Mudanças nas Regras de Envio do Gmail 2024

A era sem regras dos envios de e-mail chegou ao fim. As mudanças nas regras de envio do Gmail no final de 2023 é um marco importante para tornar as caixas de entrada dos destinatários mais limpas e seguras.

Será cada vez mais difícil para as empresas continuarem enchendo as caixas de entrada dos clientes com newsletters promocionais, e-mail marketing, ofertas, promessas e etc e esperando que seu potencial cliente simplesmente aceite estes e-mails.

Por que as Mudanças nas Regras de Envio do Gmail São Necessárias?

Segundo a empresa AAG, que oferece suporte de TI, aproximadamente 3,4 BILHÕES de mensagens de SPAM são enviadas DIARIAMENTE.

Em 2022, mais de 48% dos e-mails enviados eram spam.

Este alto volume de spam representa uma grande ameaça à segurança, além de diminuir a confiança dos usuários em suas caixas de entrada.

Novos Requisitos de Autenticação e Prevenção de Spam

No final de 2023, Google e Yahoo estabeleceram oficialmente novos requisitos para remetentes de envio de e-mails em massa. As mudanças nas regras de envio do Gmail incluem requisitos mais rigorosos para autenticação de domínio e prevenção de spam.

Algumas normas se aplicam apenas a empresas que enviam mais de 5.000 mensagens por dia para contas do Gmail. Mas outras são obrigatórias para todos.

Neste artigo vamos listar as regras que todos devemos seguir independente do volume diários de envios.

A Importância da Autenticação de Domínio

As empresas precisam utilizar um domínio dedicado, controlado por elas, para mostrar que são confiáveis e melhorar o reconhecimento da marca.

A autenticação do remetente, usando DKIM, DMARC e SPF é muito importante.

Esta tecnologia permite ao remetente provar que é o proprietário do domínio de onde o e-mail foi enviado, adicionando uma assinatura digital ao cabeçalho do e-mail.

Como Seguir as Novas Regras do Gmail e Yahoo?

Para se adaptar às mudanças nas regras de envio do Gmail e Yahoo, as empresas devem aprimorar suas estratégias de envio de e-mails. Algumas recomendações incluem:

1 – Limpeza dos E-mails da Lista

Se a lista de envio não foi utilizada por mais de um ano, endereços obsoletos podem afetar negativamente as métricas de entrega.

Limpe regularmente suas listas de e-mail, removendo contatos desinteressados , contatos que apresentaram erro ou falhas no envio do e-mail, ​para manter uma reputação de remetente saudável.

2 – Otimizar o Conteúdo

Para evitar filtros de spam, elimine textos em vermelho, letras maiúsculas, pontos de exclamação excessivos, frases clichês de vendas, ofertas e promoções.

Não envie e-mails longos, quanto menor melhor, pesquisas mostram que e-mails entre 20 e 39 palavras têm maior número de respostas.

Em média as pessoas passam lendo 10 segundos um e-mail, então seja direto ao ponto.

Veja como fazer com que seu e-mail de prospecção não caia na caixa de Spam do seu potencial cliente.

3 – Evite Palavras Spam

Palavras Spam são predominantemente palavras que tenham relação direta com vendas.

Inclua neste grupo palavras que além de ter relação com vendas, mas que  também tenham relação direta com ofertas, promoções, intenção de gerar urgência no destinatário e semelhantes.

Tenha acesso a tabela com mais de 100 palavras spam para você evitar usar nos seus e-mails.

4 – Frequência de Envio

É essencial estabelecer a frequência correta de envio para não sobrecarregar o público, mantendo-o razoavelmente engajado.

A recomendação é enviar um e-mail para o mesmo destinatário com um intervalo de 4 a 5 dias.

5 – Envios de e-mail para uma nova lista

No envio em massa para uma nova lista de e-mail, visando proteger sua conta de e-mail dos filtros de spam, a recomendação é enviar e-mails entre 2 e 10 minutos de intervalo.

O volume de envios de e-mails para uma nova lista deve ser gradativo, não é recomendado enviar milhares de e-mails em um só dia para uma nova lista que nunca recebeu um e-mail seu.

6 – Fácil Link de descarte

Os provedores de e-mail exigem que todos os remetentes forneçam a opção de cancelar a assinatura em uma única etapa. Os provedores acreditam que os usuários não devem ser forçados a preencher formulários complicados, fazer login em sites ou realizar outras ações desnecessárias se simplesmente não quiserem receber e-mails.

É recomendado colocar um link de descarte ou cancelamento de inscrição ao final do corpo do e-mail para que o destinatário possa com apenas 1 click, sair da lista de e-mails e não receber mais os e-mails.

7 – Frequência dos mesmos conteúdos

A cada 2 meses em média, é recomendado trocar os textos enviados nos e-mails. Neste caso os textos são literalmente todos os textos que compõe um e-mail, ou seja, assunto e corpo do e-mail.

O volume excessivo de e-mails dos mesmos texto pode classificar sua conta de e-mail como um spammer, isto é, uma pessoa que está fazendo spam.

8 – Envio para Domínios Públicos ou Gratuitos

Enviar campanhas de e-mail em massa de um domínio gratuito (Gmail, Hotmail, Outlook, UOL, Terra, IG, BOL e etc.) não é recomendável.

Evite enviar e-mails para domínios públicos ou gratuitos, o índice de abandono destas contas pelos usuários, a frequência de acesso e a baixa reputação deste domínios irão prejudicar a reputação da sua conta de e-mail.

Como o Pcontrol está adequado as novas mudanças?

Ao longo dos últimos meses conforme as novas regras foram sendo publicadas, o Pcontrol foi se adequando a cada uma para manter a qualidade dos envios.

Limpeza dos E-mails da Lista

Automaticamente quando um e-mail é identificado como bounce, ele é imediatamente descartado do fluxo de cadência e enviado para a blacklist para que este e-mail não seja usado por mais nenhum cliente.

Otimização o Conteúdo dos E-mails

No momento da criação dos modelos de e-mail de prospecção, o Pcontrol consegue identificar se na formação do texto há indicativos de Spam.

Identificação e Palavras Spam no E-mails

Antes de salvar um modelos de e-mail de prospecção, no Pcontrol é possível fazer uma análise do texto, visando encontrar palavras spam. Caso existem palavras spam, elas são classificadas em nível alto, médio e baixo.

Existem ações recomendadas para cada nível de classificação.

Frequência de Envio Para os Mesmos Destinatários

No momento da criação dos fluxos como padrão a recomendação é que o intervalo seja de 4 dias, como diz a recomendação da frequência de envio para o mesmo destinatário.

Envios de e-mail para uma nova lista

Quando os contatos são adicionado a um fluxo de cadência de e-mails, o Pcontrol agenda os envios respeitando a recomendação de intervalo entre 2 e 10 minutos.

Quando um novo fluxo de cadência de e-mail é criado, apenas 100 contatos serão adicionados a esta lista, caso existe mais contatos para ser adicionado a este fluxo, este serão adicionado gradativamente ao longo dos próximos dias.

Esta ação é necessária para evitar que uma lista com centenas de potencial clientes que nunca receberam um e-mail seu comecem a abrir os e-mails para então aumentar a reputação do sua conta de e-mails e assim reforçar a qualidade da entregas nos próximos envios.

Link de descarte dos fluxos de cadência de e-mail

Um link localizado no rodapé de cada e-mail enviado através do fluxo de cadência de e-mail é responsável por descartar imediatamente o destinatário do fluxo de cadência referente.

Assim este destinatário não receberá mais e-mails deste fluxo de cadência de e-mails.

Frequência de envios dos mesmos assuntos

Criando um fluxo através do recurso Fluxo Rápido do Pcontrol, automaticamente há 3 modelos de assuntos possíveis que são associados a cada fluxo de cadência de e-mails criado, assim minimizando ao máximo a chance de enviar um volume excessivo de e-mails com o mesmo conteúdo.

Além disso, na criação os modelos de e-mail, a utilização de tags ou variáveis para personalizar o assunto e corpo do email com nome do destinatário, nome da empresa prospectada, entre outras possibilidades é altamente recomendada para este mesmo objetivo.

Envio para Domínios Públicos ou Gratuitos

O único domínio público que o Pcontrol ainda envia e-mails é o Gmail. Todos os outros domínios gratuitos não são permitidos através da plataforma.

Conclusão

Com essas novas regulamentações, as práticas de envios de e-mail devem evoluir, promovendo um ambiente digital mais ético e eficaz.

Ao seguir essas novas regras, as empresas não apenas evitam penalidades, mas também constroem uma relação mais confiável e engajadora com seus destinatários.

Adotar essas práticas agora não é apenas uma exigência, mas uma oportunidade para liderar no mercado de envio de e-mail.

Referências

Recent Changes in Gmail and Yahoo Standards and What They Mean for Businesses

What’s the Best Word Count & Length for Cold Emails

Enhancing email compliance: A guide to the 2024 Gmail and Yahoo changes for optimal deliverability

Como Lidar Quando o Cliente Diz "Vou Pensar"?
Vendedor Ultrapassado: Como a Falta de Adaptação Prejudica as Vendas?

Atualmente me dedico ao desenvolvimento de uma plataforma online chamada Pcontrol. O Pcontrol é uma plataforma completa para gestão de vendas e prospecção automática de novos clientes. Além de participar integralmente do desenvolvimento da plataforma, também participo da equipe de ciência de dados onde eu ajudo a desenvolver fórmulas para a identificação de padrões, geração de recomendações e previsões.