Se tem uma desavença entre departamentos que pode afundar qualquer empresa, é entre o marketing e vendas.
Marketing gera os leads, e vendas os converte ou então ao contrário, o setor de vendas recebe os leads, não converte, e culpa o o outro setor pela qualidade das informações e dos clientes.
Isso é um problema muito sério, e na maioria das vezes acontece por um simples detalhe:
Não saber exatamente a diferença marketing e vendas. Onde começa o trabalho de um e onde termina o trabalho do outro.
Isso é muito importante para ficar bem alinhado. É sobre essa diferença que falaremos hoje nesse conteúdo.
Por que a briga acontece?
Isso acontece porque não está claro qual é o trabalho de um e qual é o trabalho do outro, você não deixou claro para sua equipe muitas vezes a diferença, ou seja, o que exatamente um tem que fazer e o outro tem que fazer.
É importante que a gente use sempre os indicadores de performance para cada setor. Isso ajuda a ter uma visão muito mais clara, se o que está sendo feito está sendo atingido.
Então, definir alguns pontos e critérios é essencial para acabar com essa briga.
Qual é a diferença entre Marketing e Vendas?
Na prática, o marketing atrai, e vendas converte. Vendas é quem tem o dinheiro na mesa atualmente, e o marketing é quem cuida do futuro.
O Marketing analisa as estratégias e define os passos que serão seguidos para atrair novos potenciais clientes, para criar novos produtos e expandir territórios.
Em compensação, vendas é o presente e converte hoje, ou seja, se hoje não tiver vendas não existe empresa amanhã.
Então, marketing é o futuro e vendas é o presente, um traz leads e o outro converte e transforma em cliente, respectivamente.
Isso faz total diferença, pois muitas vezes o departamento de marketing acaba se envolvendo demais na parte de vendas, ou o contrário.
Lembre-se, é importante que ambos tenham sim um entrosamento, um deve ouvir o outro e participar ativamente das ações. Mas isso deve ter limites.
Claro que, os limites dependem muito da sua empresa e das sua realidade, e para você corrigir isso e deixar isso claro, use os indicadores de performance para saber exatamente o que cada um deve fazer dentro da sua empresa.
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Tendências de Marketing e Vendas
Todos os dias uma nova técnica é divulgada, novas ferramentas e novos comportamentos são criados. Porém, existem aquelas que se destacam e se tornam tendências.
É praticamente impossível acompanhar todas as mudanças que acontecem no marketing e vendas, isso é fato! Mas não se preocupe, para poupar seu tempo reunimos algumas delas.
5 principais tendências de marketing e vendas para os próximos anos
1- Personalização
Quanto mais personalizada for a sua comunicação, o seu atendimento e principalmente a sua entrega, mais sucesso você terá.
2- Exclusividade
A sensação de pertencimento a um determinado grupo é algo que mexe com o ser humano desde os tempos das cavernas e não deve parar tão cedo.
3- Vídeos e Interatividade
É cada vez menor a relevância da comunicação estática. Um grande exemplo disso são as redes sociais, que cada vez mais priorizam conteúdos em vídeo e interatividade entre as pessoas.
4- Digitalização
O Brasil está muito atrasado quando o assunto é digitalização. Um levantamento que nós fizemos em 2021, mostrou que aproximadamente 17,5% das empresas brasileiras possuem algum tipo de posicionamento online, utilizam algum tipo de software ou aplicativo no dia a dia.
5- Inteligência Artificial
Não faz o menor sentido, pessoas executarem trabalhos que podem ser feitos por máquinas ou robôs. Cada vez mais, essa mudança impacta o dia a dia das pessoas e isso continuará a crescer nos próximos anos.
O objetivo aqui no Pcontrol é ajudar você a não perder tempo por aí atrás de coisas que não farão a diferença ou que não serão relevantes para a sua realidade.