estratégia de vendas

Você precisa desenvolver sua estratégia de vendas com base na quantidade de vendas que você consegue fazer, caso contrário você terá prejuízo pois não conseguirá ser produtivo e isso vai derrubar definitivamente seus resultados.

De nada vai adiantar você gerar milhares de oportunidades, receber milhares de leads se não for capaz de atender. Principalmente se este lead for quente, de pessoas já interessadas em conhecer o que você tem para oferecer.

Hoje eu vou detalhar exatamente o que você deve fazer para conseguir ter o máximo de produtividade atendendo clientes com qualidade para potencializar suas estratégia de vendas. 

Eu já adianto que isso só será possível se você tiver as ferramentas certas, um CRM de Vendas é essencial para isso.

Fique tranquilo que, caso você ainda não tenha um CRM de Vendas, pode utilizar a versão gratuita do Pcontrol com um CRM completo para você ter o seu funil de vendas organizado e conseguir saber exatamente cada passo para fazer atendimentos cada vez melhores.´

1 – Quantas vendas você consegue fazer por mês?

Tudo começa com a resposta para essa pergunta. 

Não seja um sonhador, seja realista e responda com sinceridade quantas vendas você consegue fazer durante 1 mês.

Com a resposta para essa pergunta nós começaremos a fazer a conta inversa do que você deve fazer para atingir esses números.

Dependendo do seu produto, essa questão envolve logística, estoque, faturamento e uma série de fatores da realização do serviço.

Isso é a base do todo planejamento.

Veja abaixo algumas situações específicas para exemplificar esse processo de planejamento de vendas.

Exemplo 1

Vamos imaginar que você consiga fazer 10 vendas no mês.

O próximo passo é analisar sua taxa de conversão.

Quantos leads você precisa abordar para atingir suas 10 vendas no mês?

Neste caso é importante ter a informação precisa, se você utiliza o Pcontrol como CRM de Vendas ele mostra para você sua taxa exata de conversão para cada período, outros CRM também mostram essa informação.

Comece a utilizar o CRM do Pcontrol agora mesmo.

Exemplo 2:

Sua taxa de conversão é de 10%.

Isso quer dizer que para você realizar 10 vendas você precisa atender 100 clientes todos os meses.

Hora de fazer a higienização da sua base.

Agora é o momento de utilizarmos os números de conversão para fazer a triagem das suas oportunidades e não perder tempo.

Exemplo 3:

Você trabalha de segunda a sexta, ou seja, 5 dias por semana. 

Então você precisa realizar 25 atendimentos por semana em média, que são 5 atendimentos por dia.

Agora sim você deve olhar com calma para a sua base de leads e oportunidades.

Se você tem uma base muito grande de leads em comparação a sua capacidade de atendimento, uma das alternativas é fazer uma separação.

Faça uma análise sobre o perfil das oportunidades e comece selecionando quais fazem mais sentido.

Não é apenas a quantidade de oportunidades no seu funil que conta. É a maneira como você seleciona as oportunidades que serão abordadas.

2 – Como preparar uma estratégia de vendas?

Quem vende mais é quem está preparado para enfrentar os desafios e objeções dos clientes. 

Para estar preparado você precisa é claro de planejamento e estratégia, assim você saberá se está no caminho certo para alcançar os seus objetivos.

1 – Metas e Objetivos

Para começar a planejar você precisa primeiro saber onde quer chegar.

Tenha definido claramente todas as metas de crescimento como por exemplo: Em um ano você pretende realizar 1.000 vendas e faturar R$100.000.

2 – O que você precisará para atingir esses objetivos?

Agora que você sabe onde quer chegar, o que falta hoje para você conseguir firmar esta meta no prazo que você colocou.

A segunda fase do planejamento de vendas é começar a identificar pontos que precisam de ajuste, como por exemplo: Para realizar 1.000 vendas serão necessários 5.000 leads.

Quais estratégias e ferramentas irá utilizar para conseguir gerar estes leads e quanto precisará investir?

Este é apenas um exemplo simples. Você pode e deve listar tudo o que será necessário para poder fazer um planejamento de vendas perfeito.

3 – Como será o seu Funil de vendas?

Sabendo onde você quer chegar e o que precisa para atingir esses objetivos o que falta agora no seu planejamento de vendas é o funil de vendas. 

Quais serão as fases que o cliente percorrerá dentro da sua abordagem para que você possa converter o máximo de vendas possível.

O funil de vendas é todo o processo de compra que um cliente percorre, desde a captação do lead até o pós venda.

Quanto mais detalhado você tiver este processo mais eficiente será o seu planejamento e sua estratégia de vendas terá muito mais resultados.

3 – Como acelerar suas vendas?

É preciso vender para sobreviver.

Quanto mais você estuda vendas, melhores serão seus resultados de vendas.

Se você seguir os 3 passos abaixo, você irá conseguir vender como nunca vendeu antes, e isso vale para todo e qualquer tipo de venda.

1 – Posicionamento

Você precisa estar bem posicionado e presente na vida dos seus clientes. Quem não é visto não é lembrado e nisso incluo tanto as redes sociais quanto comunicação por e-mail, WhatsApp e telefone.

Tenha seu posicionamento bem definido e sempre entregue algo de valor.

Pode ser compartilhando uma notícia importante e de preferência positiva, escrevendo um artigo, gravando um vídeo ou até mesmo oferecendo algum tipo de ajuda.

2 – Detalhe a jornada de compra

Toda venda tem um começo, meio e fim. Entenda e respeite a jornada de compra do seu consumidor.

Revise sempre as etapas do seu funil de vendas e analise se você pode acrescentar algo na negociação. 

É importante entender o processo de compra do cliente para assim, conseguir prever os próximos passos.

3 – Personalize a sua oferta

Não tem nada melhor para alavancar suas vendas do que a personalização. Quanto mais você personalizar a sua oferta mais vendas você fará.

Personalizar a oferta quer dizer apresentar seu produto ou serviço mostrando com clareza quais dores do seu cliente ele irá resolver e como.

Nada de característica e dado técnico, estou falando da realidade e da prática. 

Se você entende o processo de compras do seu cliente saberá quais problemas ele quer resolver, com essa informação você apenas irá mostrar de forma simples os efeitos que isso causará nos resultados dele.

Conclusão

Se você tem uma alta capacidade de vendas, ótimo, não precisará dedicar tanto tempo com a higienização e triagem, mas se você precisa de assertividade, é importante fazer a seleção de quais clientes serão abordados com prioridade.

Veja o artigo sobre CRM de vendas para pequenas empresas.

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