Cold mail é o e-mail que enviamos sem que a pessoa que o recebe tenha solicitado ou permitido esse contato.
Com a popularização dos smartphones esse meio de comunicação está cada vez mais sendo utilizado por pessoas de todos os tipos.
Apenas em alguns poucos casos a utilização direta do e-mail não servirá como parte integrante de uma ação de vendas.
Por isso hoje eu resolvi falar sobre cold mail, a técnica de prospecção através de e-mail que vem rompendo barreiras.
O que é Cold Mail?
Cold mail é a tradução literal de e-mail frio. É quando você envia um e-mail para alguém que ainda não te conhece a fim de iniciar um relacionamento comercial.
É muito importante para empresas que precisam gerar uma velocidade nas negociações, ou seja, atualmente e durante muito tempo ainda, essa será uma ótima ferramenta para encontrar e começar um relacionamento com novos clientes.
Mas tome cuidado, para fazer esse tipo de e-mail dentro das regras da LGPD você precisa se certificar de que está enviando e-mail para uma conta comercial e que tenha sido disponibilizada por livre e espontânea vontade pelo proprietário.
Veja o artigo LGPD nas vendas B2B: O que muda para as empresas?
O legal do cold mail é que, mesmo que você não consiga gerar um relacionamento direto com seu cliente, você pode usá-lo como uma forma de potencializar sua estratégia de vendas.
Por exemplo:
Você encaminha um e-mail em um fluxo para uma determinada empresa. De repente o perfil daquela empresa abre o e-mail e até lê, porém por algum motivo não responde. Com isso, você consegue uma brecha para ligar e fazer um contato com aquela empresa.
De uma forma indireta, você está utilizando aquele e-mail para fazer um contato com aquela empresa mesmo que seja por telefone.
Para o que serve o Cold Mail?
O cold mail serve para aproximar o vendedor do cliente.
Se você ainda não teve sucesso na utilização dessa estratégia mesmo que de forma indireta, você provavelmente está utilizando de maneira equivocada.
O cold mail precisa gerar conexão com seu possível cliente, para isso você precisa colocar elementos que façam sentido para o destinatário como exemplos de mercado, novidades, concorrentes e etc.
Quanto mais personalizado for, mais resultados terá.
Na grande maioria das vezes quem afirma não ter tido resultados positivos com cold mail na verdade realizou apenas e-mail marketing para listas frias, ou seja, fez SPAM.
Veja como evitar que seu e-mail caia na caixa spam do seu cliente
Não é recomendado o envio de promoções e catálogos no nesse tipo de e-mails, apenas informações que possam servir para chamar a atenção do seu prospecto a fim de transformá-lo em cliente.
Se você quer escalar suas vendas e dar velocidade para sua equipe comercial você precisa o quanto antes implementar uma ação de cold mail dentro da sua empresa.