Para muitos vendedores da nova geração, principalmente os nascidos após o ano 2000, fazer a prospecção de clientes através da internet é trabalhoso. Afinal dar um Google e fazer pesquisas para tentar encontrar o contato de clientes um por um é muito chato!
Novos tempos exigem novas estratégias de vendas. Com o avanço exponencial da tecnologia muito do que era considerado o máximo e até futurista hoje pode estar obsoleto.
- Como era a prospecção há 10 anos e como é prospectar hoje?
- Como é a Prospecção de Clientes Hoje?
- A prospecção de clientes no futuro, como será?
1 – Como era a prospecção há 10 anos e como é prospectar hoje?
Meu objetivo com este artigo é mostrar para vendedores e profissionais da área comercial, tanto novatos quanto os que trabalham há décadas que precisamos sempre estar atentos as mudanças e acompanhá-las.
Caso contrário o fracasso será iminente.
Da lista telefônica para a internet
Durante muitas e muitas décadas a lista telefônica foi a principal fornecedora de contatos para 90% das equipes comerciais.
Talvez não apenas no Brasil mas também no mundo.
Se uma empresa não estivesse com as informações disponíveis nas páginas amarelas de uma lista telefônica ela não existia.
Afinal havia ao menos uma lista telefônica em cada casa com telefone. Exatamente há 10 anos atrás houve uma migração das empresas. Grandes portais como Guiamais e Telelista começaram a surgir e tornar a busca pelos contatos mais rápida e direta.
Estar na internet passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas e como consequência, as listas grandes e pesadas que ocupavam lugar na escrivaninha ao lado do fone fixo começou a não ser mais relevante.
Empresas que não tinham verba destinada para a criação de sites optavam por colocar apenas as informações básicas e garantir assim o mínimo de divulgação necessária. Afinal, se sua empresa não está na internet ela não existe.
Para nós vendedores, isso foi uma verdadeira disrupção. Não precisávamos mais folear listas com 1.000 páginas para encontrar o contato de possíveis clientes. Bastava digitar que tipo de empresa e pronto, milhares de contatos surgiam.
Haviam e-mails, mas a quantidade de empresas que utilizavam com frequência e principalmente e-mails para negócios era muito pequeno. A boa e velha conversa por telefone e a visita um a um reinavam absoluto.
2 – Como é a Prospecção de Clientes Hoje (2020)?
O que estava em transição há 10 anos hoje é passado. As listas telefônicas definitivamente morreram e o que parecia ser sua evolução natural (Sites de listas) já não existem mais ou perderam sua relevância.
As redes sociais são a grande sensação e prospectar clientes através de Facebook, Instagram e Linkedin é quase uma obrigação.
O Inbound Marketing se popularizou de tal forma que a cada dia surge um novo “especialista” em algo produzindo e-book para coletar dados de possíveis clientes. Quase não se utiliza o telefone pois a moda agora é WhatsApp e falar com alguém é para muitos uma vitória a ser conquistada.
O Google é a grande fonte de informações e mesmo que as empresas não queiram, é possível encontrar seus dados na internet. A grande batalha é com a qualidade das informações encontradas, ao mesmo tempo que há informação em excesso muitas dessas estão desatualizadas e o tempo que antes era dedicado à busca do contato hoje é investido na validação.
Saber se o e-mail está correto, telefone, endereço, para aí sim poder realizar uma ação efetiva.
Leia Também: 7 Dicas de Como Fazer a Prospecção de Clientes por E-mail
3 – Como será a prospecção de clientes no futuro?
Somos privilegiados, estamos exatamente no início de uma era onde os dados reinarão absoluto. Ter informações sobre comportamento terão peso de ouro e toda a tecnologia que temos hoje disponível permite que seja utilizado o que aprendemos no passado para determinar nosso sucesso no futuro.
Novas tecnologias como a do Pcontrol ajudam vendedores a otimizar até 70% do trabalho manual que até então era feito. O que será comum no futuro hoje é realidade para muitas das empresas que já utilizam plataformas de captação e validação de contatos.
Para que nós profissionais de vendas não sejamos substituídos por máquinas, precisamos ser criativos e pensar fora da caixa.
Se uma “máquina” pode fazer o trabalho chato então ela que faça. Vamos focar no que realmente fazemos de melhor que é negociar. Isso é o que nos torna especiais, vendedor que apenas tira pedido não terá espaço no futuro das empresas.
Como conclusão deste artigo deixo aqui a recomendação para você que quer se antecipar e garantir hoje o que muitos só conseguirão enxergar no futuro.
Conheça o Pcontrol, muitas funções são de graça e foi desenvolvidos para vendedores, como eu e você.
Não dependa de chefe ou gestor, basta você se cadastrar gratuitamente e começar a utilizar hoje as ferramentas que farão parte do nosso futuro.