cross selling

Cross selling é uma excelente maneira de aumentar o ticket médio de suas vendas, comece a colocar em prática o quanto antes para potencializar os seus resultados.

Quanto maior for o ticket médio das suas vendas, melhor e maior será a sua comissão e mais a sua empresa irá faturar.

O que é Cross Selling?

A venda cruzada ou cross selling, é quando o vendedor adiciona um produto ou serviço que não tenha relação direta com o produto principal. 

Vamos imaginar que uma empresa esteja contratando um escritório de advocacia para cuidar de toda a parte jurídica. Contratos com fornecedores e clientes, ações trabalhistas, etc.

Porém, além destes serviços direcionados para a empresa, o escritório oferece também para os sócios da empresa um serviço exclusivo.

Incluindo atendimento para eles como pessoa física por um pequeno valor adicional.

Ou seja, além do produto principal, essa empresa levará um produto adicional que não possui relação com o produto principal.

O que podemos chamar de venda cruzada, aproveitando o mesmo cliente e fazendo uma venda adicional sem relação com a principal

O cross selling pode ser usado para qualquer segmento ou negócio. Nada impede você de usá-lo.

Como usar o Cross Selling?

Para usar o cross selling de maneira correta e eficiente no seu dia a dia, você precisa primeiramente ter bem mapeado o seu processo de vendas.

O processo do cross selling é bem parecido com o processo do upsell. A diferença é que no upsell você turbina o produto ou serviço que está comprando, já o cross selling é uma venda mais lateral.

Saiba mais sobre o upsell e veja o passo a passo de como usá-lo de maneira efetiva

Tenha muito bem mapeado também, o perfil, as necessidades e as dores do seu cliente, pois, caso você não consiga vender o produto de maior valor agregado (upsell), talvez você consiga propor um produto cruzado, algo de referência que possa servir também para ele, mas não diretamente na mesma dor inicial.

Entenda o processo de compra do seu cliente, converse e faça perguntas para saber o que ele precisa, assim você terá uma visão mais ampla das necessidades dele.

Não insista desnecessariamente

Muito cuidado para não forçar uma situação onde não cabe.

Caso você não tenha conseguido gerar valor o suficiente para o cliente perceber as vantagens do produto ou serviço adicional, não force. 

Assim você não correrá o risco de perder uma venda por ser inconveniente.

Conclusão

Para executar corretamente o cross selling e aumentar o seu faturamento, é muito importante conhecer a fundo o perfil do seu cliente, as necessidades e dores.

Quanto melhor você conhecer o seu mercado, mais argumentos você terá para incluir o cross selling no seu dia a dia.

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