Fluxo de Cadência de E-mails é sem sobra de dúvidas um dos principais fatores que aumentam as vendas de qualquer empresa. Quando uma cadência é bem estruturada a taxa de engajamento com um potencial cliente é extremamente alta. Como sabemos quanto maior o engajamento com seu prospecte, maior a chance de uma venda acontecer.
Neste artigo vamos entender a etapa 2 do Ciclo Pcontrol. Se você ainda não leu o artigo sobre a etapa 1 onde detalhamentos como funciona a geração automática de leads b2b. Clique aqui para acessar:
Este artigo está divido em 4 partes que irão mostrar os principais conceitos sobre o que é e como funciona o fluxo de cadência de e-mails dentro do Pcontrol:
- O que é Fluxo de Cadência de E-mail
- Cadências de E-mails Automatizadas
- Fluxo de cadência de e-mails do Pcontrol
- Dicas para estruturar o fluxo de cadência de e-mails
1 – O que é Fluxo de Cadência de E-mail?
Primeira coisa a saber é que fluxo de cadência de e-mail não é e-mail marketing.
Fluxo de cadência de e-mail nada mais é do que sequências de e-mails que são enviadas à alguém, sejam seus prospectes, leads, clientes e etc. Esta estratégia pode ser feita manualmente ou automaticamente. Quando você tem até 10 leads em seu funil de vendas, você com toda certeza consegue gerenciar uma pequena cadência de e-mails.
Mas quando você tem 100 leads em se funil de vendas, acredite em mim, é inviável gerenciar manualmente um fluxo de cadência de e-mails, ainda mais se o fluxo possuir mais do que 4 etapas.
Como funciona um fluxo de cadência de e-mails?
O primeiro passo é ter pelo menos 1 lead com endereço de e-mail válido para o qual você deseja aplicar um fluxo. O próximo passo é escrever o conteúdo dos e-mails que este lead irá receber.
É aí que está o segredo, os e-mail devem ser extremamente estratégicos, pois eles devem ter uma ordem lógica onde a cada e-mail enviado aumente seu engajamento com seu possível cliente.
Um fluxo de cadência de e-mail na maior parte do tempo é usado para aquecer um lead. Você pode receber o contato de e-mail de um prospecte e este nem mesmo conhecer sua empresa ou quais são seus produtos ou serviços.
O objetivo de um fluxo de cadência de e-mail é fazer com que seu prospecte conheça você e seus produtos. Por isso esta estratégia é tão importante e merece atenção. Através da sequência de e-mails enviadas você irá apresentando sua empresa e como ela pode ajudar seu prospecte a resolve determinado problema com algum de seus produtos.
Como você percebeu criar e gerenciar um cadência de e-mail não é uma tarefa tão simples. Quando temos diversos leads entrando e saindo do fluxo, um gerenciamento eficaz é humanamente impossível. A solução para isto é automatizar o fluxo de cadência de e-mails.
2 – Cadências de e-mails automatizadas
A cada dia vemos mais tarefas sendo automatizadas. Não importa a área de negócio, mais e mais tarefas são automatizadas para ganhar tempo. No mundo do marketing e vendas não é diferente. Tarefas manuais e rotineiras são cada vez mais atribuídas a robôs.
Quando falamos em robôs, entenda que é um sistema dotado de inteligência artificial. Saiba mais como a inteligência artificial está revolucionando o mundo das vendas clicando aqui.
Pois bem, podemos colocar um robô para controlar o envio de e-mail de fluxo de cadência tranquilamente. Vários softwares e plataformas possuem este recurso.
Como dito, o grande benefício é a economia de tempo, pois o software sozinho irá disparar para seus prospectes.
3 – Fluxo de cadência de e-mails do Pcontrol
Após receber uma remessa de leads vindo do gerador automático de leads b2b do Pcontrol o próximo passo é aquecer estes leads. Criar o engajamento inicial para só então oferecer seu produto ou serviço.
Como você sabe o volume de leads gerado pelo Pcontrol é alto. Sem dúvida alguma temos que automatizar o processo de disparos de e-mail da cadência. Para isso você não precisa sair da plataforma, o Pcontrol já possui a ferramente de cadência de e-mail disponível.
Vamos entender os 3 passos para criar um fluxo de cadência de e-mail no Pcontrol.
Criação dos Modelos de E-mail
Quando enviado um e-mail à alguém, este e-mail deve conter um texto. o Primeiro passo é escrever o texto dos e-mails literalmente. É aqui que você ou outro profissional capacitado deve escrever os textos para engajar os destinatários dos e-mails.
O objetivo do modelo de e-mail é que escrito uma vez, você pode usá-lo em diversas cadências. Sim, a criação de cadências no Pcontrol não possui limite. Você pode criar quantas quiser.
Segmentação dos Leads
Após todos os modelos de e-mail serem escritos, vamos segmentar os leads que irão receber estes e-mails.
É muito importante que o texto de cada e-mail se conecte com a situação atual do lead. Por isso você pode e deve segmentar os grupos de leads o máximo possível.
São diversas opções de segmentação, por exemplo, você pode criar uma cadência de e-mail só para quem tem interesse em determinado produto. Os leads que não tem interesse neste produto, não irão receber estes e-mails.
Você criar uma segmentação para tem interesse em determinado produto e seja do gênero feminino. Ou seja, mesmo sendo do gênero masculino e com interesse neste mesmo produto os leads não irão receber estes e-mails.
Você criar uma segmentação para tem interesse em determinado produto, gênero feminino, que more no estado de São Paulo, que seja casada e esteja na segunda etapa do seu funil de vendas. Entendeu? O pcontrol oferece esta flexibilidade para você montar seus grupos segmentados de leads do jeito que você quer.
O objetivo é personalizar cada segmentação de leads pois os e-mail enviados a eles devem ser personalizados também. A mensagem fica mais próxima. Facilitando o engajamento.
Você pode segmentar também pela situação do leads. Você criar uma cadência onde você criar um sequência de e-mail só para os leads já ganhos. Ou seja, os leads que já compraram de você e você quer fazer uma nova venda.
Também é possível para criar os leads perdidos. Esta segmentação agrupa os leads que não compraram de você, então se você criar uma cadência com uma estratégia de repescagem esta segmentação é a mais eficaz.
Estruturar o Fluxo de Cadência de E-mail no Pcontrol
O fluxo de cadência de e-mails funciona em etapas. Com exceção da primeira etapa, as demais etapas possuem uma regra, abriu ou não abriu o e-mail anterior.
Por exemplo:
Vamos imaginar que o primeiro e-mail da é chamado de “E-mail 01”.
Na segunda etapa temos as regras abriu e-mail anterior e não abriu o e-mail anterior. Ou seja, se o destinatário abriu o e-mail “E-mail 01” envie o “E-mail 02” e caso ele não abra o “E-mail 01” envie em o “E-mail 03“.
Porém, estas regras de abriu e não abriu possuem o recurso do “tempo”. Vamos colocar este recurso no exemplo acima:
Após 30 minutos que o destinatário abriu o e-mail “E-mail 01” envie o “E-mail 02″ e caso ele não abra o “E-mail 01” dentro do período de 24 horas envie em o “E-mail 03”.
As etapas para cada cadência de ilimitada. Você pode cadastrar quantas etapas desejar de acordo com suas regras.
Para cada cadência o Pcontrol gera indicadores de resultado. Assim o acompanhamento do desempenho de cada e-mail de cada etapa fica preciso. O principal benefício disto é a rápida identifica e correção de erros, caso um etapa ou e-mail não esteja engajando, o ajuste fica rápido e fácil.
Como utilizar cadências de e-mails na prospecção de clientes
Muito vendedores usam fluxos de cadência automatizados para facilitar a prospecção de leads. Sabemos que prospectar significa separar. No mundo das vendas separamos os leads bons dos leads ruins. Ou melhor, separamos os leads com perfil de compra de nosso produto dos leads sem perfil de compra. Uma forma altamente eficaz de fazer isso é através de uma boa cadência de e-mails.
Vamos exemplificar:
Você utiliza o gerador de leads do pcontrol. Ou seja, você recebe entre 80 e 100 leads todos os dias. Obviamente que bem todos estes leads tem o perfil de compra do seu produto. Mas como saber quais são estes leads “ruins”?
Criando um cadência com apenas 2 etapas. Vamos enviar o primeiro e-mail apresentando por exemplo sua empresa e alguns exemplos realizados. Se o destinatário abrir este e-mail então depois de 2 dias iremos enviar um novo e-mail que chamaremos de “e-mail 02” e caso o destinatário não abra este primeiro e-mail dentro de 3 dias enviaremos um e-mail chamado “e-mail 03”.
Caso o destinatário abra o e-mail 02 onde iremos mostrar mais cases de sucesso utilizando seu produto iremos enviar o e-mail 04 depois de 1 dia. O e-mail 03 que será enviado caso o e-mail 01 não for aberto, deve contem no conteúdo o detalhamento de um case de sucesso de um grande cliente. Vamos mostrar o valor do nosso produto, afinal estamos validando se nosso produto atende este perfil de cliente.
Caso o e-mail 03 não seja aberto dentro de 3 dias isso quer dizer que o cliente não perfil de compra, então iremos descartar este lead. Mas se o destinatário abrir o e-mail 04, isso significa que ele tem perfil pois este já é terceiro e-mail ele abre em menos de 1 semana.
Então podemos encaminhar este lead para o funil de vendas de um vendedor para que o mesmo faça o primeiro contato via telefone e inicie a negociação.
De maneira simplista, este processo que acabamos de descrever é chamado de cold calling 2.0. Aquecemos um lead via e-mail antes de pegar o telefone de ligar para ele.
4 – Dicas para estruturar um fluxo de cadência de e-mails
Seja específico
O principal objetivo do fluxo de cadência de e-mail é fortalecer o engajamento entre sua empresa e seu possível cliente. Então segmente bem o grupo de leads que devem entrar nas cadências. Quanto mais segmentado melhor, pois faz com que a mensagem passada nos e-mails seja personalizadas. Fale a língua do seu cliente, use os jorgões que ele está acostumado a ouvir. Seja o mais próximo possível a ele.
Não seja chato
Não envie e-mails com o período de tempo muito próximo. Ninguém gosta de ser premiado com uma enxurrada de e-mails da mesma pessoa. Antes de criar engajamento, não seja inconveniente. Não incomodar é o primeiro passo para uma boa relação. O ideal é espaçar os e-mails em pelo menos 1 ou dias.
Não deixe que seu cliente esqueça de você
Seguindo a dica anterior, não podemos ser chatos e enviar vários e-mails todos os dias mas também não poder sumir. É aconselhavam que seu cliente lembra de você pelo menos a cada 10 ou 15 no máximo. Se você passar desta faixa de tempo é bem provável que seu engajamento diminua e você não será lembrado mais.
Crie sua estratégia
Antes mesmo de começar a escrever os modelos e-mail pense qual é seu objetivo com a cadência. Você quer vender algo. Você quer revender. Você vai repescar o cliente? É o lançamento de um novo produto? Crie uma estratégia para só então escrever seus modelos de e-mail, segmentar os grupo de leads de irá receber estes e-mail, criar as etapas com os períodos de tempo corretos.
Mensure tudo
Acompanhe diariamente as métricas geradas para cada cadência. Vejas quais são os e-mails que tem maior taxa de abertura, quais e-mails são abertos mais de 2 ou 3 vezes. Quais e-mails são mais respondidos. Analise tudo. Sempre que necessário refaça suas cadências. Não há limite para a criação de cadências, então aproveite.
Conclusão
Um fluxo de cadência de e-mail ajuda muito qualquer profissional de vendas, pois a economia de tempo tanto dos envios como na prospecção é nítida. O Pcontrol possui este recurso para ser usado por você vendedor autônomo como para você gestor de uma equipe com 20 vendedores ou mais.
Como você viu para estruturar uma cadência no Pcontrol é simples. O esforço está na estratégia que você irá aplicar. O benefício da segmentação é fantástico gerando precisão e proximidade entre sua empresa e seu lead além de você conseguir dosar detalhadamente o tempo de envio de cada e-mail diante das regras de abriu ou não abriu o e-mail anterior.
Não deixe de conhecer mais sobre o Pcontrol. Como você sabe o Pcontrol é uma plataforma completa que ajuda empresas desde a geração de leads até o pós-venda.