Pcontrol: Como montar fluxo de cadência de e-mails

Todo profissional de venda deve ter suas ferramentas de trabalho para ajudar a ter o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Fazer a prospecção de clientes utilizando cadências automáticas de e-mails é uma das ações mais simples e eficientes para gerar resultados ótimos com prospecção com o mínimo de esforço.

Vou apresentar o passo a passo para ajudar você a compreender o que é um fluxo de cadência e como ele pode ajudar você a aumentar sua carteira de clientes e ganhar dinheiro vendendo mais.

 

O que é Fluxo de Cadência de Emails?

Cadências são conjuntos de ações programadas e organizadas que um profissional de vendas executa para aumentar as chances de contato com um cliente ou prospect.

O fluxo de cadência é a organização + execução dessas ações.
Por exemplo, vamos imaginar que você tenha o contato de centenas de empresas. E-mails,  telefone, endereço, etc.

Abaixo um exemplo de organização de um fluxo de cadência,

Primeiro Dia

No primeiro dia você faz a primeira tentativa de contato com cada uma dessas empresas por e-mail. Algumas vão lhe retornar e outras não. Se você parar por aqui você estará perdendo dinheiro.

Segundo Dia

Aguarde, no segundo dia você não faz contato. O excesso de tentativas de contato pode gerar incomodo ao cliente. Claro que depende da sua estratégia, produto ou serviço.

Terceiro Dia

No terceiro dia você encaminha mais um e-mail e também faz uma ligação para a empresa. Ações integradas como e-mail e fone dobram as chances de você ter sucesso na prospecção em comparação com apenas uma das ações.

Quarto Dia

No quarto dia você não faz tentativas de contato. O mesmo que ocorre no segundo dia, você aguarda um tempo para que seu cliente lhe retorne. Muitas vezes o cliente acabou conseguindo ver as tentativas anteriores por falta de tempo, não por te-las ignorado.

Quinto Dia

No quinto dia você envia um e-mail e também faz uma ligação, tentando agendar um horário para uma apresentação ou seja qual for seu objetivo.

E assim por diante, até você conseguir efetivar um contato que resulte no seu objetivo ou até você efetivamente descartar o contato.

Este é um fluxo de cadência sendo executado. Você sabe quais são as ações que devem ser realizadas e segue uma programação na execução.
Seguindo uma programação você evita que algum contato seja descartado antes da hora ou que faça menos tentativas de contato com um ou outro prospect.

Por que é importante ter um fluxo de cadência de email?

Existem dezenas, talvez centenas de pesquisas mostrando a quantidade de vendas que é desperdiçada simplesmente por que vendedores, mesmo os mais experientes, desistem de fazer contato com um prospect em menos de 5 tentativas.

Esta falha não é uma particularidade do Brasil. Em todo o mundo há esta constatação. 80% das vendas ocorrem após a 10 tentativa de contato.
Se você descarta o cliente já nas primeiras tentativas você está realmente perdendo dinheiro. Neste caso nem mesmo um caminhão de leads qualificados deverá ser suficiente para você alavancar seus resultados.

Você pode considerar alguns pontos de corte para avaliar se vale ou não a pena insistir em um contato. O principal deles é o ticket médio da venda.

Vendas com ticket médio considerado baixo (até R$300,00) podem exigir menos tentativas de contato se comparado com vendas maiores.

Para que serve o fluxo de cadência de e-mails?

Mantendo como base o exemplo que utilizei na explicação sobre o que é fluxo de cadência. Vamos considerar que você tenha centenas de contatos de empresas.
Vai levar muito tempo para enviar e-mails um a um para agendar uma reunião, uma ligação ou até mesmo a apresentação de um produto.

Já que, o fluxo de cadências é a organização e execução de ações de contato clientes, por que não automatizar parte deste processo?

É o que faz as cadências automatizadas de e-mails.

Você define quais e-mails serão enviados, qual o intervalo de envio (em dias ou em horas) e acompanha se o cliente abriu o e-mail e quando.

Outro destaque para as os fluxos de cadência de e-mails é você poder programar qual e-mail será enviado de acordo com as interações do seu prospect. Se o cliente abriu ou não o e-mail.

Com a automação do envio de e-mails para grupos segmentados de prospects, você profissional de vendas terá mais tempo livre para focar em outras atividades. Sem precisar gastar tempo preparando e enviando e-mails um a um.

Além disso o fluxo de cadência serve para organizar a rotina de vendas. Definindo os passos antecipadamente e deixando programadas as ações a produtividade de cada vendedor aumenta.

Fluxo de cadência NÃO é e-mail marketing

Podemos comparar o fluxo de cadência de e-mails com e-mail marketing se isolar o fato de que ambos utilizam e-mail como forma principal de contato.

Leia Também: 4 Boas Práticas para E-mails de Prospecção

Qual a diferença entre e-mail marketing e fluxo de cadência de e-mails?

São muitas as diferenças entre eles e aqui vai algumas delas:

  • Cadências de e-mails são direcionadas para pequenos grupos segmentados com até 50 pessoas. Já o e-mail marketing é realizado para grandes listas de contatos;
  • Cadências de e-mails tem como objetivo prospectar novo clientes. E-mail marketing é para ofertar produtos, apresentar promoções, etc;
  • Cadência de e-mails tem conteúdo curto, em média 200 palavras e quase sempre não devem conter anexo. E-mail marketing acompanha anexo e o conteúdo do e-mail é ilimitado;
  • Cadências de e-mails são direcionadas para contatos que ainda não possuem relacionamento com você ou sua empresa. E-mail marketing é feito para lista de pessoas que optaram por estar nela. Conhecem você ou possuem algum interesse específico em algo que você possa oferecer, caso contrário será SPAM, não e-mail marketing.
  • Cadência de e-mails tem uma duração pré determinada, podem ser dias, semanas e até meses. No e-mail marketing não há regras neste sentido. Podem ser feito o envio para um contato oferecendo uma promoção mesmo após anos após o cadastro.

Como Montar Cadências Automáticas de Emails no Pcontrol

O Pcontrol é uma plataforma completa de vendas. Nele é possível prospectar clientes ativando o gerador de leads e também montar cadências de e-mail automatizadas.

Além de, encontrar o contato de novos clientes de forma automática você poderá iniciar o relacionamento com seus clientes de forma automatizada tendo o mínimo de trabalho.

Você pode também também programar o envio de e-mails de follow-up para negociações em andamento. Tudo isso somado a dezenas de outras funções que vão desde uma agenda de tarefas com alerta até o lead scoring.

No vídeo abaixo você verá o passo a passo da criação de uma cadência de e-mails no Pcontrol:

Você também pode usar o Pcontrol hoje para ajudar nas vendas. O CRM é grátis e atende quem precisa de rapidez e facilidade para acessar informações sobre seus clientes.

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Grande abraço e ótimas vendas.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.