Gatilhos de e-mail são palavras que ajudam a aumentar o engajamento do leitor. Quando bem utilizadas, os gatilhos de e-mail ou gatilhos mentais servem como impulso para que o cliente realize ações específicas como, abrir e responder e-mails, fazer cadastros, realizar compras.
As palavras conhecidas como “gatilhos mentais”, servem como guia para despertar no destinatário o interesse para realizar ações que normalmente passariam sem serem notadas.
O Que São Gatilhos de E-mail ou Gatilhos Mentais?
Os gatilhos são palavras que quando utilizadas, servem para impulsionar o leitor a realizar ações que em outros casos passaria despercebido.
Como por exemplo: Abrir ou até mesmo responder um e-mail, comprar um produto, responder a uma pesquisa, etc.
Quando utilizados de forma correta, os gatilhos ajudam a aumentar os resultados em campanhas de marketing, e-mails, textos em blogs.
Comece com a Personalização
A base de qualquer estratégia de prospecção bem feita é a personalização. Comece sempre fazendo uma análise refinada do seu público alvo para só depois definir quais gatilhos serão utilizados.
Definindo sua Buyer Persona você saberá quais as necessidades de cada cliente e quais gatilhos deverão funcionar melhor.
Quando os gatilhos de e-mail são utilizados junto com informações relevantes sobre o mercado de quem está lendo o conteúdo, isso tende a aumentar a taxa de conversão.
E-mails para grandes grupos de pessoas com pouca ou nenhuma personalização tendem a apresentar resultados menores em comparação as ações de prospecção segmentadas.
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Para Que Servem os Gatilhos Mentais nos E-mails?
Os gatilhos mentais ou as palavras de gatilho, servem para chamar a atenção do leitor para um tema ou ponto importante do e-mail.
O assunto ou titulo de e-mail para vendas precisa chamar atenção. No meio de tantos outros “concorrentes” o que fará você se destacar?
Caso contrário você provavelmente será ignorado e descartado mesmo que o conteúdo esteja muito bom. Quando utilizado no assunto do e-mail, pode ajudar a aumentar a taxa de abertura dos e-mails.
No corpo do e-mail ele serve para intensificar a ação do texto, fazendo com que o cliente execute uma ação direta como responder o e-mail ou até mesmo efetuar uma compra.
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Porque Utilizar Gatilhos nos E-mails?
Enviar e-mails não custa nada. Da mesma forma que você está se preparando para enviar e-mails de prospecção de clientes, seus concorrentes devem estar fazendo o mesmo. Por isso é extremamente importante você se destacar no meio da multidão.
Todos os dias os tomadores de decisão em pequenas e grandes empresas recebem dezenas e até centenas de e-mails. A verdade é que a grande maioria será descartada sem nem ao menos terem sido lidas.
É aí que entram os gatilhos mentais. Eles ajudarão que seu e-mail ocupe lugar de destaque entre os demais, por isso cada vez mais tem sido utilizados.
Quais os Tipos de Gatilhos de E-mail Mais Usados?
Existem vários tipos de gatilhos de e-mail, os que empolgam, que mostram escassez, que causam curiosidade e até mesmo os que causam medo.
Gatilho da Curiosidade
A Curiosidade é um dos gatilhos mais utilizados. Para isso você pode utilizar no assunto do e-mail que será enviado e também no corpo do e-mail palavras e termos como:
- Segredo
- Proibido
- Desafio
- Oficial
- Concorrente
- Resultados
- Comparativo
- Exclusivo
Gatilho das Perguntas
Fazer perguntas logo no assunto do e-mail ajuda a aumentar a taxa de abertura e engajamento de suas ações de prospecção e vendas por e-mail.
Veja abaixo alguns exemplos de como você pode utilizar os gatilhos para criar perguntas que ajudarão a aumentar o engajamento na sua prospecção por e-mail:
- Reunião agendada?
- Você sabe como…?
- Posso lhe enviar este (pdf/planilha/vídeo) ?
- Você recebeu este…?
- Podemos cancelar?
Palavras Poderosas
Abaixo está uma lista de palavras que podem ser utilizadas como gatilho de inúmeras maneiras. Seja para gerar escassez, urgência, curiosidade, medo, autoridade, e por aí vai:
- Conheça
- Privado
- Revelado
- Oficial
- Garantido
- Completo
- Grátis
- Banido
- Proibido
- Lucro
- Aviso
- Atenção
- Garantia
- Resultados
- Últimas
- Agora
- Bônus
- Estreia
- Erro
- Opinião
Para se aprofundar ainda mais no tema gatilhos mentais, recomendo o livro “As Armas da Persuasão” de Robert B. Cialdini, Ph.D.
O livro é a consolidação de um estudo completo sobre como as pessoas reagem quando expostas a certos tipos de atitudes e situações que funcionam como gatilhos para a tomada de decisões, desde as mais simples até a mais importantes.
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