós não estamos falando de e-mail marketing, e sim de prospecção, ou seja, aquele que aproxima o vendedor de um possível cliente. Existe uma grande diferença!
Clique aqui e veja o vídeo que explica a diferença entre E-mail Marketing e E-mail de Prospecção
Evite palavras relacionadas a venda, exemplo:
- Confira nossos preços
- Condições de alta fabrica
- Aos cuidados do setor de compras
As palavras que usamos no assunto do e-mail impactam diretamente na entrega dos mesmos.
Usar esse tipo de palavra eleva sua chance de cair no SPAM, ou seja, o cliente não receberá seu email e muito menos abrir o conteúdo que foi escrito.
Clique aqui e veja 100 Palavras que você deve EVITAR em colocar no assunto do e-mail
4 – O que colocar para chamar a atenção no assunto do e-mail?
Nesse caso, não há nada melhor para ser utilizado do que as perguntas.
Você pode usá-las de várias maneiras, exemplo:
- Fulano, você viu a diferença entre A E B?
- Fulano, você viu a nova lei X que entrou em vigor?
Isso tende a funcionar muito bem, mas precisa fazer sentido e não enganar seu cliente. Não uso um assunto que não tenha relação com o que foi escrito no corpo do e-mail.
A grande vantagem dos e-mails atualmente é que podemos engajar, ou seja, deixar o terreno preparado para o vendedor.
Pode-se automatizar utilizando o Pcontrol por exemplo, ou outras ferramentas que fazem o envio do de um fluxo de cadência.
Importante! Coloque sempre em todos e-mails de prospecção de cliente um raciocínio, pense sempre se no lugar do cliente você abriria seu e-mail.
Isso ajuda na sequência que será colocada na abordagem, e muitos vendedores erram nisso e não sabem o porquê de não ter resultados.
O assunto é um detalhe importante, se coloque no lugar do cliente, não é somente um e-mail que fará com que você tenha resultados extraordinários.
Conclusão
Você precisa testar assuntos de e-mail sempre que puder, faça um teste AB e mude sempre, não coloque todas as fichas em um único e-mail.
E principalmente, não queira vender no primeiro e-mail. Se você precisar de ajuda, conte com a equipe do Pcontrol que te ajudamos a escrever e-mails de alta taxa de abertura e conversão.
Nossa taxa de abertura está com a média entre 30% e 60%, e nós podemos te ajudar a chegar nisso também.
Clique aqui e entre em contato com nossa equipe.