bom vendedor

Um bom vendedor não é aquele que somente entrega grandes resultados no final do mês, mas é aquele que é identificado por gestores como uma oportunidade ser preparado e trabalhado para trazer resultados à longo prazo.

Toda semana, nossa equipe recebe diversas perguntas como:

O que é preciso para ser um bom vendedor? Como faço para alcançar maiores resultados no final do mês? Como me destacar entre tantos outros vendedores?

Baseando-se nessas perguntas, decidimos listar aqui no blog, 6 características que são essenciais para ser tornar um ótimo vendedor e ser muito bem sucedido nessa profissão.

1 – Honestidade

A primeira característica de um bom vendedor é honestidade. Não dá para ser um bom vendedor se você não for honesto, não pode ser picareta, tem que ser transparente, pois a sua palavra é o que vale.

Muito cuidado, tem muita gente por aí que só pensa na meta e na comissão. Esse tipo de pessoa não tem vida longa  dentro do mercado, e sempre tem que trocar de empresa.

Honestidade é primordial.

2 – Alto-Astral

A segunda característica de um bom vendedor é o alto-astral, a pessoa tem que transmitir alegria e serenidade e ter um bom astral.

O bom vendedor não pode ser uma pessoa que entra e carrega o ambiente deixando tudo tenso.

Esse tipo de vendedor às vezes até bate metas e até tem uma alta performance, mas o cliente compra na maioria das vezes por necessidade.

3 – Conhecer o Produto e o Mercado em que está atuando

A terceira característica que está presente sempre nos bons vendedores de alta performance é, conhecer o produto tecnicamente e principalmente conhecer o mercado em que ele está atuando.

Quanto mais conhecimento do mercado que você tiver, melhor e mais resultados você vai ter.

Maior vai ser a sua argumentação com o cliente e maior será a sua autoridade no assunto. Isso é muito importante para ter bons resultados.

Existem muitos vendedores que se concentram em conhecer melhor do produto que vende, e isso é bacana e também é o básico.

Mas o mercado também precisa ser bem analisado, quem são seus concorrentes? O que eles fazem e entregam de diferente? Porque que o seu cliente compra do outro e não de você?

Isso traz uma riqueza de informações muito grande e facilita na hora da venda e também ajuda na hora da argumentação.

4 – Estudar vendas

Um bom vendedor precisa estudar vendas e tem que conhecer técnicas de venda, abordagem e aproximação com o seu cliente, isso com certeza faz toda a diferença

Quanto mais você estudar técnicas, mais eficiente e assertiva vai ser a sua abordagem, e menor será o tempo de negociação, e logo,  mais feliz o seu cliente vai ficar e  maior será a chance de sua venda ser realizada.

Então estude técnicas de vendas que você vai ter muito sucesso.

Uma frase que vejo sempre o Thiago Concer falando, e que concordo plenamente é:

Me mostre um vendedor que estuda tanto quanto um médico que eu te mostro um milionário.

E é a mais pura verdade, quanto mais você estuda vendas, melhores serão seus resultados e mais importante você vai vai ser para o seu mercado.

Então estude técnicas de vendas, faça curso, leia quantos livros que você puder.

Clique aqui e assista ao vídeo com mais informações sobre vendas.

5 – Saber fazer boas perguntas

A quinta característica do que é preciso para ser um bom vendedor é saber fazer boas perguntas para o seu cliente e não só sair falando. Tem que saber fazer boas perguntas pois as perguntas conduzem o cliente até tomada de decisão de maneira correta.

Faça perguntas divididas

Saiba fazer boas perguntas divididas, perguntas de identificação de problema, pergunta de aquecimento, perguntas de fechamento, crie essas perguntas que vai te ajudar muito na argumentação, nunca é demais.

Quanto mais perguntas você fizer, mais você vai entender sobre as necessidades do seu cliente.

E aqui vai um bônus para você que quer não só ser um bom vendedor, mas sim um baita vendedor de alta performance que bate meta

6 – Saiba ouvir o cliente

Vendedor não é o que fala mais, é preciso ouvir os seus clientes e prestar atenção no que ele está falando.

Você tem que captar os detalhes do que ele precisa e das necessidades dele. É saber o porquê que ele tá o interessado no seu produto e no seu serviço.

Fale menos e ouça muito mais.

Esperamos ter ajudado, até a próxima!⠀ ⠀

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