Pcontrol: Gatilhos de Email

Gatilhos de e-mail são palavras que ajudam a aumentar o engajamento do leitor. Quando bem utilizadas, os gatilhos de e-mail ou gatilhos mentais servem como  impulso para que o cliente realize ações específicas como, abrir e responder e-mails, fazer cadastros, realizar compras.

As palavras conhecidas como “gatilhos mentais”, servem como guia para despertar no destinatário o interesse para realizar ações que normalmente passariam sem serem notadas.

 

O Que São Gatilhos de E-mail ou Gatilhos Mentais?

Os gatilhos são palavras que quando utilizadas, servem para impulsionar o leitor a realizar ações que em outros casos passaria despercebido.

Como por exemplo: Abrir ou até mesmo responder um e-mail, comprar um produto, responder a uma pesquisa, etc.
Quando utilizados de forma correta, os gatilhos ajudam a aumentar os resultados em campanhas de marketing, e-mails, textos em blogs.

Comece com a Personalização

A base de qualquer estratégia de prospecção bem feita é a personalização. Comece sempre fazendo uma análise refinada do seu público alvo para só depois definir quais gatilhos serão utilizados.

Definindo sua Buyer Persona você saberá quais as necessidades de cada cliente e quais gatilhos deverão funcionar melhor.

Quando os gatilhos de e-mail são utilizados junto com informações relevantes sobre o mercado de quem está lendo o conteúdo, isso tende a aumentar a taxa de conversão.

E-mails para grandes grupos de pessoas com pouca ou nenhuma personalização tendem a apresentar resultados menores em comparação as ações de prospecção segmentadas.

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Para Que Servem os Gatilhos Mentais nos E-mails?

Os gatilhos mentais ou as palavras de gatilho, servem para chamar a atenção do leitor para um tema ou ponto importante do e-mail.

O assunto ou titulo de e-mail para vendas precisa chamar atenção. No meio de tantos outros “concorrentes” o que fará você se destacar?

Caso contrário você provavelmente será ignorado e descartado mesmo que o conteúdo esteja muito bom. Quando utilizado no assunto do e-mail, pode ajudar a aumentar a taxa de abertura dos e-mails.

No corpo do e-mail ele serve para intensificar a ação do texto, fazendo com que o cliente execute uma ação direta como responder o e-mail ou até mesmo efetuar uma compra.

Leia Também: Como Aumentar a Taxa de Abertura de E-mails

Porque Utilizar Gatilhos nos E-mails?

Enviar e-mails não custa nada. Da mesma forma que você está se preparando para enviar e-mails de prospecção de clientes, seus concorrentes devem estar fazendo o mesmo. Por isso é extremamente importante você se destacar no meio da multidão.

Todos os dias os tomadores de decisão em pequenas e grandes empresas recebem dezenas e até centenas de e-mails. A verdade é que a grande maioria será descartada sem nem ao menos terem sido lidas.

É aí que entram os gatilhos mentais. Eles ajudarão que seu e-mail ocupe lugar de destaque entre os demais, por isso cada vez mais tem sido utilizados.

Quais os Tipos de Gatilhos de E-mail Mais Usados?

Existem vários tipos de gatilhos de e-mail, os que empolgam, que mostram escassez, que causam curiosidade e até mesmo os que causam medo.

Gatilho da Curiosidade

A Curiosidade é um dos gatilhos mais utilizados. Para isso você pode utilizar no assunto do e-mail que será enviado e também no corpo do e-mail palavras e termos como:

  • Segredo
  • Proibido
  • Desafio
  • Oficial
  • Concorrente
  • Resultados
  • Comparativo
  • Exclusivo

Gatilho das Perguntas

Fazer perguntas logo no assunto do e-mail ajuda a aumentar a taxa de abertura e engajamento de suas ações de prospecção e vendas por e-mail.

Veja abaixo alguns exemplos de como você pode utilizar os gatilhos para criar perguntas que ajudarão a aumentar o engajamento na sua prospecção por e-mail:

  1. Reunião agendada?
  2. Você sabe como…?
  3. Posso lhe enviar este (pdf/planilha/vídeo) ?
  4. Você recebeu este…?
  5. Podemos cancelar?

Palavras Poderosas

Abaixo está uma lista de palavras que podem ser utilizadas como gatilho de inúmeras maneiras. Seja para gerar escassez, urgência, curiosidade, medo, autoridade, e por aí vai:

  • Conheça
  • Privado
  • Revelado
  • Oficial
  • Garantido
  • Completo
  • Grátis
  • Banido
  • Proibido
  • Lucro
  • Aviso
  • Atenção
  • Garantia
  • Resultados
  • Últimas
  • Agora
  • Bônus
  • Estreia
  • Erro
  • Opinião

Para se aprofundar ainda mais no tema gatilhos mentais, recomendo o livro “As Armas da Persuasão” de Robert B. Cialdini, Ph.D.

O livro é a consolidação de um estudo completo sobre como as pessoas reagem quando expostas a certos tipos de atitudes e situações que funcionam como gatilhos para a tomada de decisões, desde as mais simples até a mais importantes.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.