A guerra para conseguir gerar leads de qualidade está cada dia mais acirrada. Empresas investem muito tempo, dinheiro e esforço para que a qualidade dos leads sejam cada vez melhor. Encontrar bons leads não é fácil, mas é possível. Existem basicamente dois modos de captar leads com eficiência nos dias de hoje.
Mas antes de entendermos como esses dois modos funcionam, temos que saber o que é um lead, não é mesmo? E o principal, o que faz com que um lead tenha qualidade.
O que são Leads de Qualidade?
Lead é conceito muito importante no mundo dos negócios. Todo mundo fala sobre isso, todo mundo está pagando por isso. Porém poucas pessoas prestam atenção no que qualifica uma pessoa como um lead.
Lead não é exatamente uma pessoa mas sim uma forma de contato. Seja uma pessoa que demonstrou interesse em algo que você esteja oferecendo ou contatos de pessoas e empresa que possuam o perfil de compra, mas ainda não tenham demonstrado interesse ativamente. Esta informação que caracteriza um lead pode ser um e-mail, número de telefone, o link de uma rede social, qualquer informação que permita com que você entre em contato com alguém.
Existem 3 fatores básicos que fazem com que um lead esteja no grupo dos leads de qualidade:
1 – Problema a ser resolvido por seu produto ou serviço
O primeiro passo é que seu produto ajude esta pessoa. Todo mundo tem problemas dos mais variados tipo e níveis. Se o seu produto ou serviço ajudar verdadeiramente uma pessoa a resolver um dos problemas dela, a chance dela se tornar um lead aquecido é extremamente alta.
2 – Interesse
Assim que uma pessoa percebe que você ou seu produto irá acabar com um problema que ela tem o segundo passo é despertar o interesse em conhecer melhor como seu produto ou serviço funciona. A pessoa que irá fornecer seu contato para que uma conversa aconteça tem de ter interesse na sua oferta.
3 – Poder Aquisitivo
Não adianta a pessoa ou empresa demonstrar interesse no seu produto se ela não comprar não é mesmo? Seu produto deve ajudar a resolver uma dificuldade da vida dela. Sua oferta pode ser maravilhosa a ponto que a pessoa forneça todos as informações que você pedir, mas se ela não pode pagar para ter do que adianta tudo isso?
Podemos resumir estes 3 fatores em apenas 1 fator. Perfil do cliente ideal. A pessoa que você está atrás tem que ter o perfil de compra do seu produto. Se esta pessoa não se encaixa no perfil relacionado a sua marca, empresa ou produto ela não poderá pagar pela sua oferta.
Como disse, há duas principais maneiras para gerar leads. Através de ações de marketing ou com a prospecção. Os tópicos abaixo irão esclarecer os benefícios e desvantagens de cada um deles:
1 – Leads de qualidade via Marketing
A geração de leads via marketing é passiva. O cliente que toma a iniciativa de vir “falar” com você. Gerar leads via marketing é quando você coloca algo no mercado (ou na internet) e espera que alguém o veja, se interesse e tome alguma ação.
Benefícios
O benefício do marketing é a escala. Hoje em dia usando as técnicas de marketing digital é possível ser visto por milhões de pessoas. Um post no Facebook, um vídeo no Youtube ou um artigo publico em seu blog são exemplos de conteúdos. Estes podem chegar a centenas de milhares de pessoas em todo mundo. Algo que não era possível há 15 anos atrás, por exemplo.
Quando existe o encontro entre o conteúdo correto e a pessoa correta ai sim teremos a geração de leads de qualidade. O conteúdo correto é aquele que entrega valor para a pessoa. É o conteúdo que realmente ajuda a pessoa de alguma forma.
Desvantagens
A desvantagem é que não temos controle. Não é possível forçar uma pessoa a se cadastrar em seu site para você entrar em contato por exemplo. O esforço em criar um conteúdo de atinja o perfil do seu cliente ideal, ou seja o grupo de pessoas que tenham real interesse em seu produto não é fácil.
Apenas criar um anúncios no Facebook, colocar um vídeo no Youtube ou escrever um bom artigo para seu post não é suficiente. Para ter a escala que comentamos é necessitário investir. Até que seu conteúdo seja exibido de forma orgânica demora muito, mas muito tempo. Para agilizar esse processo é necessário investir em campanhas de marketing no Facebook, Google, Youtube e etc para que seu conteúdo seja visto mais rápido poe seu público alvo. Afinal é assim que estas empresas ganham dinheiro, não é mesmo?
Porém o maior problema do marketing é o que as pessoas acham que marketing é. Dizer o que você faz, dizer os benefícios do seu produto ou serviço, dizer o quão respeitada e confiável sua empresa ou marca é, não é marketing.
Marketing NÃO é promover o que você ou o seu produto é. Marketing é promover informação de valor que irá atrair o perfil de pessoas corretas que querem ou precisam do seu produto ou serviço.
2 – Leads de Qualidades via Prospecção
Ao contrário do marketing que é quando o cliente vai atrás do vendedor, a geração de leads via prospecção é ativa. O vendedor é o caçador. É quando você vendedor vai para rua buscar clientes, conversar com pessoas, pedir indicações, interagir em grupos no facebook e etc.
Benefícios
O principal benefício da prospecção é que você está no controle. Você pode controlar quantas e quais serão impactadas diariamente. Ao longo da conversa ou da pesquisa você mesmo já filtra quais são as pessoas nas quais você está interagindo que tem perfil ou não de compra.
Desvantagens
A desvantagem é que poucos vendedores gostam desse processo. Muitos vendedores não se sentem bem executando este tipo de ação ativa. O tempo que demanda uma boa prospecção também um fator crítico. Estudos mostram que 60% do tempo do vendedor é gasto prospectando ao invés de estarem vendendo.
3 – Gerando Leads de Qualidade
Em ambos os modos o tempo é um sério problema. No marketing você depende que seus anúncios impactem as pessoas certas e que estas tenham a iniciativa de falar com você. Na prospecção você usa seu tempo para encontrar as pessoas com perfil de compra do seu produto.
O maior problema aqui é que o vendedor deve simplesmente vender. É óbvio que para que uma campanha de marketing tenha sucesso é necessário ter conhecimento de marketing. Existem diversas técnicas e estratégias para que uma campanha tenha um bom desempenho. Ou seja, as pessoas mais indicadas para este trabalho são profissionais que estudaram marketing não os vendedores, certo?
Com este cenário o melhor dos mundos seria gerar leads automaticamente. Definir o perfil do cliente que você deseja receber e quando os mesmos forem encontrados apenas entrar em contato.
Geração Automática de Leads
Com esse problema em mente foi criado o Pcontrol. Uma plataforma que dentre suas diversas funções voltadas a gestão de vendas contém um gerador automático de leads de empresas. Sim, o pcontrol encontra o contato de empresas.
O processo é extremamente simples. Você defini qual o perfil dos leads que você deseja receber, como segmento de mercado, área de atuação, estado, cidade e etc. Então o Pcontrol vasculha a internet atrás das empresas que encaixam no perfil definido por você. Assim que estas empesas são encontradas elas são automaticamente enviadas para uma lista de leads pendentes, onde você terá acesso a todos os dados relacionados à mesma. Depois é só você enviá-lá ao seu funil de vendas no próprio Pcontrol e começar a negociação.
Tudo de forma simples, rápida e tranquila.
Conclusão
A cada dia a disputa por leads de qualidade ficará mais forte. Tendo a tecnologia como aliada é sem dúvida alguma um diferencial. Ainda mais se o seu concorrente ainda não faz uso desse recurso. Utilizar plataformas que ajudam nesse processo de busca, analise e captura de leads na internet pode fazer seus negócios deem um salto que você nunca imaginou.
O Pcontrol tem o poder de gerar leads de qualidade para qualquer tipo de empresa. Faça um cadastro e converse com um de nosso consultores para saber mais detalhes. A geração de leads de qualidade poder ser um processo bem mais rápido, fácil e assertivo para você e sua empresa.