Você sabe por que algumas empresas vendem mais que as outras e como elas fazem para melhorar como vendedor performa em suas vendas?
Já parou para pensar nisso?
Pois bem, vender não é uma tarefa fácil, porém não é uma tarefa complexa, se você faz parte do time de vendedores que sabe como analisar e compreender as necessidades e dores do possível cliente, e mais do que isso, conhece todas as técnicas e caminhos para levar essa pessoa para uma negociação.
Vendas é a alma de todo o negócio, é a primeira coisa que toda empresa deve pensar.
Ninguém duvida que para ter sucesso na área comercial é preciso habilidade. Saber ouvir o cliente para oferecer o produto que melhor atende às suas necessidades faz parte do perfil de um vendedor nato.
Mas até mesmo os profissionais com anos de mercado deixam a desejar na hora de gerar atração em um cliente, despertar curiosidade, levá-lo para uma reunião e executar um bom fechamento. Ou seja, até esses precisam de capacitação constante para melhorar como vendedor.
Hoje, separamos 4 dicas para você melhorar como vendedor e aumentar os seus resultados, em números de vendas, ainda este mês. Confira:
1 – Ouça Mais
Será que você está ouvindo com atenção o que seu cliente está dizendo para compreender suas reais necessidades?
Pois eu aconselho você a fazer isso se quiser oferecer a solução certa para ele e apresentar os melhores argumentos para convencê-lo a comprar.
Essa habilidade vale também para gerentes de vendas que estão à frente de equipes.
Muitos vendedores gastam tempo falando e falando sobre muitas coisas, agregando valor em pontos dispersos, quando deveriam focar na real necessidade do cliente.
Não ouvir te leva a gastar muita energia em uma solução não assertiva, fazendo o relacionamento e consequentemente a venda, reclinar.
É essencial numa abordagem, entender exatamente a necessidade do possível cliente, conhecer todas as suas dores, pontos fortes e fracos, gargalos e etc. Isso será ferramenta para você fazer uma oferta matadora
Não foque naquilo que você acha que é bom, foque naquilo que o cliente realmente precisa.
2 – Siga um Processo de Vendas
Vender não é uma mágica que acontece de uma hora para outra, e sim um processo estruturado que requer atenção em cada etapa.
Definir o processo de vendas de forma correta liga todas as etapas de forma coerente e em ciclo. Consequentemente, é possível analisar e concluir qual o seu perfil ideal de cliente.
Esse processo vai desde a obtenção de leads à conversão e, por fim, ao relacionamento no pós-venda.
Por isso, o vendedor precisa conhecer profundamente a jornada de compra do cliente.
A razão para fazer isso é simples: você aumenta as chances de criar estratégias de persuasão eficientes, dependendo da etapa em que o cliente se encontra na jornada.
Entender esses fatores é fundamental para que os vendedores possam fazer uma abordagem eficaz e garantir mais resultados. Muitas vezes a falha não está na abordagem, mas no perfil do cliente que pode não ser compatível com o produto.
Isso é fundamental para o desenvolvimento de um vendedor.
3 – Se Posicione Como Especialista
As pessoas ficam mais propensas a finalizar a compra quando confiam na opinião do vendedor.
Em outras palavras, o seu posicionamento é crucial no processo decisivo.
Então, a alternativa mais eficaz é se posicionar como um especialista que entende do que está falando e que atua como um guia para o cliente.
Afinal, não é raro que o cliente esteja adiando uma compra só porque não tem a orientação correta para adquirir um produto com segurança.
4 – Faça Parte de uma Comunidade de Vendas
Treinar o seu time de vendas pode aumentar em até 4x os seus resultados. O Vendas Lab é a mais completa comunidade de vendedores e te ajudará a alavancar seus resultados.
Muito mais do que um streaming de cursos, o Vendas Lab é uma comunidade que reúne informações como entrevistas e bate-papos, análises de mercado, e-books, infográficos e principalmente, fomenta a recolocação no mercado de trabalho para profissionais que estão em busca de novos desafios.
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Agora é com você! O resultado gerado no fim de um mês só depende de um fator: Como você analisa os gargalos e quais atitudes você toma a partir disso.
Se capacitar e capacitar sua equipe é a chave para avançar ao próximo nível em vendas.