Pcontrol: Qual a Diferença Entre E-mail Marketing e Cadência de E-mails

A diferença entre e-mail marketing e cadência de emails é que o e-mail marketing pode ser feito para grandes listas de contatos e tem como objetivo divulgar promoções e realizar a venda de produtos para listas com contatos dos quais você já possui relacionamento. A cadência de e-mails é destinada para pequenos grupos de pessoas que você não possui uma relação direta e o principal objetivo é otimizar o tempo do vendedor(a) na prospecção de novos clientes, ajudando a agendar reuniões, demonstrações, etc.

É importante saber a diferença para evitar confusão no momento de realizar suas ações de prospecção. Veja quais cuidados você deve tomar ao realizar ações de e-mail marketing e e-mails de prospecção para ter o máximo de aproveitamento em cada uma delas.

 

1 – O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é a utilização do e-mail para fazer a divulgação de produtos ou serviços para pessoas ou empresas. O objetivo é manter e intensificar o relacionamento com pessoas de sua base de contatos e uma maneira rápida e extremamente eficiente de conversar com milhares de clientes.

No e-mail marketing o destinatário já deve possuir um relacionamento prévio com o remetente e principalmente deve optar ou não por fazer parte da sua lista.

Fazer o envio de promoções para pessoas que não lhe conhecem e não fornecer a opção para que ela se descadastre de sua lista é considerado SPAM, o que é extremamente desagradável e inclusive existem diversos projetos de lei para tornar a prática crime no Brasil.

Como funciona o e-mail  marketing?

O envio de e-mail marketing deve ser feito por ferramentas específicas para este tipo de ação. Uma das grandes vantagens da utilização dos e-mails como forma de se relacionar com clientes é poder mensurar os resultados de cada envio de e-mail.

O Conteúdo

Tudo começa na criação do conteúdo do e-mail, que pode inclusive, ser feito utilizando imagens, links, gifs e textos. Por ser praticamente 100% personalizável, você terá bastante liberdade na criação e poderá utilizar formas de comunicação que conversem diretamente com o seu público.

Suas Listas

Para fazer o envio de e-mail marketing você deve possuir uma ou várias listas. As listas de e-mails podem ser obtidas através de campanhas em redes sociais, formulários de contatos em sites e blogs, eventos, etc.

Lembre-se que o destinatário deve optar por fazer parte da sua lista de contatos, se você fizer o disparo de e-mail marketing para listas que você adquiriu e não possui relacionamento prévio o que você está fazendo é SPAM.

Leia Também: Como Fazer o E-mail Não Ir Para SPAM

Envio e Medição

O envio de e-mail marketing deve sempre ser feito através de ferramentas próprias para este tipo de tarefa. Além disso, tenha uma conta de e-mail com domínio próprio. Não são permitidos envio de e-mail marketing através de e-mails gratuitos como Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.

O próximo passo é a análise dos resultados gerados após os envios de cada ação de e-mail. Entre as principais informações que devem ser analisadas para saber como está o desempenho de suas campanhas de e-mails marketing estão:

  • Taxa de abertura dos e-mails
  • Taxa de cliques nos links
  • Conversão em venda
  • Taxa de descadastro

2 – O que é fluxo de cadência de e-mails?

O fluxo de cadência de e-mails é o envio de mensagens por correio eletrônico que tem como objetivo otimizar o trabalho dos profissionais de vendas.

O objetivo deste tipo de ação não é vender diretamente um produto ou serviço, mas iniciar um relacionamento com seus possíveis clientes otimizando o tempo de prospecção.

Podemos comparar o envio de e-mails no fluxo de cadência com a prospecção de clientes através do telefone.Você liga para uma determinada empresa para chegar até o tomador de decisão e conseguir então agendar uma reunião para apresentar sua solução.

Com o fluxo de cadência de e-mails é a mesma coisa. Você envia e-mails de contato a fim de conseguir o seu objetivo.

Por que Fluxo de Cadência?

É chamado de fluxo de cadência de e-mails por ser realizado o envio de mensagens em espaços de tempo previamente definidos, por exemplo:

1° Fase do Fluxo de Cadência:

Você envia o primeiro e-mail para um possível cliente na segunda-feira as 9h00 solicitando 15 minutos do tempo dele para fazerem uma chamada. Seu cliente visualiza seu e-mail porém não lhe responde.

2° Fase do Fluxo de Cadência:

Na quarta-feira você envia outro e-mail para o mesmo possível cliente, desta vez ao invés de apenas solicitar 15 minutos do tempo dele, você apresenta cases de sucesso da sua empresa. Novamente ele visualiza sua mensagem mas não retorna seu e-mail.

3° Fase do Fluxo de Cadência:

Na sexta-feira, você envia novamente um e-mail para seu possível cliente, desta vez com a prévia de uma análise que você fez sobre os resultados que conseguirá obter caso o cliente lhe atenda. Seu cliente abre esta mensagem e dessa vez ele responde com o dia e hora para você falarem.

O exemplo descrito acima é a realidade de muitos profissionais de vendas que fazem a prospecção de novos clientes. Seja por telefone ou e-mail, são necessárias várias tentativas de contato para conseguir uma possível abertura com uma oportunidade de negócios.

O fluxo de cadência de e-mails automatiza esta ação e evita que você tenha que fazer esse processo todo manualmente. Você define uma única vez e o envio será feito na data e horário previstos.

Como funciona o fluxo de cadência de emails?

O fluxo de cadência de e-mails funciona em 3 fases:

  1. Definição do público-alvo
  2. Conteúdos que serão enviados
  3. Criação do fluxo e intervalos de envios

1 – Definição do público alvo

O fluxo de cadência de e-mails deve ser feito para pequenos grupos pois o resultado só é obtido com o máximo de personalização da comunicação. Você deve sempre definir pequenos grupos de empresas ou pessoas com características similares.

Lembre-se de que o fluxo de cadência de e-mails serve para otimizar o trabalho do profissional de vendas na prospecção. Você não faz uma abordagem com um cliente de grande porte da mesma maneira que um cliente de pequeno porte, isso vale também para as ações de e-mail.

2 – Conteúdo dos e-mails

Sabendo qual é o perfil de pessoas e empresas que você fará contato através das cadências é hora de focar no conteúdo.

Diferentemente do e-mail marketing, o conteúdo das cadências de e-mails devem ser curtos com até 300 palavras e ter claro seu objetivo. Os objetivos podem ser desde o agendamento de uma reunião até a apresentação de um produto.

3 – Fluxo de Cadência

O último passo é a determinação dos intervalos e ações que serão realizadas em cada envio dos e-mails.

O fluxo é a organização dos envios. Você determina a data de envio do primeiro e-mail e o espaço de tempo do próximo envio de acordo com as ações do cliente.

É possível programar o envio de um novo e-mail automaticamente com intervalos que vão de 15 minutos até 30 dias após o cliente ter aberto um e-mail.

Isso facilita o follow-up e permite aos profissionais de vendas aumentar o volume de suas negociações com menos esforço.

Leia Também: 4 Boas Práticas para E-mails de Prospecção

3 – A principal diferença entre email marketing e cadência de e-mails

O que ambos tem em comum é a utilização dos e-mails como forma de contato. Mas as diferenças são grandes, veja só:

E-mail marketing:

  • Não há limite de pessoas na base e pode ser feito envios para milhares até milhões de pessoas
  • Podem ser enviados anexos, imagens, promoções e a formatação é flexível
  • O envio de e-mail marketing é feito para contatos de pessoas e empresas que já possuam um relacionamento
  • O destinatário deve ter a opção de se descadastrar de sua lista

Fluxo de cadência de e-mails:

  • É destinado a pequenos grupos segmentados com necessidades e características iguais
  • Os textos devem ser curtos, entre 150 e 300 palavras
  • O objetivo é prospectar clientes, abrir novos negócios
  • Tem duração pré determinada
  • Não é recomendado envio de anexos e links no corpo do e-mail

Conclusão

Vale lembrar que ambas são recomendadas, podem e devem ser utilizadas em suas estratégias de prospecção e vendas.

O fluxo de cadências irá aumentar a quantidade de novas negociações que você terá todos os dias e o e-mail marketing ajudará a manter sua base de contatos informada sobre as novidades e promoções.

Você pode começar a utilizar os fluxos de cadência de e-mails hoje mesmo no Pcontrol. Não há limite de envios nem da limite para a criação de cadências.

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Atualmente me dedico ao desenvolvimento de uma plataforma online chamada Pcontrol. O Pcontrol é uma plataforma completa para gestão de vendas e prospecção automática de novos clientes. Além de participar integralmente do desenvolvimento da plataforma, também participo da equipe de ciência de dados onde eu ajudo a desenvolver fórmulas para a identificação de padrões, geração de recomendações e previsões.