Qual é o melhor, Inbound marketing ou Outbound marketing? Vender Inbound ou vender Outbound?
1 – Qual é a diferença entre Inbound e Outbound?
Na venda inbound, você deixa ou faz com que o cliente desperte o interesse ou entre em contato com a empresa
Como que o cliente pode entrar em contato?⠀ ⠀
Ligando para sua empresa diretamente, preenchendo algum formulário de contato, baixando algum e-book, ou seja, quando você fornece conteúdo para o seu cliente, seja ele em forma de artigo, página de captura, webnário ou algum curso que você forneça.
Tudo isso é ação de inbound marketing, de aquecimento ao cliente, levando informação e despertando o interesse e daí fazendo com que ele tome a iniciativa de fornecer as informações dele à sua equipe comercial.
O Outbound marketing é o contrário, é quando a empresa que está vendendo algo, no caso você, toma a⠀ ⠀ iniciativa de entrar em contato com a empresa ou com algum determinado cargo dentro daquela empresa para oferecer o seu produto para oferecer o seu serviço.
Na grande maioria das vezes, o Outbound funciona mais para quem trabalha com B2B, ou seja, vende para outras empresas. Já no B2C, quando o consumidor final é quem será vai ser impactado, o inbound marketing está mais presente principalmente com a popularização do marketing digital no Brasil.
Saiba a diferença entre mercado B2B e B2C.
Agora vem a grande questão.
2 – Qual é o melhor inbound ou outbound, qual dá mais resultado?
Minha recomendação para todo mundo é, faça os dois.
Não tem porque você ficar com uma baita de um guerra inútil de qual é o melhor e qual é pior, isso não vai levar a nada, faça os dois pois assim você vai ter muito mais resultados.
Quando você diversifica sua fonte de geração de negócios, você tem muito mais volume de negociações sendo finalizadas no final do mês.
O Pcontrol por exemplo, para você que já nos conhece, você consegue fazer a captação Outbound, ou seja, você é quem determina que tipo de empresa você quer, para quem você quer vender, qual é o porte da empresa ou cidade e tudo mais, logo, você escolhe seu público-alvo e trabalha a partir daí.
A gente recomenda sim que você faça das suas vendas em Outbound, para ter volume e também mais informação para o seu cliente. Isso é muito e muito valioso, quanto mais você fizer, melhores serão seus resultados.
3 – Para qual devo partir primeiro, inbound ou outbound?
Vamos definir se você vai partir para um ou para outro primeiro.
Exemplificando:
A ação Outbound, tende a ser mais barato o custo da informação e o custo do lead.
No Pcontrol, quatro centavos é a média do custo de uma empresa e de um lead para você receber esse contato, simples assim, você recebe o nome da empresa, quem são sócios, e-mails, telefones e tudo mais que possa ajudar você a gerar negócios.
Em compensação, no inbound marketing, o custo do lead tende a ser muito maior. Não tem um limite, pode ser um real ou 100 reais, dependendo do segmento e da sua estratégia.
A grande diferença é que o Lead Inbound já está mais próximo do fechamento e já conhece sua empresa, já conhece o seu produto e já sabe o que ele quer, então o tempo de fechamento é menor em comparação com o outbound, a venda Outbound precisa de um discurso mais afinado, de um empenho do vendedor e de uma estratégia definida.⠀
Conclusão
Basicamente essas são as grandes diferenças e volto a repetir, se você puder, não faça ou uma outra, e sim faça as duas. quando você gera valor para o seu cliente e quando você tem algo para agregar você tem muito mais a⠀ ⠀ ganhar e o seu cliente também.⠀ ⠀ ⠀