Pcontrol: Pare de Planejar e Comece a Executar

Sabe quando você quer muito atingir um objetivo?

Seja ele pessoal, profissional ou até mesmo financeiro. Você quer que tudo saia da forma correta. Não quer errar e para isso planeja cada passo, cada ação?

Você vai começar a vender um novo produto. Começará uma nova empresa e faz questão de ter todo o planejamento pronto?

Cuidado. Muitas pessoas fracassam por gastar tempo demais no planejamento e demoram a executar. Veja o que você deve fazer para colocar o seu projeto em prática.

 

 

Pare de planejar e comece a vender!

Pra começar eu quero deixar claro que esse não é um conteúdo motivacional. É prático, para ajudar você a colocar o seu projeto pra rodar.

Eu acredito que se você está planejando começar a vender um produto ou montar uma empresa é porque você já tem motivação suficiente.

O que pode estar faltando é dar o primeiro passo para começar de vez.

Na grande maioria das vezes nós queremos ter tudo planejado, queremos prever cada situação para que a objeção ou problema doa menos.

Isso é um grande problema. Quanto mais tempo você planejar e deixar a sua ideia no papel, mais tempo vai demorar para que o mercado conheça o que você tem a oferecer.

Quanto mais demorar, mais tempo vai levar para você ter o feedback das pessoas.

Não se engane se você acha isso é algo que acontece apenas com quem está começando em uma nova área ou lançando um novo produto.

Eu já testemunhei empresas consolidadas com mais de 20 anos de mercado demorar 1 ano pra lançar um produto pois queriam que tudo estivesse perfeito.

Quando eles finalmente lançaram, surgiram dezenas de situações ao quais não estavam preparados. Muitas das ações que eles dedicaram tempo se preparam até hoje não serviram pra nada. Serviram apenas para atrasar o lançamento do produto em meses.

O tempo e dinheiro investido “prevendo” o que o mercado ia pensar custou caro para a empresa.

Então o que fazer?

Pare de planejar e comece a vender.

Empreender é igual a vender.

Não existe empreendedorismo sem venda. Você profissional de vendas não sobreviverá no novo emprego se não começar a vender.

O mesmo acontece em uma nova empresa. Não é possível uma empresa existir se não houver clientes comprando ou consumindo serviços / produtos.

Então, por mais que você acredite que ainda precisa corrigir algo no seu produto ou no seu script, comece a vender. Vá ajustando conforme a resposta do mercado.

Tenha um M.V.P

Um termo que tem ganhado cada vez mais popularidade principalmente entre startups é o M.V.P. Uma sigla que traduzindo significa Produto Mínimo Viável.

É um produto ou conceito que servirá para validar a sua ideia. Quanto antes você colocar o seu MVP no mercado mais rápido será o seu crescimento

Isso serve para tudo, inclusive para testar um script de vendas.

Se você é da área de vendas e está começando agora em uma nova empresa. Não espere conhecer todos os detalhes do mercado. Não fique só pesquisando sobre como o produto funciona.

A melhor maneira de validar o seu conhecimento é falando com os clientes.

Então eu lhe pergunto, o que falta para você começar a vender?

Uma última recomendação

Comece devagar. Faça contato com alguns possíveis clientes e analise os resultados.

Quais foram as dúvidas, quais os questionamentos, etc.

Não existe plano perfeito, não existe abordagem perfeita. Apenas indo de uma vez para o mercado fará você crescer.

Leia Também: Modelos de E-mails para Prospecção de Clientes

Pare de planejar e comece a vender!

Grande abraço e ótimas vendas.

Roteiro para Prospecção de Clientes
Como Começar a Prospectar Clientes

Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.