marketing e vendas

Se tem uma desavença entre departamentos que pode afundar qualquer empresa, é entre o marketing e vendas.

Marketing gera os leads, e vendas os converte ou então ao contrário, o setor de vendas recebe os leads, não converte, e culpa o o outro setor pela qualidade das informações e dos clientes. 

Isso é um problema muito sério, e na maioria das vezes acontece por um simples detalhe:

Não saber exatamente a diferença marketing e vendas. Onde começa o trabalho de um e onde termina o trabalho do outro.

Isso é muito importante para ficar bem alinhado. É sobre essa diferença que falaremos hoje nesse conteúdo.

Por que a briga acontece?

Isso acontece porque não está claro qual é o trabalho de um e qual é o trabalho do outro, você não deixou claro para sua equipe muitas vezes a diferença, ou seja, o que exatamente um tem que fazer e o outro tem que fazer. 

É importante que a gente use sempre os indicadores de performance para cada setor. Isso ajuda a ter uma visão muito mais clara, se o que está sendo feito está sendo atingido.

Então, definir alguns pontos e critérios é essencial para acabar com essa briga.

Qual é a diferença entre Marketing e Vendas?

Na prática, o marketing atrai, e vendas converte. Vendas é quem tem o dinheiro na mesa atualmente, e o marketing é quem cuida do futuro.

O Marketing analisa as estratégias e define os passos que serão seguidos para atrair novos potenciais clientes, para criar novos produtos e expandir territórios. 

Em compensação, vendas é o presente e converte hoje, ou seja, se hoje não tiver vendas não existe empresa amanhã. 

Então, marketing é o futuro e vendas é o presente, um traz leads e o outro converte e transforma em cliente, respectivamente. 

Isso faz total diferença, pois muitas vezes o departamento de marketing acaba se envolvendo demais na parte de vendas, ou o contrário.

Lembre-se, é importante que ambos tenham sim um entrosamento, um deve ouvir o outro e participar ativamente das ações. Mas isso deve ter limites.

Claro que, os limites dependem muito da sua empresa e das sua realidade, e para você corrigir isso e deixar isso claro, use os indicadores de performance para saber exatamente o que cada um deve fazer dentro da sua empresa.

Se você precisar de ajuda, clique aqui e conte com nossa equipe totalmente especializada em marketing e vendas para definir processos e estratégias junto com você e com sua empresa.

 

Tendências de Marketing e Vendas

Todos os dias uma nova técnica é divulgada, novas ferramentas e novos comportamentos são criados. Porém, existem aquelas que se destacam e se tornam tendências.

É praticamente impossível acompanhar todas as mudanças que acontecem no marketing e vendas, isso é fato! Mas não se preocupe, para poupar seu tempo reunimos algumas delas.

5 principais tendências de marketing e vendas para os próximos anos

1- Personalização

Quanto mais personalizada for a sua comunicação, o seu atendimento e principalmente a sua entrega, mais sucesso você terá.

2- Exclusividade

A sensação de pertencimento a um determinado grupo é algo que mexe com o ser humano desde os tempos das cavernas e não deve parar tão cedo.

3- Vídeos e Interatividade

É cada vez menor a relevância da comunicação estática. Um grande exemplo disso são as redes sociais, que cada vez mais priorizam conteúdos em vídeo e interatividade entre as pessoas.

4- Digitalização

O Brasil está muito atrasado quando o assunto é digitalização. Um levantamento que nós fizemos em 2021, mostrou que aproximadamente 17,5% das empresas brasileiras possuem algum tipo de posicionamento online, utilizam algum tipo de software ou aplicativo no dia a dia.

5- Inteligência Artificial

Não faz o menor sentido, pessoas executarem trabalhos que podem ser feitos por máquinas ou robôs. Cada vez mais, essa mudança impacta o dia a dia das pessoas e isso continuará a crescer nos próximos anos.

 

O objetivo aqui no Pcontrol é ajudar você a não perder tempo por aí atrás de coisas que não farão a diferença ou que não serão relevantes para a sua realidade.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.