Pcontrol: Pcontrol: Como Ser um Bom Vendedor em 2020? [Passo a Passo]

Para ser um bom vendedor em 2020 você deve realizar 4 tarefas básicas que são: ser um bom solucionador de problemas, ter as ferramentas certas de vendas, fazer networking todos os dias e montar sua própria carteira de clientes. Seguindo e executando estas ações você será um bom vendedor ou vendedora no ano de 2020.

Bons vendedores são sempre requisitados pelo mercado de trabalho. Não há no mundo empresa que não queira uma equipe completa com bons vendedores. Hoje vou falar o passo a passo de como ser um bom vendedor(a) em 2020.

 

 

 

Como Ser Um Bom Vendedor ou Vendedora em 2020?

Pcontrol: Como Ser um Bom Vendedor
Pcontrol: Como Ser Um Bom Vendedor(a) em 2020? [Passo a Passo]
Para bons profissionais de vendas a crise não existe. Dificuldades sim, crise não.

Não é possível uma empresa sobreviver sem vender, por isso estão sempre em busca dos melhores profissionais de vendas do mercado.

Para você garantir o seu lugar ao Sol em 2020 e ocupar lugar de destaque entre os melhores vendedores, aqui vai o passo a passo ou as 4 regras para ser um bom vendedor interno ou externo:

 

  1. Todo vendedor profissional soluciona problemas
  2. Tenha um bom arsenal de ferramentas
  3. Networking
  4. Tenha sua carteira de clientes

1 – Todo vendedor profissional soluciona problemas

Vendas é o mesmo que solucionar problemas. Como vendedor ou vendedora você terá sucesso de acordo com a quantidade e intensidade dos problemas que você resolve.

Não se trata mais de enfiar produtos no cliente. Você precisa sempre conduzir o comprador para a melhor escolha. Quanto maior o benefício que você gerar mais você será lembrado.

É imprescindível ter conhecimento sobre as características do produto ou serviço. O que vai tornar você um profissional de vendas diferenciado é também o seu conhecimento de mercado.

Como está o mercado, a concorrência, quais as novidades e expectativas. Em vendas quem não é consultor é tirador de pedido.

2 – Tenha um bom arsenal de ferramentas

Quais as ferramentas que ajudam você a ter maior produtividade no seu dia a dia?

Todo bom vendedor precisa ter ferramentas que ajudem a otimizar o seu tempo. Menos trabalho manual e mais produtividade.

Entre as ferramentas de um bom vendedor estão:

  • Um bom CRM de Vendas que esteja sempre atualizado com informações sobre as negociações.
  • Um celular com acesso a internet com planos de muitos minutos para ligação.
  • Fontes de informação: Livros, cursos, palestras, sites, etc.

Vendedor que não se atualiza acaba ficando para trás e cedo ou tarde acabará sendo substituído, seja por outro vendedor ou por softwares que façam o serviço dele.

Escolha as melhores ferramentas para o seu dia a dia. Não conte apenas com um caderno e planilhas de excel para anotar informações.

3 – Networking

Todo bom vendedor é mestre em fazer networking. Se você não tem bons contatos, se não relaciona com pessoas do seu mercado você estará sempre sozinho.

Quanto mais pessoas você conhecer mais informação você terá a sua disposição. Além disso mais pessoas saberão sobre o seu produto ou serviço e poderão ajudar você a conseguir novos clientes através de possíveis indicações.

4 – Tenha sua carteira de clientes

Não tem como ser um bom vendedor em 2020 se você não tem a sua própria carteira de clientes.

Bons vendedores levam consigo clientes quando por ventura acabam mudando de empresa. Isso acontece pelo nível de confiança estabelecido entre comprador e vendedor.

Uma boa lista de contatos abre portas. Bons vendedores não dependem apenas dos leads gerados pelas campanhas de marketing. É preciso trazer clientes.

Leia Também: Como Automatizar a Prospecção de Clientes

Agora faça uma reflexão:

  1. Como você está neste cenário?
  2. Tem a sua carteira de clientes montada?
  3.  Seu CRM está atualizado?
  4. Tem mantido um bom Networking?
  5. Está solucionando quais problemas dos seus clientes?

Grande abraço e ótimas vendas.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.