Não adianta apenas você ter ótimos produtos, ótimos preços e alto valor agregado se a sua base não estiver sólida, e sem dúvidas, a melhor maneira para ter crescimento sólido de qualquer empresa é contando com um CRM de vendas de Vendas para mapear e organizar todo o processo interno.
Para você crescer nas vendas você precisa estar preparado. Ter as ferramentas certas faz parte dessa preparação.
O que é e para o que serve o CRM de vendas?
O CRM de vendas é uma ferramenta ou software que auxilia no relacionamento com o cliente.
Serve para armazenar informações de contato, negociações, anexos, e todas as informações a mais que possam ajudar a empresa a proporcionar a melhor experiência ao cliente.
Ele ajuda a organizar toda a base de informações de uma empresa ao mesmo tempo em que gera análises detalhadas para contribuir com a tomada de decisões.
Quanto mais informações, melhores serão suas estratégias e mais a sua empresa crescerá.
Leia Também: O que é um CRM de Vendas e para o que serve?
Se você ainda tem dúvidas se um CRM de vendas é para você, veja a seguir 5 motivos para contratar um CRM de vendas hoje mesmo.
5 Vantagens para contratar um CRM de vendas
1 – Segurança nas informações
Segurança nas informações sobre suas negociações e sobre seus clientes, é o primeiro motivo para o qual você deve contratar um CRM de vendas.
Com a nova lei de privacidade de dados no Brasil (LGPD), você precisa ter muito mais cuidado com as informações que você tem salvo de seus clientes.
Utilizando apenas planilhas, você corre o risco de perder as informações salvas, não acompanha o histórico das negociações, e você também evita a perda de informações para a concorrência no caso da troca de pessoas na sua equipe.
O software de CRM possui todas as informações em nuvem, além de controlar o que cada colaborador de sua empresa pode acessar.
Não dependa de planilhas, ainda mais com uma equipe de vendas muito grande, você pode perder muitas informações por um simples descuido.
2 – Organização das Atividades e Follow-up
Vendedor organizado vende mais.
O CRM de vendas ajuda a organizar cada fase do processo de abordagem de todos os seus clientes e também no pós-venda.
Você poderá saber informações específicas sobre cada cliente além de conseguir tratá-los melhor ser assertivo nas abordagens.
Tudo isso bem mapeado e ao alcance do gestor e também do vendedor.
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3 – Funil de Vendas
O funil de vendas é a jornada de compras que o cliente percorre, desde o cadastro em um formulário de contato até o momento do fechamento.
Todo esse trajeto que ele percorre faz parte do funil de vendas, ou seja, é saber exatamente em que momento seu cliente está, e conduzi-lo de maneira correta para vender com maior lucratividade no menor tempo.
Você precisa ter claro o seu processo de vendas se você quiser ter os melhores resultados possíveis em vendas.
Para você definir por etapas em qual fase seu cliente está no processo de compra, e uma vez que você entende isso, fica muito mais claro quais serão suas próximas ações.
No CRM do Pcontrol por exemplo, você pode colocar até 15 funis de diferentes, um para cada tipo de produto ou segmento.
Ter um ou mais funis de vendas dentro do CRM é um fator determinante para que gestor e a equipe consigam corrigir o GAPs e alavancar os resultados.
4 – Indicador de Resultados
Ter em tempo real as informações sobre o que acontece na sua empresa é fundamental para quem precisa crescer.
O CRM de vendas permite que você tenha acesso ao que cada pessoa do time, seja vendedor ou administrativo, consegue de resultado.
Sem depender de planilhas.
Assim você terá maior velocidade na tomada de decisões e conseguirá antecipar estratégias que farão seus resultados crescerem.
5 – Aumento das vendas
Se você utilizar corretamente um CRM de vendas você conseguirá em pouco tempo aumentar seus resultados em vendas.
Isso acontece com a grande maioria das empresas e deverá acontecer com você também.
5 erros ao contratar um CRM de vendas
Não é raro encontrar gestores de times comerciais e empresários que desistiram de implementar um novo CRM de Vendas em suas empresas, pois quando tentaram fazer os resultados foram catastróficos.
Infelizmente a falta de orientação e de preparo podem prejudicar o que seria um salto significativo dentro de uma empresa.
CRM de Vendas é uma das ferramentas mais importantes para empresas de todos os segmentos.
Não importa o seu tamanho ou com o que você trabalha, se você quer crescer precisará de uma ferramenta que lhe ajude a ter organização e assertividade, é para isso que servem os CRMs.
1 – O CRM não deve punir, e sim ajudar
Muitos gestores utilizam CRM apenas para punir vendedores que se esquecem de preencher as informações de forma correta ou que não conseguem vender mais por não terem assimilado as principais funcionalidades das plataformas.
Isso apenas deixará sua equipe insatisfeita com a utilização de qualquer ferramenta e gradativamente você terá perda de produtividade do time comercial.
Não faça isso!
Utilize as informações e relatórios que seu CRM de Vendas gera para facilitar a vida de todo o seu time.
- Você pode utilizar o CRM para:
- Identificar GAPs e maiores objeções durante a negociação
- Encontrar falhas no seu processo de vendas e ajudar sua equipe a vender mais em menos tempo.
- Otimizar a comunicação entre vários setores como vendas, pós-venda, marketing, departamento administrativo, etc.
CRM de Vendas serve para aumentar as vendas e não para punir vendedores, se você, gestor, faz isso, pare antes que seja tarde.
2 – Não exagere nas informações (KPIs)
Uma grande vantagem em utilizar um CRM de Vendas é poder entender o comportamento de compra dos clientes e poder utilizar estas informações para fazer a sua empresa crescer.
Porém tem muita empresa que acaba pecando pelo excesso de KPIs ou excesso de indicadores de resultados.
Essas informações podem servir, por exemplo, para abrir uma nova filial, lançar novos produtos, definir regiões e públicos estratégicos para a empresa, são infinitas as possibilidades.
Porém, é importante que sua equipe não fique presa com o preenchimento de informações desnecessárias e que diminuirão o tempo dedicado em cada negociação.
Se uma informação não é de extrema importância, e o preenchimento pode atrapalhar o tempo dedicado ao cliente, é melhor descartar.
3 – Falta de informações (KPIs)
Se o excesso de informações é um problema, a falta deles é ainda pior.
Há quem utilize um CRM de Vendas apenas como uma grande carteira de clientes e para identificar quando uma venda acontece ou não.
Essa é uma maneira muito perigosa pois evita que gestores e empresários tenham informações valiosas sobre o que acontece dentro da empresa.
CRMs de Vendas como o Pcontrol geram análises automáticas em tempo real mesmo que as informações adicionadas na negociação possam parecer simples.
O time comercial colhe os resultados sem ter mais trabalho para isso.
4 – Acreditar que o CRM de Vendas fará Milagres
Um CRM é uma ferramenta importante e ajudará você e sua empresa a crescer. Mas não fará milagres.
Uma ferramenta é apenas uma ferramenta.
Quem fará a diferença são as pessoas que utilizam as funções de forma correta para trazer benefícios para a empresa.
Não deposite toda a responsabilidade pelos seus resultados em parceiros externos, cada um precisa saber o seu papel e o CRM de Vendas existe para tornar o caminho mais fácil.
5 – Não respeitar o tempo de aprendizado da equipe
Não queira resolver a sua vida em apenas uma semana. Para implementar ferramentas e processos é preciso tempo e dedicação de todos os envolvidos.
Além do CRM de Vendas não fazer milagres, a utilização plena por parte da sua equipe pode levar tempo, mesmo que a plataforma seja otimizada e desenvolvida pensando 100% no usuário como é o caso do Pcontrol.
Faça a implementação gradativa em cada setor.
Dica Importante: Se você tiver uma equipe com mais de 5 vendedores, faça a implantação do CRM de Vendas de forma gradativa e começando pelos melhores vendedores.
Comece por quem vende mais, assim poderá utilizar ele como exemplo para os demais profissionais.
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