Curso de Facebook Ads – Não compre antes do primeiro passo
Não diga que algo não está funcionando sem ter a certeza de que você não está fazendo certo!
Esta frase vale para quase tudo na vida, mas vou limitá-la a utilização do Facebook Ads para a geração de negócios através de anúncios.
A possibilidade de investir o quanto quiser e quanto puder, faz com que tanto o Facebook Ads quanto o Google Ads sejam líderes de arrecadação em investimento para campanhas de marketing.
Ambos tornaram a concorrência entre empresas mais democrática, afinal é possível impactar uma grande quantidade de clientes mesmo com pouco dinheiro.
Justamente esta facilidade, é uma das causadoras de problemas para o empreendedor que resolve se aventurar no Marketing Digital.
NÃO INVISTA EM CURSOS DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO FACEBOOK SE VOCÊ NÃO SABE EXATAMENTE QUAL O PERFIL DO SEU CLIENTE!
Criar campanhas no Facebook Ads é simples, grande parte do processo pode se dizer que é até intuitivo. Tudo foi criado para que, mesmo com pouco conhecimento, todos possam criar anúncios direcionados para nosso público-alvo.
E é aí que está o grande desafio.
Se, você investiu em campanhas no Facebook e não teve resultado, achou que jogou dinheiro fora, é muito, mas muito provável que o problema esteja no primeiro passo de todo o processo, que é SABER QUEM É SEU PÚBLICO ALVO ou Buyer Persona.
Buyer Persona: Seu consumidor ideal. Detalhamento completo de quem consome seu produto ou serviço. Além de dados demográficos como gênero, idade, sexo e estado civil, a buyer persona deve conter aspectos pessoais como gostos, desejos, medos e sentimentos.
Para saber mais sobre o que é e como identificar o perfil do seu cliente ideal, clique aqui.
A ansiedade em querer fazer tudo rápido é um grande mal do brasileiro. Muitos preferem comprar cursos de como anunciar no Facebook ou mesmo criar campanhas sem ter desenhado para quem aquele anúncio será destinado.
O PRIMEIRO PASSO
Se você quer começar a anunciar no Facebook e Instagram. Mesmo se já você anuncia e está pensando em comprar algum curso ensinando como fazer campanhas que prometem resultados mirabolantes, pare e faça / refaça todo desenho de quem é seu cliente ideal.
Vou deixar AQUI para quem quiser baixar de graça o cheklist de buyer persona que nós utilizamos. Ele evita que qualquer detalhe passe despercebido.
Caso você não queira baixar o cheklist, você pode montar em uma folha de papel, postit, flipchart e etc. Qualquer lugar que fique visível quem é seu público ideal.
Leia Também: Atenção – Mudanças na Segmentação do Facebook
VANTAGENS DE SABER QUEM É SUA BUYER PERSONA
1° – Você vai gastar menos tempo para criar a copy ou o conteúdo dos seus anúncios.
Sabendo exatamente o que seu cliente gosta, do que ele precisa, quais são suas dores e tudo mais que puder levantar, você será mais assertivo no conteúdo e imagem do anúncio.
2° – Redução no custo das campanhas
Anúncios com personas bem definidas custam menos e geram maior taxa de conversão. Os clientes certos visitam mais seu site, curtem sua página, etc.
3° – Você economizar e não precisar gastar com cursos duvidosos
Cursos que ensinam apenas técnicas para montar anúncios não irão te ajudar se você não sabe exatamente para quem anunciar.
Que fique claro, não estou dizendo para nunca comprar cursos que ajudam a desenvolver campanhas. Apenas que talvez este não seja o momento ideal para você investir em um.
Dedicar mais tempo mapeando sua buyer persona pode ser tão ou mais eficaz do que investir R$2.000,00 em um curso.
O melhor é garantir que a base esteja sólida o suficiente para se aprofundar em questões mais técnicas.
ÚLTIMA SUGESTÃO
Se você já tem sua buyer persona mapeada e o que precisa agora é refinar suas campanhas, tornar os resultados ainda melhores, aí sim vale a pena investir em um curso que mostre o “pulo do gato”.
Faça com quem realmente entende, procure no mercado profissionais que comprovem que vão entregar o que promete.
O que mais tem no mercado é profissional do marketing digital que nunca vendeu.
Sucesso e ótimas vendas!