O Upsell é ótimo para ajudar a aumentar o faturamento da empresa e como se isso já não fosse bom o suficiente, ele ainda ajuda também a reter clientes.
Veja nesse conteúdo em detalhes o que é Upsell, quais as vantagens de vender para o mesmo cliente e principalmente, como fazer no seu dia a dia.
O que é Upsell?
A tradução livre da palavra upsell é vender mais. Na prática, significa vender mais para o mesmo cliente.
Sabe quando você vai fazer uma compra, por exemplo em um e-commerce. Você faz a sua pesquisa e escolhe o que você quer comprar.
Depois que o produto já está no seu carrinho de compras e você está quase pronto para fazer o pagamento e de repente surge uma promoção.
Um produto adicional que se você aproveitar e fechar no mesmo pedido sairá com um super desconto.
Isso é um exemplo de Upsell.
É oferecer ao cliente um produto adicional para que ele aumente o ticket médio da compra.
O melhor de tudo é que você pode aplicar o upsell em qualquer segmento, sem exceção.
Basta que você tenha opções de produtos que possam agregar para o cliente naquele momento.
Como fazer upsell?
Antes de começar a fazer upsell é importante ter alguns pontos bem claros.
Não adianta empurrar para o cliente produtos e serviços que ele não precisa e que servirão apenas para favorecer seus ganhos.
O upsell quando bem executado favorece a empresa e também o consumidor.
Qualquer atitude do profissional de vendas que faça com que o cliente acabe se sentindo enganado trará prejuízos muito maiores do que o aumento direto que ele poderá trazer em uma venda, portanto faça bem feito.
Outro ponto muito importante, o produto ou serviço oferecido no Upsell deve complementar o produto principal.
Caso você ofereça algo que não tenha relação direta com o que o cliente já está comprando, você estará fazendo cross sell.
Passo a passo para fazer Upsell
01 – Saiba exatamente o que seu cliente precisa.
A partir daí você terá claro como cada produto ou serviço poderá ajudar e ficará muito mais fácil apresentar um novo produto como algo extremamente vantajoso.
02 – Mostre a diferença.
O que acontecerá com o cliente caso ele compre esse produto adicional ou não?
Comparar resultados é sempre um ótimo gatilho.
03 – Não seja Inconveniente
Não force algo que o cliente não queira, trabalhe para aumentar a percepção de valor.
Se o cliente não entender com clareza a diferença entre optar ou não pelo upsell
você estará apenas perdendo o seu tempo.
Conclusão
Quer se inspirar com ótimos exemplos de upsell? Fique de olho em como trabalham as principais empresas de venda online.
Eles são mestres em fazer isso e utilizam dados de comportamento do cliente para criar suas estratégias.
Com certeza você terá ótimas ideias para aplicar no seu dia a dia.
Clique aqui e entre em contato com a equipe de suporte do Pcontrol, caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda em suas vendas, estamos à disposição para ajudá-los sempre.